O McAfee WebAdvisor é um software gratuito para Windows que promete proteger o PC, enquanto a pessoa navega pela Internet. O programa funciona como uma extensão para navegador e tende a monitorar as atividades do usuário enquanto usa a web e faz buscas, para tentar evitar que ele seja impactado por malware ou phishing.
De fato, a instalação é rápida e o McAfee WebAdvisor ocupa um espaço irrisório no disco rígido. Ao abrir o navegador depois de sua instalação (em nossos testes, utilizamos o Google Chrome), o plugin pede para ser ativado apenas uma vez. Depois disso, ele passa a funcionar em segundo plano, com baixo consumo de memória RAM. A seguir, conheça os recursos do McAfee WebAdvisor e saiba como baixar a extensão. Vale ressaltar que o plugin funciona apenas em computadores com Windows, nas versões 7, 8, 8.1 e 10. Além disso, é compatível com os navegadores Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e Internet Explorer.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Recursos do WebAdvisor
De acordo com o site oficial da companhia, o WebAdvisor oferece proteção para downloads e também verifica se o Firewall do antivírus está ativado. Embora o texto não explique como isso funciona, em nossos testes, o recurso não entrou em conflito com o Windows Defender e nenhum alerta foi emitido.
Por outro lado, o usuário precisa ficar em alerta para um detalhe. Quando o app oferece proteção ativa para o sistema de buscas, a ferramenta tenta impor o uso do Yahoo Buscas, e isso substituirá o Google Buscas no navegador. Neste caso, basta não aceitar as condições e continuar a usar o seu motor de busca preferido.
Além disso, o WebAdvisor também é capaz de corrigir o endereço URL quando o usuário escreve errado na barra do navegador. Se o link estiver algum caracter fora do lugar, uma página da McAfee abre de forma automática e sugere o caminho correto, como pode ser observado na imagem abaixo.
Plataformas compatíveis
O software McAfee WebAdvisor é compatível com Windows 7, 8, 8.1 e 10, seja de 32 ou 64-bits. Quanto ao navegador, a ferramenta pode funcionar junto com o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge do Windows 10, desde que atualizado para o “Fall Creators Update”, e Internet Explorer 10 ou mais recente.
Veja também: quatro dicas para proteger suas informações online
Como baixar e usar o WebAdvisor
Para fazer o download do WebAdvisor, basta acessar o site da McAfee e clicar o botão “Download grátis”. A página em questão vai detectar o navegador que o usuário está usando e direcionar para o arquivo correto. Ao dar um duplo clique no executável, na pasta de “Download” do computador, a extensão será instalada rapidamente. Para tal, será necessário aceitar os termos de compromisso.
Logo após, para começar a usar, basta ativar o plugin no menu de extensões do seu navegador e ele estará pronto para varrer os sites visitados em busca de malware. No Chrome, por exemplo, basta clicar no botão “Extensões”, que tem a figura de uma peça de quebra-cabeça, e habilitar a ferramenta.
Depois disso, a extensão começará a funcionar em segundo plano e não é preciso tomar mais nenhuma medida. Ao clicar no botão do McAfee WebAdvisor, na barra de ferramentas do browser, o plugin mostra o número de sites rastreados e a quantidade de bloqueios por ser um potencial perigo para o usuário.
Privacidade e uso de dados
O site da McAfee possui uma lista extensa de dados que deve coletar do usuário e seus mais frequentes usos. Antes de instalar o WebAdvisor, vale a pena ler com calma a “Política de Privacidade�
Em resumo, a empresa pode coletar informações fornecidas pelo próprio usuário no momento do cadastro, como informações de contato, de pagamento e credenciais de acesso às redes sociais, quando for necessário. Pela ferramenta, também é possível a coleta de dados como detalhes do PC, informações sobre produtos visualizados e os apps utilizados para acessar a rede, entre outras informações.
De acordo com os termos legais, esse material coletado pode ser usado para fornecer a proteção necessária ao usuário ou para fins comerciais. A McAfee indica que esses dados servem para personalizar o atendimento ao cliente, realizar pesquisas de consumo e tendências de mercado, enviar anúncios de produtos e serviços, entre outros fins.
Como desinstalar o McAfee WebAdvisor
Para remover a extensão McAfee WebAdvisor, basta ir no gerenciador de plugins do navegador e pedir para removê-la. No caso do Google Chrome, por exemplo, vá no botão que simula uma peça de quebra-cabeça, encontre o app em questão e clique nos três pontos que aparecem ao lado dele. Depois, escolha a opção “Remover do Chrome”.
Como parar de abrir links em nova guia no Google Chrome? Veja dicas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Resumo da Semana: Mortal Kombat X e Rock Band 4 foram destaques
- Zombi e I Am Alive serão alguns dos games gratuitos da PS Plus em abril
- Como embaçar imagens no Pixlr usando efeito blur e pixelado
- Como entrar em uma conta pessoal e outra profissional do Dropbox
- Hackers são vistos em um fórum negociando perfis de famosos do Instagram
- iPhone e muito mais: os lançamentos da Apple que mudaram o mundo
- Galaxy Z Flip: celular dobrável tipo flip aparece durante Oscar
- Nove dicas para ganhar dinheiro com o TSU
- Monster Hunter: World receberá conteúdo de The Witcher 3 em 2019
- O que é trend no TikTok? Veja o significado de cinco expressões do app
- Galaxy Gran Duos: como ocultar o número e bloquear chamadas indesejadas
- Bose lança caixa de som para usar em volta do pescoço
- Como encontrar Supply Drops de The Division no PS4, Xbox One e PC
- Nova tecnologia permite criar baterias mais baratas e com 50% mais carga
- Como resolver erro NW-4-8 no Netflix
- Transformers, Chef Rescue e mais: veja os jogos para Android da semana
- Como usar a fun??o Discover no Snapchat
- Cinco maneiras 'fáceis' de assistir filmes legendados na TV
- Facebook Messenger: como usar reações, filtros e máscaras em chamadas de vídeo
- Apple já planeja câmera de iPhone dobrável