A guerra entre os EUA e a Huawei já dura à algum tempo, com os Norte Americanos a acusar a gigante Chinesa de espionagem pura e dura. Isto porque segundo eles, a Huawei tem acesso a todas as informações que passam pelas redes que ajudou a construir, sejam elas 4G ou 5G.
No entanto, durante muito tempo pensou-se que esta era apenas mais um mania do senhor Trump, que queria castigar a China pela guerra comercial que se fazia sentir naquela altura. E como tal, poucos ligaram aos avisos, até porque nunca foram apresentadas provas concretas do ato… Dito isto, parece que desta vez a segurança Nacional dos EUA tem mesmo provas, e até já informou os seus aliados, nomeadamente o Reino Unido e Alemanha. (2 países que aceitaram a entrada da Huawei nas redes 5G nas suas fronteiras, apesar de todas as limitações impostas)
“Temos provas claras de que a Huawei tem capacidades secretas para poder aceder a informações confidenciais e pessoais nos sistemas em que está inserida em todo o mundo.”
Afinal de contas, que evidências são estas e de que maneira é que os EUA conseguiram provar os casos de espionagem?
A polémica em volta de todo este assunto começou no ano passado, quando os EUA começaram a mandar algumas ‘bocas’ a Huawei, algo que culminou na adição do nome da empresa à ‘Entity List’, proibindo a gigante Chinesa de fazer continuar as suas relações negociais com toda e qualquer empresa americana. No entanto, as acusações de espionagem já duram à muito mais tempo, com o primeiro caso a surgir ainda em 2009. Quando a Huawei lançou os seus primeiros modelos 4G!
Sabe porquê? Porque todas as fabricantes de equipamentos para telecomunicações, devem sempre incluir algum tipo de “Backdoors”. Para que as autoridades possam aceder à rede por meios legais. Mas a mesma empresa, deve também construir mecanismos para que os próprios não possam ter acesso a informações confidenciais sem o consentimento da operadora em questão.
Contudo, parece que não é bem isso que a Huawei tem estado a fazer… E afinal de contas, o presidente Trump não é tão impulsivo como alguns defenderam!
Dito isto, os Estados Unidos arranjaram provas de como a gigante chinesa utiliza a rede 4G e 5G para “sacar” informações que não deveria ter acesso.
Ainda assim, optaram por não as revelar publicamente, partilhando esta informação apenas com alguns aliados importantes. Especialmente aqueles que estavam inclinados a permitir a entrada do 5G da Huawei nas suas fronteiras.
A Huawei já veio a público desmentir todas as acusações, e diz que ninguém tem acesso a informações confidenciais!
“Nenhum funcionário da Huawei tem permissão para aceder a nenhuma rede sem uma aprovação explicita da operadora em questão.”
Assim, resta-nos apenas aguardar para ver quem irá de facto ganhar este braço de ferro duradouro. E se tanto Reino Unido como Alemanha desistem ou não dos dispositivos Huawei nos seus países.
Gostou do que leu? Acha que os EUA tem razão sobre os casos de espionagem da Huawei? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- (Promoção) AMD Ryzen 2600 a 119€? Uma excelente solução ‘budget’!
- Já está com saudades de Fortnite? Calma! Quinta feira já pode...
- Os novos CPUs Intel 10000 vão ter iGPUs melhores que os...
- OnePlus TV Q1 e TV Q1 Pro recebem primeiro update de...
- Black Ops 4: Nova atualização traz Tanks para o modo Battle...
- Foto ao vivo do Mi CC9 Pro revela a fantástica penta-câmera!
- Já pode instalar o Android na Nintendo Switch sem estragar nada!
- Skagen Falster 2: O smartwatch WearOS mais bonito do mercado! Mas…
- SSD vs HDD: Porquê é que ainda existe desenvolvimento de HDDs?
- ‘Boss’ do departamento Xbox já tem uma Scarlett a bombar em...
- (Promoções) Os smartphones Xiaomi que mais valem a pena!
- Need For Speed Heat: Toyota ficou de fora! Mas porquê?
- Sucesso da AMD veio acompanhado de uma estratégia super ‘baratinha’!
- OPPO K5: o Geekbench disse uma coisa, a TENAA outra!
- DJI vai lançar o smartwatch para drones mais inovador de sempre!
- PC vs Consolas – Quem ganha a ‘velha’ guerra do gaming?
- Minecraft vai receber suporte ao NVIDIA RTX!?
- Dark Mode no WhatsApp? Finalmente já pode experimentar!
- Xiaomi Black Shark 3 – O smartphone Gaming que arrasa em...
- Motorola RAZR chega finalmente ao mercado no dia 6 de Fevereiro