É impressão minha, ou a Xiaomi anda a copiar a Huawei à grande!? – Não é novidade para ninguém que as grandes fabricantes Chinesas de smartphones gostam de tirar alguma da sua inspiração às rivais! Nomeadamente à Apple e Samsung, que têm liderado o mercado desde que a Nokia e BlackBerry caíram para o lado e faleceram.
No entanto… Ver uma fabricante Chinesa a copiar o que outra fabricante Chinesa faz é novidade para mim!
Afinal de contas, se olharmos para algumas das recentes apostas da Xiaomi, é notório que existe alguém muito fã daquilo que a Huawei lança na equipa na equipa de design da popular empresa.
Aliás, ontem fui com o Bruno Fonseca da Leak à PizzaHut, encomendar umas pizzas super saudáveis para o nosso jantar (só que não). E algo de muito curioso aconteceu… O Bruno puxou do seu P30 Pro para passar o cartão de cliente, e o rapaz ao balcão prontamente perguntou se era o Xiaomi Mi Note 10, ou como ele dizia, “O smartphone dos 108MP”.
Como deve saber, já fiz análise ao Mi Note 10, e prontamente disse que o design era sem qualquer tipo de dúvidas baseado naquilo que a Huawei tinha lançado no início do ano. Isto sem falar do foco na fotografia, que sempre foi a bandeira da Huawei. Mas depois disto tudo, o rapaz disse outra coisa que me meteu a pensar…
Afinal, o mesmo rapaz da PizzaHut prontamente também falou do novo Xiaomi Redmi K30, ao dizer que o novo smartphone da Huawei (Mate 30 Pro) que ainda não tinha chegado ao mercado era muito parecido. Pois, o problema é que o Mate 30 Pro foi anunciado em Setembro… Enquanto o Redmi K30 foi anunciado há menos de uma semana.
Em suma, a Xiaomi está a ‘roubar’ muita coisa à rival Huawei! Mas porquê?
Em boa verdade, mesmo tendo em conta o que está a acontecer com a Google. E todas as outras proibições impostas por Trump… A Huawei é uma das mais bem sucedidas empresas Chinesas de sempre! (Aliás, é bem provável que se não fosse por todos os imprevistos que aconteceram nos últimos 6 meses, a Huawei tivesse mesmo conseguido roubar o trono do mercado à Samsung!)
Além disto, caso não saiba, a própria Xiaomi viu uma quebra no seu relatório de contas, graças ao renovado foco da Huawei no seu mercado de origem! O que acabou por empurrar as suas rivais para outros mercados. (Nomeadamente o Europeu).
Ou seja, é fácil dizer que a Xiaomi está a tirar algumas dicas à filosofia de design da Huawei. Provavelmente porque estamos a falar de uma empresa que conseguiu ter um sucesso brutal! Especialmente fora de portas, ao apresentar um crescimento quase inacreditável em qualquer coisa como 4/5 anos. E claro está, como a Huawei está agora em maus lençóis no mercado Europeu, nada melhor que tentar calçar as botas da rival!
Mais Artigos...
- Redes 5G – Afinal, o que vai mudar no nosso dia...
- Os novos OnePlus 8 têm suporte ao 5G… E suporte a...
- Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp podem ser banidos!
- (Especial) De quanta memória RAM preciso? 8GB, 16GB ou 32GB?
- Samsung prepara novo gamepad para smartphones Galaxy
- Honor V30 e V30 Pro: as duas grandes bombas da Honor!
- Já pode instalar o Android na Nintendo Switch sem estragar nada!
- Grand Turismo na PlayStation 5 capaz de chegar aos 120~240 FPS!?
- Steam já revelou os jogos mais vendidos de 2019!
- Coronavírus leva a cenário negro no mercado dos PCs
- Crysis Remaster está a caminho do PC, PlayStation 5 e Xbox...
- Versão final do Android 10 para o OnePlus 7 e 7...
- WWE 2K20: Acabaram de chegar novidades acerca dos gráficos
- Huawei Band 4 Pro: será que consegue competir com a Mi...
- Especificações do Google Pixel 4 e 4 XL acabaram de chegar à Internet
- A Xbox vai ser capaz de retomar jogos, mesmo depois de...
- ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se...
- A Samsung tem uma ideia para eliminar a Notch… Mas é...
- Gosta da Xiaomi? MIUI 11 recebe duas grandes novidades!
- Samsung Galaxy A11: um upgrade interessante mas falta o preço!