O Ecosia é um buscador concorrente do Google que tem o diferencial de plantar árvores a cada pesquisa realizada. A ferramenta, que funciona na web e tem aplicativo para celular Android e iPhone (iOS), virou destaque no Brasil após um vídeo publicado pela atriz Laila Zaid em seu perfil do Instagram. O post começou a viralizar na última quarta-feira (28) e tem despertado a atenção dos usuários.
Desde então, o site de buscas vem sendo recomendado por diversas pessoas no Instagram e no Twitter. Inclusive, o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas no Google, registrou um aumento de interesse pela plataforma a partir do último dia 28. Pesquisas como "Ecosia é seguro", "Ecosia como funciona", "Ecosia realmente planta árvores" estão em ascensão.
No vídeo, Laila explica que o Ecosia é um buscador semelhante ao Google, mas que parte do dinheiro gerado pelas pesquisas é revertido para o plantio de árvores. "Essa empresa alemã pega 50% desse lucro e planta árvores. Eles têm parcerias com empresas de reflorestamento, ONGs do mundo inteiro, inclusive, no Brasil. Com os outros 50% eles pagam as contas, se autoinvestem e investem em publicidade", explica.
A atriz ainda reforça que não recebeu nada para divulgar o buscador, mas que apoia a iniciativa. A publicação foi compartilhada no perfil do Instagram de Laila Zaid, onde já acumula mais de 55 mil views. O assunto também repercutiu no Twitter e em outras redes sociais.
Como funciona o Ecosia?
Após o vídeo viralizar, muitas pessoas começaram a pesquisar sobre como funciona o Ecosia e se o buscador realmente planta árvores. Em seu blog oficial, a empresa explica que destina parte do seu lucro para o plantio de árvores nas regiões que mais precisam. Assim, ao utilizar a plataforma para realizar buscas, o usuário contribui com a iniciativa, sem precisar de nenhum esforço extra.
O Ecosia também costuma publicar em seu site e perfil do Instagram os dados de plantio. Até a publicação desta matéria, já foram plantadas mais de 112 milhões de árvores em diversos países, inclusive no Brasil. No último dia 29, o buscador fez um post sobre uma parceria com o programa de recuperação ambiental Instituto Serra do Espinhaço, aqui no país, para acelerar o processo de germinação de mudas de Jatobá da Mata.
Além disso, a empresa afirma que valoriza a privacidade dos usuários. Por isso, não armazena dados de forma permanente, nem vende informações para anunciantes, conforme acontece com outros serviços de busca. As pesquisas feitas no Ecosia também são criptografadas.
Para usar o Ecosia, não é preciso fazer download no PC, basta acessar o site no navegador. Já no celular, o usuário tem a opção de entrar direto pelo browser ou de baixar o apl
Veja também: Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador
Como recuperar fotos do Google Fotos? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o WhatsApp Web no Microsoft Edge; saiba ativar no Windows 10
- Games do Amiga são disponibilizados gratuitamente; saiba como jogar
- Como usar o modo Foco ou Retrato no Instagram Stories
- Facebook testa recurso que permite escolher o que você quer ver no feed
- Como garantir o Windows 10 grátis mas continuar com a versão antiga
- Avast Cleanup Premium é bom? Veja se vale a pena fazer download no PC
- Apple AirPods vs Sony WF-SP900: compare preço e especificações dos fones
- Mensagem de Dia dos Pais: apps trazem frases e imagens para compartilhar
- O Intel Core i3 7350K é bom? Descubra se o ‘i3 gamer’ vale a pena
- Shopify vale a pena? Entenda como funciona para criar lojas online
- EA Sports UFC remove destaque de Jon Jones no jogo após polêmicas
- Como usar o Galaxy J2 Prime como roteador Wi-Fi
- Como conectar o celular na TV LG via USB
- Como postar frases no Instagram com o app Textgram
- Como deixar fotos quadradas para publicar no Instagram pelo Android?
- Snapchat lança chat 2.0: bate-papo ganha vídeo GIF, áudio e stickers
- SG carimba vaga para Minor de DotA 2 e confirma boa fase
- Conheça os modelos de smart TVs que chamaram a atenção na CES 2018
- Computador quântico: tudo o que você precisa saber sobre o modelo poderoso
- Como criar atalhos para usar o Waze com a Siri no iPhone