Este ano está quase a terminar. Foi um ano de muitas novidades, belos smartphones topos-de-gama e o início da popularização dos dobráveis. 2020 vai chegar com muitas outras novidades e logo nos primeiros vezes há uma grande batalha que se vai travar. A gigante coreana vai enfrentar a gigante chinesa numa luta que promete ser acesa. Câmaras e design serão os principais trunfos, dos dois lados, e no final eventualmente é a Google a decidir este Huawei P40 Pro vs Galaxy S20 Ultra.
Huawei P40 Pro vs Galaxy S20 Ultra: a guerra que marca 2020!
Uma coisa é certa. Os dois equipamentos que mencionámos acima estarão incluídos na lista dos topos de gama de 2020.
Ainda não são conhecidos todos os pormenores dos novos equipamentos. No entanto, já sabemos algumas coisas.
Huawei P40 Pro
Vamos começar pela aposta da Huawei. No caso do P40 Pro, este fabricante deve aumentar o tamanho do painel das 6,5 para as 6,7 polegadas. Entretanto, deve apostar em extremidades curvas acima e abaixo, o que deve significar que as dimensões do smartphone vão permanecer praticamente inalteradas.
Na parte traseira encontramos uma configuração de câmera vertical que é visivelmente mais ampla que a do Huawei P30 Pro.
No caso da fotografia, os rumores sugerem que o principal é um sensor de 64MP da Sony, com um sensor de 20MP com lente ultra-angular, sensor de 12MP com lente de periscópio (como mencionado anteriormente), uma câmera ToF e uma nova lente macro, embora não saibamos qual sensor isso será emparelhado.
A nova câmera aqui, que não estava na P30 Pro, é a macro e é compreensível, pois alguns novos telefones surgiram com a capacidade de close-up – e a Huawei gosta de ter todos os recursos mais recentes em suas câmeras.
Ele é usado para tirar boas fotos em close de pequenos objetos, mas ainda não o vimos sendo usado de maneira muito eficaz em muitos smartphones – será interessante ver se a Huawei pode mudar isso.
Quanto às especificações, este dispositivo virá equipado com o chipset Kirin 990 5G, juntamente com pelo menos 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, embora possa existir também uma configuração mínima de 12 GB / 256 GB.
Ao nível do sistema operativo temos o Android 10 e EMUI 10. Ao nível da presença dos serviços da Google ainda nada se sabe.
Galaxy S20 Ultra
O maior (e mais caro) smartphone da nova gama de produtos da Samsung é onde tudo se torna muito mais interessante! Destaca-se logo à partida um painel de 6,9 polegadas e acredita-se que seja um substituto para o ultra-premium Galaxy S10 5G que foi lançado este ano.
O Qualcomm Snapdragon 865 vai alimentar este smartphone nos Estados Unidos, enquanto o Exynos 990 da Samsung está presente na versão Europeia e noutros mercados internacionais.
Ao nível das câmeras o Galaxy S20 Ultra deve integrar uma câmera principal de 108 megapixéis, ou seja, uma resolução maior que a do Huawei P40 Pro que tem 64 megapixéis.
Entretanto o segundo sensor deverá apostar nos 48 megapixéis. Mais uma vez, uma resolução maior do que de 12 megapixéis do P40 Pro.
Entretanto a versão ultra deve apostar numa quinta câmera telefoto de 2x. Assim, foi desenvolvida para preencher a lacuna entre o zoom óptico de 1x e 5x.
No caso desta aposta da Samsung e para além das fotos, destaca-se ainda uma bateria gigante de 5.000 mAh.
Huawei P40 Pro vs Galaxy S20 Ultra: as diferenças e semelhanças
No geral, temos uma diferença entre megapixéis no caso das câmeras, mas também de funcionalidades. Olhando para os números no papel, a Samsung parece ganhar ao nível de megapixéis. No entanto, o Huawei P40 Pro pode levar a coroa no que diz respeito a características e funcionalidades. Um zoom maior na casa das 10x para o P40, enquanto a aposta da Samsung fica nas 5x. A câmera macro deve ser outro dos pontos a favor da marca chinesa.
Ao nível do design será uma questão de gosto. Uns preferem o estilo de design da Samsung e outros o da Huawei. No entanto, com o Galaxy Note 10, acho que estes estilos se misturaram um pouco. A parte traseira do Note 10 faz-me lembrar o Huawei P30 Pro.
No fim, acho que é mesmo a Google que vai decidir. A Huawei, para já, necessita dos serviços da Google. Não é que não seja possível sobreviver sem eles e até é possível colocá-los à posteriori através de alguns truques. No entanto, como a maioria dos utilizadores procura conveniência vão preferir sempre um sistema que já venha de base com o Gmail, Google Fotos, Maps, entre outros.
Resumindo e concluindo, nesta guerra Huawei P40 Pro vs Galaxy S20 Ultra qualquer um dos equipamentos terá tudo para se sair bem no mercado e as vendas deverão ser repartidas. No entanto, o principal game-changer vai ser a Google. Se a guerra Estados Unidos / China terminar e acalmar, vai ser uma luta taco-a-taco como se costuma dizer. Caso contrário, a Huawei poderá ter mesmo mais dificuldades. É verdade que é inglório. A Huawei tem excelentes equipamentos e não poder competir pela falta de serviços é injusto. Ainda assim, infelizmente, é o mercado que temos.
Mais Artigos...
- ASUS IFA 2019 – A fabricante apresentou uma gama de produtos...
- Huawei Nova 6 e MatePad Pro: já há novas renderizações online!
- PS5 vs Xbox Series X: Primeira ronda -> VRS vs Haptic...
- Google Maps ganha rival de peso! Map Kit chega em Outubro!
- G.Skill termina 2019 em beleza com Kits Trident Z de baixa...
- FIFA 20: Demo já se encontra disponível para ser instalada!
- Também tu Motorola? Está a caminho uma nova Smart TV!
- Joga COD Mobile? Saiba o que mudou com a nova atualização!
- Samsung Galaxy A51: a Samsung também tem um iPhone!
- Galaxy S9 e S9+ recebem grande novidade na fotografia
- Os novos i3 Intel Comet Lake vão ser uma excelente surpresa!
- (Promoção) Xiaomi Mi 9T a 269€ e Mi 9T Pro a 311€
- Surpresa! Não vamos ter mais nenhum Xiaomi Mi Mix este ano
- (Huawei) Estados Unidos queriam aumentar restrições… Mas desistiram!
- Xbox One: menu principal muda e o acesso às Apps é mais rápido!
- (Análise) CoD Modern Warfare: Um jogo que mais parece um filme!
- Black Shark 2 Pro está mais laranja do que nunca. Gosta?
- (Mini-Review) Xiaomi Mi A3: Gama média a preço de gama baixa!
- (Leak) A NVIDIA publicou uma data e depois apagou!? O que...
- Luso-descendente Fionn Ferreira ganha a Google Science Fair 2019!