XMP e Overclock anula a garantia!? Intel já respondeu à polémica – Nos últimos dias, muitas têm sido as críticas direcionadas à empresa, devido ao facto de terem negado um RMA feito pelo staff do site ChipArt.
Dito isto, se por acaso não sabe o que se passou, um Intel Core i3-8100 deixou de funcionar, e segundo o site, a sua garantia foi recusada devido ao uso do perfil XMP da memória RAM. Ora leia:
“A memória suportada é DDR4-2400, no entanto, a memória utilizada é DDR4-2666, o que por sua vez forçou o controlador de memória dentro do processador. Exatamente o mesmo que fazer overclock, o que lamentavelmente invalida a garantia do processador.”
WTF!? A ativação do perfil XMP da memória RAM, ou Overclock no processador, ‘mata’ a garantia de fábrica!?
Portanto, se não sabe o que é o perfil XMP, é basicamente o overclock de fábrica que as as marcas implementam nos seus kits de memória RAM.
Ou seja, na verdade, não existem kits de memória com frequências base de 3000MHz ou 3600MHz. Toda a memória RAM tem a frequência base máxima de 2400MHz! (A maioria até chega às nossas mãos a 2133MHz)
Assim, o perfil XMP (ou DCOP no caso da AMD) é basicamente o que as fabricantes usam para elevar esta frequência, ao mesmo tempo que utilizam chips de maior qualidade para atingir estas velocidades. Mas pelos vistos, estas memórias que foram certificadas para funcionar a estas frequências, podem violar a garantia de fábrica da Intel.
Dito tudo isto, neste caso específico, ao utilizar memória a 2666MHz, o computador estava no fundo fora da especificação da Intel para o Core i3-8100 (como podemos ver no site da Intel). Por isso, a garantia ficou invalidada.
Escusado será dizer que este caso levantou muita controvérsia, e até criou alguns danos à já fragilizada imagem da Intel no mercado de processadores. Afinal de contas, a empresa valida as memórias com o seu Intel Extreme Memory Profile (XMP). No site da AMD também podemos ver coisas bem similares, contudo, segundo o que sabemos a empresa ainda não aplica estas políticas.
Mas vamos perceber o que Intel teve a dizer sobre todo este assunto.
“Em resposta às preocupações recentes, é verdade que vários sistemas (como desktops e notebooks) podem ser personalizados pelos fabricantes de PCs (OEM). Ou pelos clientes e configurados com módulos de memória que suportam frequências excedendo a especificada para o processador. A capacidade de frequência do módulo de memória mais alta, por si só, não anula a garantia da Intel. A menos que o sistema esteja configurado para trabalhar numa frequência de memória mais alta do que a especificação do processador Intel em questão.
Nossas informações sobre a garantia de produtos estão documentadas e disponíveis no nosso site. Assim, quando um sistema é configurado para alterar a frequência de memória padrão do processador via Intel® Extreme Memory Profile (XMP). Ou por qualquer outro meio, a garantia deixa de ser válida conforme declarado historicamente na nossa garantia do processador e na documentação XMP.
Para os clientes que desejam fazer overclocking, a Intel oferece o plano opcional Intel® Performance Tuning Protection Plan para determinadas SKUs. Que por sua vez cobre o processador em caso de falha por OC, e deve ser adquirido separadamente. Para mais informações, incluindo a lista de SKUs elegíveis e termos e condições desse plano, visite https://click.intel.com/tuningplan/.”
Em suma, a Intel confirma que a garantia fica anulada em vários modelos de processadores que comercializa. Aliás, a marca até diz que o próprio overclock ao CPU pode anular a garantia, a não ser que este esteja incluido na lista mencionada em cima.
Contudo, a verdade é que até este caso rebentar na Internet, não existiam quaisquer relatos de RMAs recusados pela Intel ou AMD. Ou seja, podemos estar a olhar para um caso isolado. Vamos esperar por mais novidades neste processo.
Mais Artigos...
- Google quer integrar a Play Store nos smartphones Huawei
- Android 10 chegou ao Samsung Galaxy S9. Atualize já!
- Honor Play 3: um câmera tripla por apenas 139 Euros
- Xiaomi MI 9S pode chegar amanhã! Adivinha a diferença?
- (Especial) Qual é a build budget perfeita para um PC Gaming?
- Huawei Mate 30 Pro sem aplicações da Google? Já há solução!
- Apex Launcher prepara funeral na Google Play Store!
- Chegou a nova Nintendo Switch! Saiba como a encontrar
- Monster Hunter World: Iceborne para o PC já tem data de...
- Obsidian anuncia Grounded! Um novo jogo de sobrevivência para a Xbox!
- Honor Band 5: a Xiaomi Mi Band 4 killer por apenas 28 Euros!
- Ainda muda de telemóvel/smartphone todos os anos? É doido!
- Já está com saudades de Fortnite? Calma! Quinta feira já pode...
- AMD Ryzen 5 3600: Será que temos um novo rei da gama média?
- O iPhone (sozinho) é responsável por 66% do lucro do mercado!
- GTA 6 vai falhar o lançamento das consolas de nova geração!
- Agora é que ninguém consegue parar o Asus Zenfone 6!
- (Especial) Arranjar o smartphone partido/avariado ou comprar novo?
- (Análise) Ghost of Tsushima: O último (mas brutal) fôlego da PS4
- (Leak) GTA VI exclusivo PlayStation 5 durante pelo menos 1 mês!?