Nos últimos anos já ocorreram alguns problemas importantes relacionados com aplicações que estavam presentes na Google Play Store e que mostravam anúncios que incomodavam muito os utilizadores. Embora muitas dessas apps cumpram uma função útil para as pessoas, o principal motivo da existência é mostrar o máximo de anúncios possível, independentemente da experiência de utilização. Quando elas se “esticam”, a Play Store apaga.
Play Store apaga 600 apps que se aproveitavam dos utilizadores
Hoje, numa publicação no seu blog, a Google anunciou que está pronta para acabar com isto. Assim, anunciou que removeu quase 600 aplicações da Play Store que mostravam anúncios “disruptivos”. Entretanto e de acordo com uma notícia avançada pelo Buzzfeed News, descobrimos que a Cheetah Mobile criou cerca de 45 dessas aplicações proibidas.
De facto, a Cheetah tem sido um dos maiores causadores de problemas quando se trata de aplicações problemáticas na Google Play Store. Assim, a Google removeu anteriormente algumas apps desta empresa da sua loja após uma exposição por parte do Buzzfeed a sugerir que a Cheetah estava a cometer uma fraude de publicidade. Agora, no entanto, não há aplicações Cheetah Mobile ativas na Play Store.
No entanto, há uma coisa que temos de destacar. A Google não está preocupada com as aplicações que possuem apenas muitos anúncios. O verdadeiro problema são as apps que revelam anúncios que possam piorar a experiência de utilização do smartphone. Por exemplo, se abrir uma aplicação para fazer uma chamada e começar a aparecer muita publicidade, isto vai piorar a experiência de utilização. É que não é apenas irritante, mas pode ser perigoso, pois essa ligação pode ser feita numa situação de emergência e não podemos perder tempo a fechar a publicidade.
A Google reconhece, no entanto, que isto não é uma guerra fácil. É que alguns programadores estão a ficar cada vez mais experientes a introduzir apps na Play Store com más intenções. No entanto, tudo está bem escondido. Para combater estes utilizadores mal-intencionados a Google aposta no machine learning e em novas tecnologias para impedir que essas apps conquistem boas posições na Play Store.
Mais Artigos...
- ASUS ZenFone 6 Edition 30: um monstro com 12GB de memória!
- Rumor: Need For Speed Heat vai ser anunciado na Gamescom 2019!
- OnePlus TV Q1 e TV Q1 Pro recebem primeiro update de...
- Ghost Recon Breakpoint: Foi anunciado todo o conteúdo do primeiro ano!
- Grand Theft Auto 6? A Rockstar pode estar prestes a lançar algo!
- Google Pixel 5 XL está na Internet com uma câmara super...
- ‘Leak’ acerca do S11/S20 é mais importante do que aquilo que...
- ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se...
- (Promoção) Xiaomi Mi 9T: ‘Ecrã Infinito’ por 250€!?
- Honor 20 Lite já é oficial por menos de 200 Euros....
- Intel Xe – A primeira placa gráfica vai ser para a...
- Novidades sobre ‘The Batman’, o novo filme a solo do herói!
- (Especial) Dê uma vista de olhos a este design da PS5! O que acha?
- Tem um carro ‘antigo’ mas quer ter Android Auto ou Apple CarPlay?
- AMD Radeon Navi 12 – RX 5800 e RX 5600 a...
- Grand Theft Auto 6 vai fazer estragos na PlayStation 5 e...
- (Leak) Data de lançamento de GTA 6 acabou de ser revelada!?
- Oops!? CEO da Huawei foi apanhado com um Apple iPad na...
- Huawei Watch GT 2 atingiu 1 milhão de vendas em apenas...
- Que nome é que a Microsoft irá escolher para Xbox Scarlet?