O WhatsApp liberou, nesta quinta-feira (9), o compartilhamento do número do celular por meio de um QR Code. A novidade, que estava em testes nas versões beta do aplicativo para Android e iPhone (iOS) e foi anunciada oficialmente na última semana, permite que donos de negócios compartilhem seu número no WhatsApp Business com clientes de forma mais prática. Assim, usuários interessados podem iniciar uma conversa com o negócio pelo mensageiro por meio da leitura do código com a câmera, sem a necessidade de digitar o número manualmente no app de contatos do telefone.
A ferramenta está disponível na última versão do WhatsApp Business, que pode ser baixada na Google Play Store e na App Store — veja como atualizar seus aplicativos. A empresa aproveitou a novidade para anunciar que a versão comercial do mensageiro chegou a mais de 50 milhões de usuários. A função de QR Code também está sendo liberada aos poucos para usuários da versão comum do WhatsApp. O TechTudo conseguiu acesso ao recurso nas versões 2.20.194.16 para Android e 2.20.70 para iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O novo recurso de QR Code está disponível para as contas comerciais e usuários da API do WhatsApp Business. Para usá-lo, basta acessar o menu de ajustes do mensageiro e ir em configuração da empresa > Link curto. O dono do negócio também pode personalizar uma mensagem automática que aparecerá para o cliente ao ler o QR Code do estabelecimento.
O usuário escaneia o QR Code em seu próprio WhatsApp e, ao realizar a leitura, a conversa será exibida no aplicativo. Também é possível importar o contato a partir de um print do código salvo na galeria de fotos do celular.
A ideia do WhatsApp é que comércios adicionem uma imagem do QR Code a banners, embalagens e outros meios de divulgação, a fim de facilitar o processo para clientes entrarem em contato com negócios pela plataforma.
O recurso não é, no entanto, uma forma de "esconder" o número do telefone — o outro usuário terá acesso à informação normalmente ao escanear o código. Caso o QR Code seja compartilhado com pessoas indesejadas, é possível "revogar" o código e gerar um novo, quantas vezes forem necessárias. A partir do momento em que o outro usuário adiciona o número, no entanto, não é possível impedir o envio de mensagens, a não ser que o contato seja bloqueado.
Além do QR Code, o mensageiro anunciou outra novidade para o WhatsApp Business: a possibilidade de compartilhar o link de
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como consultar comprovantes do Bradesco pelo celular
- CS:GO: Astralis vence Team Liquid e avança no FACEIT Major: London 2018
- Som do iPhone só sai de um lado? Veja como resolver
- BraiBook, e-reader para cegos, fica com 3º lugar no concurso Chivas Venture
- Como assistir grátis a novelas antigas da Globo no celular
- Veja dez dicas para usar a Preview de fotos no OS X, o 'Paint do Mac'
- Como desconectar de uma rede sem desligar o Wi-Fi no Mac
- Team oNe vs paiN Gaming: assista a final do Circuito Desafiante ao vivo
- FIFA 19: conheça truques para mandar bem no modo Ultimate Team
- Mi Smart Band 6 vende 1 milhão de unidades em menos de um mês
- CES 2020: SSDs portáteis têm até 8 TB e até biometria; veja modelos
- Como adicionar fotos do Instagram ao seu perfil do Tinder
- Resumo da semana: Mortal Kombat e Batman Arkham Knight foram destaques
- Ar condicionado portátil funciona com água e gasta menos energia
- Dicas para aproveitar a Steam Summer Sale, evento promocional da Valve
- Hearthstone Battlegrounds: veja tier list de heróis no jogo da Blizzard
- Confira curiosidades e polêmicas dos games da franquia Star Wars
- Como conseguir cenoura no Minecraft
- Como buscar e enviar imagens da rede dentro do Messenger do Android?
- Minecraft: saiba como pescar para garantir sua alimentação no jogo