Caixas de som inteligentes podem ativar o reconhecimento de voz fora de hora até 19 vezes por dia, de acordo com um estudo da Northeastern University, na Inlgaterra. Ou seja: mesmo sem serem acionados, os aparelhos começam a gravar o som ambiente em busca de novos comandos. O levantamento aponta ainda que a HomePod, da Apple, equipada com a Siri, é o modelo com mais ativações por engano, junto à Harman Kardona, da AKG, que traz Cortana (Microsoft) integrada. Entre os smart speakers avaliados estão ainda a Google Home Mini, com Google Assistente, e as Amazon Echo, da Amazon, com assistente Alexa.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Durante o experimento, as caixas foram colocadas em um ambiente isolado vigiado por câmeras e fazê-las ouvir o mesmo conjunto de sons 24 horas por dia. Os pesquisadores reproduziram episódios de séries da Netflix com muitos diálogos para simular conversas entre usuários. Segundo os cientistas, não há sinais de que as caixas escutem o ambiente o tempo todo, mas a frequência de ativação varia muito conforme o modelo.
Os dispositivos são ativados, em média, entre 1,5 e 19 vezes por dia. Os aparelhos da Apple e da AKG foram os mais acionados fora de hora, mesmo sem ouvir as frases “Hey, Siri” e “Cortana”. A caixa Echo Dot de segunda geração aparece na sequência, seguida da Google Home Mini de primeira geração e da Echo Dot de terceira geração.
O estudo mostra que as ativações por engano estão ligadas à semelhança entre os comandos de acionamento e palavras comuns do dia a dia. No caso da Siri, por exemplo, sons com fonemas parecidos com “Hey” tendem a acordar a HomePod com mais facilidade. No entanto, palavras que rimam com “Hi” também surtiram o mesmo efeito na caixa inteligente da Apple durante os testes.
Os especialistas reforçam que a frequência de ativações mudou bastante ao longo do experimento. A variação teria a ver com um caráter randômico, já que as chances de uma caixa ser ativada dependem da semelhança entre o comando e o que está sendo dito.
Vale ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento, e ainda tem como objetivo descobrir a frequência com que áudios são enviados para a nuvem e, assim, processados localmente. Os cientistas também buscam descobrir a variação das detecções entre diferentes sotaques e gêneros, além de um possível ajuste automático após uma detecção errada para melhorar a taxa de acerto.
Os resultados levam em conta apenas o comportamento das caixas com diálogos em inglês. Não se sabe como os produtos se comportam em outros idiomas, como o português. Das cinco caixas analisadas, apenas a Echo Dot de t
Amazon é um site de compras confiável? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR vence eUnited e se garante nas finais da ECS Season 8
- Apex Legends é sucesso de buscas em site pornô e ultrapassa Fortnite
- Google seleciona 12 aplicativos para integrar o Google Fit; conheça
- Facebook Messenger: busque e envie imagens da Internet sem sair do chat
- Metade dos usuários recebe aviso de memória cheia no celular; saiba resolver
- Francês cria hoverboard que voa a 30 metros de altura
- Confira dicas para jogar Final Fantasy XV, game para PS4 e Xbox One
- Mi Gaming Laptop vale a pena? Veja prós e contras do notebook da Xiaomi
- Cobrir a câmera do notebook evita hackers: mito ou verdade
- Twitch TV: streamer Pokimane pede que fãs lhe doem menos dinheiro
- Google pode acessar remotamente 74% dos celulares com Android no planeta
- Como cancelar o Claro Recado
- Tekken 7 revela Leroy Smith, Ganryu e Fahkumram para terceira temporada
- Como mudar o estilo da paisagem com o Prisma
- WhatsApp se prepara para lançar contas verificadas para empresas
- Word no celular: sete funções que pouca gente conhece
- Resumo da semana: aniversário do PSOne e novo Assassin’s Creed são destaques
- Criador do Orkut lança nova rede social Hello
- Monitor LG Pro Gamer 27GK750F tem taxa de atualização de 240 Hz
- Testamos o beta de Dragon Ball FighterZ com novos lutadores