(Primeiras Impressões) Asus ZenBook Duo: Ainda se lembra do lançamento do Apple MacBook Pro com a famosa TouchBar? Um pequeno ecrã touch que tanto prometia e tão pouco acabou por oferecer?
Pois bem, a ASUS pegou nesta ideia, e criou algo que realmente traz alguma utilidade para cima da mesa. Aliás, até chego ao ponto dizer que é provável que este ZenBook Duo tenha uma grande influência no futuro dos portáteis.
Asus ZenBook Duo: Dois ecrãs num portátil? O início de uma nova era?
Portanto, o Asus ZenBook Duo é um portátil ultrabook com um formato único. Afinal de contas, temos um super ecrã touch denominado por ScreenPad Plus logo abaixo do ecrã principal, ficando em cima do tradicional teclado.
É uma experiência única, que realmente nos faz mudar um pouco a forma como utilizamos o portátil no nosso dia a dia.
Design e Construção
Acho piada quando os especialistas falam da estagnação no mercado de smartphones. Quando dizer que todos os telemóveis são iguais, ao serem basicamente uma sandes de vidro e alumínio. Pois… Então tenho um desafio para si! Pense num telemóvel do ano 2000, e posteriormente pense num modelo deste ano. Conseguiu? Pois bem, agora faça o mesmo com um portátil de 2000 e outro deste ano. Está a perceber o que quero dizer?
O mercado afirma que o mundo dos smartphones está estagnado. No entanto, o mundo dos portáteis é exatamente o mesmo desde sempre! Sim, é verdade que os portáteis ficaram mais poderosos, mais sexy’s, mais leves, etc… Mas o design base e objetivo sempre foi o mesmo.
Dito isto, com o ZenBook Duo, estamos finalmente a receber uma lufada de ar fresco na cara… E ainda bem!
O ZenBook Duo é um portátil leve ao pesar apenas 1.5kg, mas super robusto como a sua certificação MIL-STD-810G nos faz crer. Aliás, assim que pega nele, é fácil perceber que este menino foi bem construído e que está aqui para durar.
Posteriormente, quando abrimos o aparelho, vemos um ecrã principal com margens muito reduzidas (90% da parte frontal é ecrã), bem como o ecrã secundário ScreenPad Plus de 12.6” logo acima do teclado. (O teclado foi posto mesmo no fim da parte de baixo do portátil, com o TouchPad no lado direito)
Muito resumidamente, temos aqui um portátil diferente, mas super bonito e apelativo. É uma máquina que irá puxar os olhares de toda a gente, quer seja amigo, familia ou até um perfeito desconhecido. Quem olhar para isto, vai perguntar que máquina do futuro é esta?
Quanto à conectividade e extras, temos acesso ao tradicional levantamento ‘ErgoLift’ da ASUS, para permitir uma maior conforto ao utilizador, bem como uma maior ‘respiração’ do aparelho para um arrefecimento eficaz. E claro, temos também uma grande panóplia de entradas, onde podemos incluir um leitor de cartões, áudio jack, USB 3.1, HDMI, USB e USB-C.
Desempenho e utilidade do segundo monitor ScreenPad Plus
A pergunta do milhão de euros no meio disto tudo é… Faz sentido trazer um segundo ecrã para cima da mesa do mundo dos portáteis? Claro que sim!
Sim, é verdade que não é fácil habituarmo-nos ao teclado tão baixo quando abrimos a máquina nas primeiras vezes. Especialmente no meu caso, em que o portátil é um ferramenta de trabalho super importante, onde escrevo uma catrefada de artigos por dia. Mas com algum esforço, é possível habituarmo-nos… E claro, depois disto, temos o segundo ecrã a aumentar-nos a produtividade!
Ao fim ao cabo, apesar de termos várias funcionalidades pré-definidas no segundo ecrã, a verdade é que podemos utilizá-lo como bem entender-mos. Podemos usar aquilo como um centro de controlo musical para o Spotify. Podemos ter uma folha de cálculo aberto. Tirar alguns apontamentos se estivermos a estudar alguma coisa no ecrã principal. Ou simplesmente utilizar a janela como um ‘Launcher’ de aplicações. As possibilidades são infinitas, e quem manda é mesmo o utilizador.
Autonomia
Afinal de contas, com dois monitores, é provável que a bateria sofra a bom sofrer não é? Nem por isso! Caso não tenha percebido, estamos a falar do ZenBook Duo e não da versão Pro. Por isso, temos aqui um super eficiente processador Core i7 de 10ª geração, bem como uma placa integrada NVIDIA MX250.
Ainda assim, vou testar a coisa mais a fundo, para não vos enganar na autonomia.
Conclusão
O ASUS ZenBook Duo é muito provavelmente o início de algo muito bonito no mundo dos portáteis. E aqui temos de tirar o chapéu à marca, por ter a coragem de fazer algo fora da caixa, e de liderar este difícil caminho.
Dito isto, será que é uma máquina que faz sentido já? Será que estamos prontos para o futuro já em 2020? Vai ter de ler a análise completa.
Entretanto, fique a saber que estou muito satisfeito com o design e qualidade da máquina. Contudo, o teclado ainda me está a criar algumas dificuldades na escrita.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- Jogo acabou de abandonar o NVIDIA RTX por ser ‘inútil’
- Nova série da Marvel vai ressuscitar personagem morto em Avengers!
- Netflix já gasta menos dados nos smartphones Android!
- Novo update Android corrige 71 problemas de segurança!
- Uplay+: Ubisoft revela todos os jogos que farão parte do seu serviço!
- A PlayStation 4 está prestes a receber uma atualização bem interessante
- Cyberpunk 2077: Personagens conhecidas a caminho? Mas quem?
- Huawei Mate X: há novidades fresquinhas e mudanças também!
- Samsung quer fundir o mundo dos smartphones com o mundo dos PCs
- Os AMD Ryzen 4000 vão impressionar com a arquitetura Zen 3
- Sony Xperia 3: um all-in com 12 GB para salvar o...
- (Spider-Man) Spider-Verse 2 já foi confirmado para Abril de 2022
- Mega-leak revela todos os pormenores do novo Motorola Edge
- Afinal o Samsung Galaxy S11 vai ser o Samsung Galaxy S20
- Samsung PlayGalaxy Link: o novo serviço de jogos está a chegar!
- Análise Razer Kiyo: Quer fazer streaming? Tem aqui uma excelente opção
- Rockstar pediu desculpa pelos problemas de Red Dead 2 no PC
- (Atualização) Placas NVIDIA Ampere: 8192 núcleos e 24/48GB!?
- A NVIDIA GeForce GTX 1060 ainda se aguenta em 2020?
- Samsung está a 2 semanas do lançamento do próximo Galaxy!