Alguns recursos nativos do Android e do iPhone (iOS) podem ajudar os usuários que acumulam fotos no celular a organizar esses arquivos. As galerias permitem, por exemplo, esconder imagens indesejadas sem apagá-las definitivamente, criar álbuns de memórias de um momento específico, usar filtros de pesquisa para encontrar fotos com facilidade e até marcar fotografias como favoritas para deixá-las em destaque. Confira, a seguir, seis dicas listadas pelo TechTudo para organizar fotos no celular com recursos simples.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Separar fotos em álbuns
Separar as fotos em álbuns é o primeiro passo para deixar a galeria organizada. Você pode agrupar imagens de uma viagem ou de uma festa em um único local, por exemplo, facilitando a identificação desses arquivos e evitando que fiquem misturadas a outros eventos no rolo da câmera. No iPhone, é possível criar quantos álbuns desejar, tocando no ícone de “+” localizado no canto superior esquerdo da tela. Além disso, o iOS permite criar pastas para reunir vários álbuns separados. Desta forma, você pode segmentar ainda mais a organização.
O Google Fotos também possui a opção de criar álbuns. Para isso, basta abrir a aba “Biblioteca” e selecionar “Novo Álbum”. É possível dar um nome ao álbum, assim como determinar a localização em que as fotos foram capturadas. Tanto no Android quanto no iOS ainda é possível criar álbuns compartilhados com outras pessoas.
2. Ocultar fotos no celular
O iPhone e o Android permitem ocultar as fotos da galeria principal do celular, fazendo com que elas fiquem “escondidas”, sem removê-las definitivamente do aparelho. O recurso é útil para reduzir a quantidade de imagens acumuladas, mas também evita que outras pessoas tenham acesso a fotos íntimas quando estiverem em posse do celular.
Para esconder fotos no Android, o usuário deve marcar os itens desejados e selecionar a opção “Mover para o Arquivo”. Depois, basta acessar a pasta “Arquivo” para encontrar as imagens. Para ocultar fotos no iPhone, basta selecionar os arquivos desejados, tocar no ícone de compartilhamento e selecionar “Ocultar”. As imagens poderão ser encontradas posteriormente no álbum “Itens Ocultos”.
3. Fazer backup das fotos e apagá-las do celular
Outra forma de limpar a galeria do celular é optar por fazer backup automático das fotos. Desta forma, as imagens passam a ser armazenadas diretamente na nuvem, deixando a galeria limpa e economizando espaço na memória do aparelho. Essa alternativa também permite que o usuário encontre todas as imagens em aparelhos diferentes, caso utilize mais de um telefone, além de deixar os arquivos seguros em caso de perda ou roubo do celular.
O backup automático de fotos do iPhone no iCloud pode ser ativado na seção de fotos dentro dos Ajustes do sistema. Já no Android, a opção está disponível nas configurações de backup e sincronização dentro do Google Fotos.
4. Marcar fotos como favoritas na galeria
Marcar fotos como favoritas é uma maneira de encontrar as melhores imagens com facilidade em um álbum exclusivo. No iPhone, basta tocar no ícone de coração para sinalizar o arquivo como favorito. No Google Fotos, é preciso selecionar o ícone de estrela. Os dois sistemas possuem um álbum chamado “Favoritos” na tela principal da galeria que reúne esses arquivos para acesso rápido.
5. Usar filtros de pesquisa para encontrar fotos
O iPhone organiza as fotos capturadas na câmera de acordo com a localização e data em que foram tiradas.
No Google Fotos, o sistema de identificação é semelhante, e também organiza as imagens de acordo com a localização e data. Além disso, o serviço também oferece pastas criadas automaticamente com imagens de elementos recorrentes, como céu, festas, paisagens, carros, reconhecimento facial de pessoas e até datas comemorativas, como Natal e casamentos. A ferramenta de busca também permite localizar imagens específicas usando essas palavras-chave.
6. Apagar imagens desnecessárias
Imagens recebidas em mensageiros como o WhatsApp podem lotar a galeria do celular, ocupando espaço na memória com imagens muitas vezes desnecessárias, como memes e fotos repetidas. No entanto, é possível desativar o download automático, determinando que o aplicativo não armazene fotos no aparelho, evitando um excesso no armazenamento de documentos.
Para desativar o download automático de fotos do WhatsApp no Android, abra as configurações do mensageiro, acesse “Uso de Dados e armazenamento” e desative a opção “Download automático”. Já no iPhone, acesse os Ajustes do WhatsApp, vá em “Conversas” e desabilite a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.
Como recuperar fotos apagadas no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Além de Metal Gear e Castlevania: relembre os clássicos da Konami
- Prêmio CBLoL 2019: Shrimp é eleito melhor jogador; veja vencedores
- WhatsApp lança mensagens temporárias que desaparecem após sete dias
- Canon lança EOS R, primeira câmera mirrorless full-frame da marca
- Facebook Messenger testa sua própria versão do Stories, do Snapchat
- CS:GO: FURIA e MIBR perdem e são eliminadas do cs_summit 7
- Notebook Samsung Ativ: descubra se ainda vale a pena comprar
- Saiba tudo sobre Mirror's Edge Catalyst, game para Xbox One e PS4
- Nova expansão de World of Warcraft chega em 14 de agosto
- Facebook: como impedir que um app conectado tenha acesso aos seus dados
- Por que as telas de e-readers s?o melhores pala leitura que as de tablets?
- Tinder revela os nomes que mais receberam matches em 2016; veja top 10
- CS:GO: MIBR vence Swole Patrol pela ESL Pro League Americas Season 10
- Como encontrar posto de atendimento da Unimed pelo celular
- Gear VR da Samsung ganha suporte a Web em 360º por meio de navegador
- Entenda a diferença entre memória RAM e memória ROM
- O que é ICQ?
- Como baixar e instalar Star Wars Battlefront para jogar no PC, PS4 e mais
- Melhores jogos infantis online para crianças na quarentena do coronavírus
- Moto G 4, G 4 Play e Plus: saiba se celulares de 4ª geração compensam o preço