A loja virtual MiStore Brasil, que ganhou as manchetes nesta semana por sumir do mapa e acumular dezenas de reclamações, reapareceu na internet. A empresa pediu desculpas e comunicou o encerramento das operações. Também deu orientações para compradores de celulares da Xiaomi. Ainda assim, ao menos o Mercado Pago anunciou a expulsão da marca na plataforma de pagamentos por quebra de contrato.
O sumiço da empresa causou confusão pois ela vende produtos da gigante chinesa, mas não tem autorização para tal. A única importadora e distribuidora autorizada para o mercado doméstico se chama DL. Ela é responsável pela seção brasileira do site oficial mi.com.
???? Galaxy Fold é o primeiro celular dobrável do Brasil; veja preço
???? Confira os melhores descontos em smartphones
A MiStore Brasil cita “forças maiores” para comunicar a “despedida” do setor. Compradores de smartphones da Xiaomi são orientados a solicitar o ressarcimento nas plataformas de pagamento digital. As queixas dispararam depois da Black Friday 2019, de acordo com levantamento do Reclame Aqui divulgado pelo TechTudo com exclusividade.
O texto não dá indícios de que os responsáveis pela loja tentarão entregar os equipamentos comprados pelos brasileiros. O TechTudo tenta contato com a Mi Store desde terça-feira (14), mas não obteve resposta.
A loja não autorizada recomenda que os clientes procurem diretamente o Mercado Pago, o PagSeguro e o PayPal para solicitar o reembolso do dinheiro gasto.
Em nota, o Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor realizar o reembolso dos clientes. “Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore”, informou a empresa. Ela comunicou que a MiStore Brasil foi expulsa da plataforma.
A reportagem também busca o PagSeguro e o PayPal para checar quais providências serão adotadas.
A marca da Mi Store Brasil está presente ainda em lojas físicas de algumas cidades, no formato de quiosques em shoppings. Os responsáveis pelo empreendimento online informaram que os franqueados devem abandonar o nome para que os clientes não façam “a ligação de uma para com a outra”.
Repercussão no mercado
Confira a nota completa enviada pelo Mercado Pago nesta sexta-feira (17):
“O Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor MiStore o reembolso dos clientes, uma vez que a empresa é beneficiária dos pagamentos. Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore. Neste caso, os compradores devem entrar em contato diretamente com a Mi Store para ressarcimento do valor pago. O Mercado Pago informa ainda que, em razão do descumprimento dos Termos e Condições de Uso, o vendedor Mi Store foi inabilitado na plataforma de processamento de pagamentos.
A empresa ressalta que o reembolso via Programa Compra Garantida é aplicado apenas às compras realizadas dentro da plataforma Mercado Livre.”
Parceira da Xiaomi no Brasil, a importadora DL enviou o seguinte comunicado na segunda-feira (13):
“A DL, importador e distribuidor oficial dos produtos da Xiaomi no Brasil, informa que tomou ciência do caso a partir das matérias publicadas na imprensa e que não tem qualquer envolvimento com a operação e a loja online em questão. A empresa reforça que os canais oficiais online são o e-commerce mi.com e a venda em marketplace nos ca
Por fim, a empresa recomenda que as compras online sejam feitas apenas nos canais acima informados e, em caso de compras físicas, sempre solicitar a embalagem do produto para garantir a presença do selo Anatel, informações em português da origem do produto e que contenha ainda as informações claras do único importador oficial, a DL, em sua embalagem.”
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S6 pode ganhar vers?o com 'tel?o' ainda este ano, diz site
- Redmi Note 8 e fone TWS i7s são os eletrônicos mais buscados de janeiro
- Como deletar automaticamente arquivos da pasta de downloads no Windows
- Fortnite é acusado de roubar dança de rapper americano 2 Milly
- Samsung volta a apostar em TVs flat; QLED TV Q8F tem até 65 polegadas
- Celulares por até R$ 1 mil dominaram semana anterior à Black Friday
- Forza Horizon 2 receber? DLC gratuito em homenagem ao Mazda MX- 5
- Samsung lança novos notebooks Galaxy com design ultrafino e alto desempenho
- Como atualizar o Android dos celulares da linha Moto G7
- Sete formas de economizar sua Internet usando o Facebook no Android
- Final Fantasy 8 Remake: tudo sobre a nova versão do clássico game
- Dispositivo promete garantir sua segurança em qualquer lugar; conheça
- Vai importar o Nokia 8 Sirocco? Saiba cores, preço e especificações
- Nova linha de lâmpadas conectadas da GE ajuda a dormir melhor
- Meu Nu 2020: Nubank libera retrospectiva de 2020 com quiz interativo
- Anatel libera venda do Moto G7 no Brasil; bateria fica mais fraca que G6
- Lembra do Clip Art? Microsoft mata ícone do Office para desenhos e fotos
- Lista traz os dez melhores jogos multiplayer para Android e iOS
- Acessório ‘baratinho’ promete aumentar oito vezes a vida útil das pilhas
- Como jogar Overwatch, novo FPS da Blizzard