(Especial) Sabe o porquê do seu smartphone ficar mais lento? – Como o Natal acabou de passar por nós, é bem provável que alguns dos nossos leitores tenham recebido um novo smartphone, ou que pelo menos estejam a juntar todos os trocos para meter as mãos numa nova máquina para os próximos tempos.
Dito isto, a maior razão para um consumidor decidir meter a carteira em cima da mesa, para trocar de telemóvel… É porque a sua máquina atual está demasiado lenta nas tarefas do dia a dia! Mas sabe o porquê desta lentidão?
(Especial) Sabe o porquê do seu smartphone ficar mais lento?
Todos nós já passámos por isto… Gastamos uma pipa de massa num smartphone de última geração. Para passados 1/2 anos já nos estarmos a queixar de lentidão no envio de uma mensagem, ou upload de uma foto nas redes sociais.
No entanto, se um carro novo não perde a capacidade de chegar à velocidade máxima em apenas 2 anos, porquê é que isto acontece num telemóvel?
Na verdade existem várias razões para esta quebra de performance com o passar do tempo. Mas uma das principais até tem a ver com algo que faz várias vezes por semana…
A atualização de aplicações!
Afinal de contas, com toda a certeza que já pegou no seu smartphone de manhã, e viu um aviso a dizer que o Sistema Operativo aproveitou a noite para atualizar muitas das aplicações instaladas no seu aparelho. Até aqui tudo bem! O problema é que tal e qual como no mundo dos PCs, quando uma aplicação é atualizada, é bem provável que traga novas funcionalidades e melhorias, que irão por sua vez necessitar de maior poder de processamento.
E como deve imaginar, não pode mudar o poder de processamento do seu smartphone. Por isso, quanto mais pesadas forem as aplicações, maior irá ser a queda no desempenho da sua máquina. Especialmente agora que os processadores mobile estão mais poderosos que nunca! Algo que os ‘devs’ querem aproveitar ao máximo para levar as suas aplicações para o ‘próximo nível’.
Portanto, com o aumento da complexidade das aplicações e consequente aumento na performance computacional dos novos modelos. Um smartphone topo de gama com 1 ou 2 anos rapidamente começa a cair nas tabelas de benchmarks! Um bom exemplo disto é o Galaxy S7 da Samsung, que apesar de ainda ser um smartphone muito interessante, já caiu de uma forma significativa neste tipo de tabelas.
Contudo, esta não é a única grande razão para a quebra de performance! É que com o aumento do desempenho dos novos SoCs. A Apple e Google também querem aproveitar a evolução para apresentar sistemas operativos mais bonitos, funcionais… E complexos!
Atualizações do Sistema Operativo (Android e iOS)
Como deve saber, todos os anos temos várias atualizações ao iOS e ao Android, de forma a corrigir bugs, trazer melhorias ao software, e claro, aproveitar o melhor que o hardware mais moderno tem para oferecer.
Dito isto, enquanto que na realidade tanto a Apple como a Google têm aprendido muito com as atualizações, não deixando os aparelhos mais velhos para trás. A verdade é que as versões mais recentes do Android ou iOS têm sempre os aparelhos mais recentes em mente, de forma a oferecer a melhor experiência possível para os clientes ‘premium’, ou seja, aqueles que compram os smartphones mais recentes e mais caros do mercado. (Afinal, é aqui que as fabricantes vão buscar a grande maioria do seu lucro.)
Então… Se não atualizar o sistema operativo do meu smartphone, vou ter o aparelho rápido durante mais tempo?
Mais ou menos. É que as atualizações não servem apenas para aumentar a complexidade do software com novas funcionalidades. Trazem também vários tipos de correções importantes, bem como ‘patches’ de segurança que são extremamente importantes numa altura em que até a sua vizinha de 80 anos usa o MBWay para dar as prendas de Natal aos netos.
Por isso, vamos olhar para um outro campo que poderá ajudar a manter o seu telemóvel rápido durante mais alguns meses…
O número de aplicações instaladas no smartphone
Pois bem, com a capacidade de armazenamento e quantidade de memória RAM a aumentar significativamente nos últimos tempos. É normal que a maioria dos utilizadores instale tudo o que o que vê na Play Store ou App Store sem pensar 2x no assunto.
Contudo, existe um fenómeno denominado de ‘App Fatigue’ que lhe poderá trazer alguns problemas a médio/longo prazo.
Caso não saiba, uma simples aplicação pode estar constantemente a utilizar recursos em segundo plano. Como ciclos de CPU ou uma quantidade fixa de memória RAM mesmo que não a esteja a usar. Por isso, quantas mais aplicações tiver instaladas no seu smartphone, maior vai ser o peso nos recursos do seu telemóvel.
Além disso, quanto mais cheio estiver o armazenamento do seu smartphone, mais difícil será para o aparelho encontrar aquilo que realmente precisa. Ou seja, a velocidade do SSD irá baixar significativamente quantas mais aplicações tiver instaladas. (Aqui também podemos incluir música, vídeos, séries, filmes, etc…)
Mais Artigos...
- Mais um exclusivo PS5 revelado! Godfall vai ser apresentado em Março!
- A AMD continua a dominar a Intel no mercado de processadores!
- A Intel já respondeu a todos os rumores acerca da sua...
- Leak: Redmi Note 8 Pro aposta no arrefecimento líquido
- Mate 30 Pro vai ser lançado antes da chegada do iPhone 11 às lojas
- O último episódio de Dragon Ball Super é já este mês...
- Narcos vira jogo e chega na Primavera de 2019! Saiba tudo!
- Play Store: Lembra-se de Cut The Rope? Conheça o Om Nom...
- Xiaomi Mi 10 deixa de arrancar depois do último update
- Helio G90 e G90T: chegaram os todo-poderosos da MediaTek!
- Google Android 10 – Podem dizer adeus ao botão ‘Back’!
- O trailer de Fast And Furious 9 já foi revelado! Mas...
- Mais provas de que o design da PS5 vai mesmo ser...
- Marvel: Black Panther é um sucesso de bilheteira!
- (Especial) SSD SATA ou NVMe? Qual é a melhor opção?
- Engenheiro da Samsung falou do porquê da falta de atualizações
- Afinal o Dragon Ball Super vai mesmo continuar!
- Cuidado! Os Airpods chineses são mesmo muito perigosos!
- Overwatch está a caminho da Switch… Mas está limitado a 30...
- Cyberpunk 2077: Personagens conhecidas a caminho? Mas quem?