Redmi AirDots é um fone Bluetooth da Xiaomi que faz bastante sucesso no Brasil. Com preços a partir de R$ 139,90 no e-commerce nacional, o modelo costuma figurar entre os mais buscados do país nos levantamentos mensais do Zoom, feitos com exclusividade para o TechTudo. O dispositivo promete ser uma opção mais barata frente a modelos premium como os AirPods, da Apple, e o Galaxy Buds+, da Samsung, trazendo bateria para até 12 horas de música e boa qualidade de reprodução. Por conta do interesse dos consumidores, é comum encontrar versões falsificadas do produto por valores ainda mais baixos. Com isso, o usuário deve ficar atento para evitar golpes.
Confira a seguir algumas dicas pensadas com ajuda da Xiaomi no Brasil para ajudar a identificar se o fone é original ou não. Vale ressaltar que o Redmi AirDots também aparece no mercado como Mi True Wireless Earbuds Basic, nome dado pelo site oficial da fabricante no país.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Antes das dicas, é importante seguir algumas recomendações na hora de comprar, como conferir se o site é confiável e se há garantias contra defeitos de fabricação. Além disso, desconfiar de preços muito abaixo da média também pode ajudar a evitar problemas no futuro. Caso a compra seja feita em sites de revenda, pedir um vídeo mostrando o produto e a embalagem, se possível, vai ajudar a identificar possíveis fraudes.
Em relação à ficha técnica, vale conferir se as informações batem com o que é divulgado pela marca em seu site oficial. É importante lembrar ainda que o consumidor tem o direito de cancelar uma compra em até sete dias após o recebimento do produto, algo garantido no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49º).
1. Confira a embalagem
A primeira coisa que o consumidor precisa observar é a aparência da embalagem. Produtos falsos, geralmente, possuem embalagens feitas de material muito inferior para reduzir os custos de produção. Confira se a embalagem é igual à disponibilizada pela fabricante na loja oficial, checando também se todas as informações presentes estão de acordo.
A Xiaomi aponta que seus produtos trazem embalagens com determinados detalhes, como fontes oficiais, desenhos em alto-relevo e cores mais vivas. Em alguns casos, o próprio nome do dispositivo pode aparecer com alguma letra trocada, por exemplo.
2. Cheque o acabamento do produto
Fones de ouvido falsificados possuem acabamento grosseiro e de baixa qualidade. De acordo com a Xiaomi, os acessórios originais são fabricados com materiais de alta qualidade, que não trazem rebarbas e outros tipos de imperfeições. Além disso, é importante analisar se as ponteiras de silicone são de fato macias e possuem formatos anatômicos. Em falsificações, o material tende a ser mais rígido e não proporcionam o conforto adequado.
Além disso, o contato de carregamento dos fones também pode ter algumas diferenças. As peças, pequenas que ficam dentro do estojo-carregador, para repassar a carga, e também nos próprios earbuds, são produzidas a partir de um material específico para que não oxidem. Caso a cor seja diferente do dourado convencional, o produto pode ser falso.
3. Teste a qualidade de áudio
Analisar a qualidade de som antes de comprar um fone de ouvido também é uma maneira de não ser enganado. Segundo a Xiaomi, produtos falsificados são produzidos com componentes internos de baixa qualidade, oferecendo um desempenho sonoro inferior.
Caso a compra seja feita em uma loja física, é importante testar o dispositivo antes de levar para casa. Isso porque a fabricante promete um áudio de qualidade, mesmo sendo u
4. Desconfie da autonomia de bateria
Apesar de não se destacar de outros produtos do segmento por conta disso, o Redmi AirDots tem uma boa autonomia de bateria. De acordo com a Xiaomi, o fone Bluetooth pode tocar músicas por até quatro horas seguidas, contando com mais oito horas em seu estojo carregador. Em produtos falsos, o componente pode não garantir esse mesmo tempo de reprodução, já que a qualidade da peça costuma ser inferior. Portanto, ao notar que o produto não chega perto disso enquanto isso, desconfie.
5. Confira a entrada microUSB do estojo
Outro fator que pode ajudar na identificação é a qualidade da entrada microUSB do estojo carregador. Produtos falsificados contam com entradas genéricas e de baixa qualidade, que podem não conectar muito bem aos cabos. Além disso, a grande maioria das portas microUSB existentes nesses aparelhos podem deixar de funcionar após algumas conexões.
Qual é o melhor fone de ouvido por até R$ 100? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snapdragon 865: quatro destaques do novo processador da Qualcomm
- Como fazer compras com o Wish no iPhone e Android
- Viagens no Google: buscador lança aplicativo Trips para Android e iPhone
- Fortnite crashando? Veja possíveis causas e o que fazer para resolver
- Far Cry Primal levará jogadores para Idade da Pedra no PS4, XOne e PC
- Nova cobertura
- MacBook Pro 2019: versão poderosa chega ao Brasil; veja preço
- Cyberpunk 2077: demo impressiona com história e por visual perfeito
- Como transferir dados de um Android para outro por Bluetooth e Wi-Fi
- Apple anuncia recall de alguns de seus adaptadores; veja como fazer
- Acer revela notebooks com chips AMD e Intel de 10ª geração na CES 2020
- Monster Hunter e Final Fantasy são destaques nos trailers da semana
- CS:GO: FURIA vence Team Envy e avança na DreamHack Masters Malmö 2019
- TV Digital: como saber se televisão da Samsung tem conversor integrado
- Como remover um 'programa teimoso' no computador com Windows
- Como fazer um gráfico no PowerPoint
- Free Fire: Desafio de Março dá teste grátis do Alok, CR7 e personagens
- Como atualizar o Android do Moto G5
- Como usar o Google Tone e transferir dados com microfone e caixa de som
- Como acessar atalhos do Instagram e adicionar ícones no Android