O Avast Secure BrowFireser é um navegador gratuito que conta com camadas de proteção para evitar o rastreamento online, aumentando a privacidade durante a navegação e impedindo o ataque de cibercriminosos. O recurso pode ser instalado por usuários do Windows, Mac e Android, e funciona paralelamente a outros browsers, como Google Chrome, Firefox, Safari e Microsoft Edge. A seguir, confira todos os detalhes sobre o navegador da Avast.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é Avast Secure Browser?
Avast Secure Browser é um navegador com foco em segurança na web desenvolvido pela Avast. A ferramenta possui vários recursos de privacidade que normalmente não estão disponíveis de forma nativa em outros navegadores, como o bloqueio de anúncios. O programa tem integração com o Avast Antivírus e o Avast SecureLine VPN, softwares que podem ser usados em versões gratuita e paga.
Recursos do Avast Secure Browser
O destaque é a Central de Segurança e Privacidade. Nela, estão reunidas todas as ferramentas para gerenciamento de privacidade, identidade e dados pessoais online. Os recursos oferecidos incluem bloqueador de anúncios, sistema anti-phishing, anti-rastreamento, gerenciador de senhas, protetor de extensão e proteção webcam. Todos esses serviços são ativados assim que o navegador é instalado, podendo ser desabilitados um a um pelo usuário.
Entre as funções integradas da central também estão o anti-reconhecimento, que oculta informações do navegador para os sites; o Hack Check, que verifica se o endereço de e-mail do usuário já foi usado em golpes na Internet; o modo anônimo; e a ferramenta de limpeza de dados.
Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online
A Central ainda exibe atalhos para instalar o Avast SecureLine VPN e o Avast Antivírus, necessário para o uso do Modo Banco. Este recurso cria uma área de trabalho virtual completamente limpa para que você acesse seu banco sem deixar rastros, evitando que hackers usem registradores de teclas ou outras ferramentas de espionagem.
Avast Secure Browser é seguro?
O navegador da Avast é confiável e conta com ferramentas que aumentam a segurança na navegação pela Internet. Mas é preciso deixar claro que o software, assim como qualquer outro, não oferece garantia de 100% contra ataques e vulnerabilidades em geral.
Ao usar o Secure Browser, o usuário continua tendo que adotar práticas de navegação segura para reduzir as chances de ser vítima de invasões. Nunca baixar arquivos ou abrir e-mails de fontes desconhecidas, usar senhas fortes e trocar os códigos periodicamente são algumas das dicas que ajudam nesse sentido.
Plataformas compatíveis e requisitos
O software está disponível para Windows, Mac e Android. No sistema da Microsoft, o navegador é compatível com as versões Windows 10 (exceto Mobile e IoT Core Edition), Windows 8/8.1 (exceto RT e Starter Edition) e Windows 7 SP1 ou superior, ou qualquer Edition. Também exige processador igual ou superior ao Intel Pentium 4 ou ao AMD Athlon 64, desde que suporte instruções SSE2, e tela com resolução mínima de 800 x 600 pixels.
Já os usuários Apple devem ter instalado o Mac OS X 10.10.x Yosemite ou versões mais recentes do sistema operacional; terem computador com processador Intel de 64 bits; e display com resolução de pelo menos 1024 x 768 pixels. No sistema móvel do Google, a exigência é o celular rodar o Android 5.0 Lollipop ou superior.
Diferenciais do Avast Se
Assim que o Avast Secure Browser é instalado, a primeira coisa que o usuário pode notar é a semelhança com o visual do Google Chrome, inclusive dentro do menu principal. As opções são exibidas na mesma ordem e até com a mesma fonte, o que às vezes chega criar confusão sobre qual navegador está aberto, caso os dois estejam instalados no PC.
A primeira diferença ao usá-lo é que, por padrão, o navegador traz ativados o bloqueador de anúncios e o bloqueador de conteúdos baseados no Adobe Flash. As duas ferramentas podem ser desativadas a qualquer momento pelo usuário.
Este último serve para acelerar o carregamento de páginas, algo que de fato o browser da Avast faz. Ele alega apresentar velocidades até 4 vezes mais rápidas do que os concorrentes e, embora nos testes do TechTudo o desempenho não tenha atingido esse patamar, o navegador se mostrou pouco mais rápido do que o Chrome, o Firefox e o Microsoft Edge.
O Secure Browser traz mais ferramentas de segurança e privacidade. Por outro lado, não conta com suporte a múltiplos usuários, por exemplo, recurso presente no Firefox, no Chrome e no Edge.
Como baixar (e desinstalar) o Avast Secure Browser
O Secure Browser pode ser instalado de forma independente ou ao baixar o Avast Antivírus - razão pela qual às vezes parece que o navegador instalou sozinho, quando, na verdade ele foi baixado com o antivírus. O download depende da plataforma: caso seja Android, é feito pela Google Play Store; se for Windows ou Mac, pelo site do Avast Secure Browser.
No desktop, o site irá identificar o sistema operacional por meio do qual o usuário está navegando e oferecer o botão correspondente para baixar o arquivo de instalação. Basta executar o instalador e seguir as orientações até a conclusão. Nas etapas finais, é possível importar marcadores e favoritos do navegador padrão.
Desinstalar é igualmente fácil, basta seguir o procedimento padrão do sistema operacional. Caso esteja desinstalando no Windows, abra as configurações, entre em "Aplicativos", localize o Avast Secure Browser e pressione o botão "Desinstalar".
Caso queira desinstalar o navegador do macOS, um jeito simples é encontrá-lo pelo Finder, selecioná-lo e depois clicar em "Mover para o lixo". Para desinstalar o aplicativo no Android, toque sobre o ícone do Secure Browser e mantenha-o pressionado, arraste-o e solte sobre a opção "Desinstalar".
Qual é o melhor antivírus? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como se 'transformar' em desenho animado no Chrome com o Cartoon Yourself
- Como ver posts do Instagram Stories no PC usando Chrome
- Galaxy J5 Prime: como transferir música para o celular da Samsung
- Microsoft Teams ganha versão grátis; veja como usar
- Dia dos Namorados 2019 ganha Doodle do Google
- Função do Google Chrome economiza 70% do plano de dados no celular
- Como compartilhar fotos do Instagram no Facebook como post público
- Privacidade no WhatsApp: dicas para deixar o perfil mais seguro no Android
- Adesivos no CS:GO custam milhares; entenda mercado e raridade dos itens
- Samsung anuncia Galaxy A31 no Brasil; saiba preço e ficha técnica
- Dez serviços online e aplicativos que não existiam há dez anos
- Allo, rival do Google para WhatsApp, ganha versão Web para usar no PC
- Como compartilhar a internet do Moto G 4 Plus via USB
- Apple exige que apps para iOS sejam compatíveis com tela do iPhone X
- Carro da Apple que se dirige sozinho? Pesquisa detalha a tecnologia
- Com 1.857 inscritos, Globo seleciona 40 para Hackathon na casa do BBB
- Moto Z Play vs Moto X Style: veja as diferenças entre os celulares da Lenovo
- Como usar GIF em mensagem privada no LinkedIn
- Eero é o novo roteador Mesh da Amazon que leva Wi-Fi para a casa toda
- Como instalar o IRPF 2017 no seu PC Windows e também no macOS