O WhatsApp terminou o ano de 2019 como o aplicativo para Android e iPhone (iOS) mais baixado do mundo, seguido pelo TikTok. O app chinês é, novamente, o único entre os cinco mais populares na Google Play Store e na App Store que não é do Facebook: em terceiro vem o Messenger; em quarto, o Facebook; e em quinto, o Instagram. O antigo Musical.ly fechou o último trimestre do ano também na segunda colocação, repetindo o sucesso que vinha tendo mensalmente e aumentando a taxa de novos downloads em 24% em relação ao terceiro trimestre.
O levantamento está no relatório mais recente da firma de análise de dados Sensor Tower. Segundo a pesquisa, a rede social de vídeos curtos obteve 220 milhões de downloads nos últimos três meses, acumulando mais de 700 milhões no ano e ultrapassando a marca de 1,5 bilhão no total. O WhatsApp permanece com uma larga vantagem, aproximando-se da marca de 850 milhões no ano após um crescimento de 39% no quarto trimestre, quando foi baixado cerca de 260 milhões de vezes.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A lista do último trimestre de 2019 coincide em boa parte com o ranking consolidado do ano. Algumas mudanças começam a aparecer a partir da sexta colocação, após o grupo composto pelo TikTok e os apps do Facebook.
A lista mais recente traz o app de compartilhamento SHAREIt, seguido do editor de vídeos Likee, ambos com volume de downloads na faixa dos 90 milhões. Depois, surgem o YouTube e o aplicativo de compras chinês Club Factory. Em décimo, vem o Snapchat, baixado cerca de 70 milhões de vezes no período.
No ranking do ano inteiro, o Likee ficou na frente do SHAREIt, e o Club Factory não aparece entre os dez primeiros, abrindo espaço para a Netflix, que acumulou pouco mais de 200 milhões de downloads em todo o ano de 2019.
Outro destaque é o Disney+, aplicativo de streaming da Disney que estreou em novembro e, rapidamente, passou para as cabeceiras dos mais baixados no iPhone (iOS) nos Estados Unidos. No ranking global da App Store, o app figura na nona posição no levantamento do último trimestre, e em primeiro ao considerar apenas os números dos Estados Unidos, um dos poucos países em que o serviço está disponível.
Com maior representatividade no mercado mundial de celulares, o ranking apenas da Google Play Store traz forte similaridade com a lista geral. Uma das poucas diferenças está na presença do Google Pay for India, versão do app de pagamentos voltado para o mercado indiano.
A força do Android também torna o Google o maior desenvolvedor de aplicativos do quarto trimestre, com ligeira vantagem em volume de downloads sobre o grupo de Mark Zuckerberg. Em terceiro, já aparece a ByteDance, criadora do TikTok e atualmente a startup mais valiosa do planeta.
Brasil em terceiro lugar mundial
O número de downloads de apps no Brasil foi o que mais cresceu no relatório do quarto trimestre de 2019 realizado pela Sensor Tower. Foram mais de 2 bilhões de aplicativos baixados, 11% a mais que no período anterior. O país chegou à terceira posição na contagem, atrás dos Estados Unidos, com mais de 3 bilhões, e da Índia, com quase 5 bilhões de downloads apenas nos últimos três meses do ano passado.
Segundo a empresa de monitoramento App Annie, os brasileiros também estão na terceira posição entre os que passam mais tempo usando aplicativos no celular. No último ano, foram 3 horas e 45 minutos, em média, por dia por pessoa. Na frente do Brasil, aparecem a China, com tempo médio de
O Brasil também foi o terceiro país que mais gastou tempo em apps de finanças, em lista liderada por Nubank, FGTS, PicPay, Caixa e Mercado Pago; e em apps de compras, com alto volume de acessos aos apps Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, AliExpress e Wish.
Via Sensor Tower e Agência Brasil
Qual é o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como tirar fotos animadas no estilo Live Photos com o Galaxy S7
- CS:GO: MIBR está fora da DreamHack Rio; veja próximos jogos do time
- Lumia 535 Dual SIM, smartphone intermedi?rio com WP, chega ao Brasil
- Positivo ou CCE: qual marca tem os melhores notebooks do mercado?
- Como saber se o Windows Phone ainda está na garantia?
- Como mudar a letra do WhatsApp com o app Stylish Text
- Campus Party 2015 lança app apenas para Android com agenda e mapa; baixe
- Moto Z travou? Passo a passo ensina a resolver sem apagar dados
- De Counter-Strike a GTA: relembre os jogos mais polêmicos já lançados
- Streamer denuncia golpes e fake news sobre o coronavírus na Twitch
- Resident Evil, Dark Souls 2 e Assassin’s Creed: veja as ofertas da semana
- Quatro coisas que você não deve fazer com o iPhone
- Overwatch: conheça as novas skins do evento 'Ano Novo Chinês' no jogo
- Lista reúne celulares top de linha para importar no Brasil em 2017
- Carro inteligente: veja cinco vantagens de ter um sistema nativo a bordo
- App do Ano: Prêmio Melhores do Ano TechTudo elege aplicativo destaque de 2020
- Como aprender alto valiriano, idioma de Game of Thrones, pelo Duolingo
- CS:GO recebe patch e corrige bug após reclamação de TACO; veja polêmica
- RTX 3080 vs RTX 3090: compare as novas placas de vídeo da Nvidia
- iWork ganha edição colaborativa como documentos do Google Docs