Vender pelo Instagram pode ser uma alternativa para lojas que se viram forçadas a fechar as portas devido à quarentena do novo coronavírus. A rede social, que conta com um recurso para compras direto na plataforma, é especialmente útil para pequenos negócios que precisam maximizar seu alcance e adaptar suas operações à realidade imposta pela pandemia. A seguir, confira oito dicas para montar uma loja no Instagram.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Veja também: Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro
1. Tenha um perfil comercial com uma boa descrição do negócio na bio
O primeiro passo para vender no Instagram é criar um perfil comercial. Contas comerciais permitem analisar métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil. Também é possível obter dados sobre o público que segue a página, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma. Donos de perfis business podem, ainda, promover posts.
Com a conta devidamente configurada, é preciso descrever o seu negócio na bio do Instagram. A descrição não deve deixar dúvidas sobre o segmento no qual você atua e o produto que oferece ao cliente. Caso sua marca tenha um site para vendas, é importante incluir o link da loja virtual na bio. Se precisar agregar múltiplos links, experimente recorrer a ferramentas como Linktree.
2. Poste fotos e vídeos com boa qualidade e descrição
O Instagram é uma rede social visual. Se você quiser vender na plataforma precisa ter isso em mente. Invista em fotos de boa qualidade para compor um feed atrativo e aproveite os vídeos para explorar as características do produto, como acabamento e proporções. Vale também explicar o modo de usar e vantagens da mercadoria.
Na legenda, descreva o produto em detalhes e informe também o preço e as condições de pagamento. Evite revelar o valor da mercadoria apenas por mensagens privadas - as famosas DM. Essa tática dificulta a operação de venda e pode afastar potenciais clientes.
3. Use hashtags
As hashtags são a principal forma de indexação de conteúdo no Instagram. Quando bem utilizada, essa ferramenta pode atrair novos seguidores até sua página e ajudar a alavancar o número de vendas. Para isso, pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts. Se estiver com dificuldade, experimente utilizar o site Tags Finder.
Desta forma, as pessoas que seguem a hashtag poderão visualizar o post e chegarão até o seu perfil com maior facilidade. Se a página oferecer conteúdos de valor, fotos de qualidade e descrições completas, é possível que você ganhe um cliente. Vale lembrar que o Instagram permite até 30 hashtags por post, mas é recomendado usar o recurso com moderação.
4. Use a função "Loja"
A função de compras do Instagram permite que marcas cadastrem e vendam seus produtos direto na rede social. O recurso diminui o caminho de compra do cliente, que não precisa sair da plataforma para adquirir as mercadorias.
Para criar uma loja no Instagram é preciso ter uma conta comercial e uma página do negócio no Facebook. Em seguida, basta vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts.
5. Aproveite os Stories
O Instagram Stories é uma ferramenta muito útil para gerar engajamento entre a marca e os seguidores. Segundo um levantamento da empresa Social Bakers, o uso d
Aproveite os stickers dos Stories, como os de perguntas, enquetes e testes, para criar conteúdos interativos. Outra dica é utilizar o espaço para mostrar os bastidores do negócio, quem compõe a equipe e outros momentos descontraídos. Vale citar que, se a sua conta tiver mais de 10 mil seguidores, você pode atrelar o link de um produto aos Stories – o famoso recurso "arrastar para cima".
6. Responda DMs e interaja com os seguidores
Um bom atendimento é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização do consumidor. Por isso, lembre-se de checar a caixa de mensagens e responder os clientes com o máximo de agilidade possível. Vale lembrar que, além de permitir um contato mais direto com o comprador, o espaço das Direct Messages (DMs) suporta o envio de links, recurso estratégico para redirecionar o cliente ao site do negócio.
Para consolidar a marca no Instagram, é importante também interagir com os seguidores. Aproveite os comentários para conversar com o cliente e construir um relacionamento com ele. Outra dica válida é repostar, na sua própria página, os Stories que os consumidores publicam com o seu produto. Com isso, você reconhece o cliente e mostra aos demais seguidores que vale a pena investir na sua marca.
7. Faça parceria com influenciadores
Fazer parcerias com influenciadores é uma forma de criar uma ponte entre a marca e o público de maneira mais efetiva. Nessa relação, a empresa se beneficia da confiança já estabelecida entre os potenciais consumidores e o influencer, fator que pode afetar diretamente a decisão de compra. Por isso, vale pesquisar formadores de opinião que podem ajudar na divulgação do seu negócio no seu segmento.
Se você está dando os primeiros passos no e-commerce do Instagram, a dica é apostar em microinfluenciadores. Segundo levantamento da Social Bakers, 97% dos influenciadores do Instagram têm menos de 10 mil seguidores. Não se atenha tanto aos números: apesar de não alcançarem um público tão expressivo, esses influencers apresentam taxas de conversão e engajamento consistentemente mais altas.
8. Ofereça cupons, ofertas ou descontos exclusivos para os seguidores
Ofertas e descontos sempre chamam a atenção dos consumidores. Aproveite o Instagram para criar posts ou Stories com cupons exclusivos para os seguidores da rede social. Experimente também incorporar concursos à sua estratégia de marketing. Eles contribuem para o aumento do engajamento e ajudam a atrair novos seguidores, que podem se tornar potenciais clientes.
Via Social Bakers
Problemas com o Direct do Instagram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify Running para Android sugere músicas para atletas
- Lançamentos do Globoplay em setembro: veja séries que chegam este mês
- Com seis times brasileiros, ESL LA League tem participantes definidos
- Shredder's Revenge é o novo jogo das Tartarugas Ninjas para PC e consoles
- Como jogar o novo modo Mission Teams de Call of Duty: Infinite Warfare
- Redmi 2 Pro ou Moto G 3: qual celular tem o melhor custo-benefício?
- Galaxy Tab S6 Lite vs iPad Air 2019: compare preço e ficha técnica
- Tendência: conheça o mundo dos infoprodutos, que têm conquistado todas as gerações
- Review de Project CARS 3: game agrada, mas sofre com crise de identidade
- GTA 3, The Sims e outros jogos antigos podem ser bloqueados no Windows 10
- Como usar o CatchVideo para baixar vídeos do YouTube
- Trackpad super sensível permite usar pincel de verdade e as mãos para criar
- Notebook Samsung Essentials E20 é bom? Veja ficha técnica e preço no Brasil
- Mouse Redragon vale a pena? Confira nove opções por até R$ 200 no Brasil
- Como bloquear a tela do Macbook com um atalho rápido
- O que é WhatsApp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens
- Rainbow Six: times, datas e horários do Six Invitational 2020 de R6
- Argentina x Chile ao vivo: como assistir online ao jogo da Copa América
- GTA Online: DLC com assaltos j? est? dispon?vel para alguns jogadores
- Repelente eletrônico funciona? Veja se vale a pena comprar o aparelho