Nos últimos anos já ocorreram alguns problemas importantes relacionados com aplicações que estavam presentes na Google Play Store e que mostravam anúncios que incomodavam muito os utilizadores. Embora muitas dessas apps cumpram uma função útil para as pessoas, o principal motivo da existência é mostrar o máximo de anúncios possível, independentemente da experiência de utilização. Quando elas se “esticam”, a Play Store apaga.
Play Store apaga 600 apps que se aproveitavam dos utilizadores
Hoje, numa publicação no seu blog, a Google anunciou que está pronta para acabar com isto. Assim, anunciou que removeu quase 600 aplicações da Play Store que mostravam anúncios “disruptivos”. Entretanto e de acordo com uma notícia avançada pelo Buzzfeed News, descobrimos que a Cheetah Mobile criou cerca de 45 dessas aplicações proibidas.
De facto, a Cheetah tem sido um dos maiores causadores de problemas quando se trata de aplicações problemáticas na Google Play Store. Assim, a Google removeu anteriormente algumas apps desta empresa da sua loja após uma exposição por parte do Buzzfeed a sugerir que a Cheetah estava a cometer uma fraude de publicidade. Agora, no entanto, não há aplicações Cheetah Mobile ativas na Play Store.
No entanto, há uma coisa que temos de destacar. A Google não está preocupada com as aplicações que possuem apenas muitos anúncios. O verdadeiro problema são as apps que revelam anúncios que possam piorar a experiência de utilização do smartphone. Por exemplo, se abrir uma aplicação para fazer uma chamada e começar a aparecer muita publicidade, isto vai piorar a experiência de utilização. É que não é apenas irritante, mas pode ser perigoso, pois essa ligação pode ser feita numa situação de emergência e não podemos perder tempo a fechar a publicidade.
A Google reconhece, no entanto, que isto não é uma guerra fácil. É que alguns programadores estão a ficar cada vez mais experientes a introduzir apps na Play Store com más intenções. No entanto, tudo está bem escondido. Para combater estes utilizadores mal-intencionados a Google aposta no machine learning e em novas tecnologias para impedir que essas apps conquistem boas posições na Play Store.
Mais Artigos...
- (Leak) PS5 e Xbox Series X capazes de 4K a 90FPS!?
- Temos um novo Half-Life a caminho! Mas não… Não é o HL 3!
- Xiaomi Mi Note 10 (CC9 Pro) – A melhor câmera do...
- Galaxy Note 10 vai chegar ao mercado com ‘Zoom Audio? O que é isto?
- (Remakes) Temos mais Crash Bandicoot e Spyro a caminho!
- Skagen Falster 2: O smartwatch WearOS mais bonito do mercado! Mas…
- Xiaomi Mi Note 10 – A melhor câmera do mercado a 457€!?
- ‘Rick and Morty’ ainda não foi renovado para uma quarta temporada
- Vendas dos S20 estão 50% mais baixas em relação aos S10!...
- A Samsung já está a testar o Android 10 no Galaxy...
- Dark Mode no WhatsApp chega a todas as plataformas
- State Of Play 2019: tudo o que foi revelado no evento...
- A Sony já não diz que a PS5 é a consola...
- Mini-review Xiaomi Mi Note 10: super-câmera de 108 megapixéis!
- Pesadelo? Motorola Razr ganha um problema de ecrã assustador!
- A ASUS também já entrou na brincadeira das RTX 2060 baratas!
- (Especial) AMD Ryzen 3000 ou Intel Core 10000? Qual é a...
- L.A. Noire: The VR Case Files para a PS4 foi revelado antecipadamente!
- (Descontos) E que tal um smartwatch Xiaomi para o Natal?
- Realidade aumentada no Google Maps está ainda melhor!