Como referimos na Leak, a última versão do Chrome, o Chrome 79 começou a ser disponibilizado há alguns dias para diversas plataformas, incluindo computadores, smartphones e tablets. No entanto, há um grande problema relacionado com este lançamento. É que um bug tem vindo a dar origem a perda de dados em algumas aplicações que utilizam a funcionalidade do Android WebView.
Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!
Eventualmente deve estar a pensar como é que é possível o Chrome apagar dados de outras apps. Bem, a resposta é simples. É que nas versões mais recentes do Android, o Chrome é o próprio WebView do sistema operativo. Ou seja, um componente que permite renderizar páginas web dentro das apps. Na prática, quando acede a uma página web dentro de um app ou utiliza um browser como o DuckDuckGo que não tem o seu próprio motor de renderização, o Chrome é responsável por carregar esses conteúdos. De facto, algumas aplicações Android funciona totalmente por cima do WebView. O Twitter Lite é um desses exemplos.
Mas como é que existe perda de dados?
Bem, uma das mudanças no Chrome 79 diz respeito ao local onde os dados são guardados. Ora, segundo um comentário que foi colocado na página de bugs do Chrome, os dados do armazenamento local e o WebSQL – duas formas de armazenamento utilizadas por apps web – não foram devidamente migrados.
Ou seja, quando os dispositivos recebem o Chrome 79, as aplicações web e que utilizam o webview ficam com os dados apagados. Embora os dados, possam estar tecnicamente intactos, uma vez que o Chrome não apaga os dados antigos, não existe forma de se aceder a eles.
Este problema está a afetar aplicações que não estão relacionadas com o Chrome. De facto, estas apps que ficam com os dados apagados estão a receber uma estrela na Google Play Store e muitos comentários negativos.
Ora para tentar colocar um travão neste problema, a Google colocou a distribuição automática do Chrome 79 para Android em pausa. Entretanto, será necessário avaliar-se qual a estratégia a seguir agora. Ou continuar a migração e mover os ficheiros perdidos para novas localizações, o reverter as alterações movendo os ficheiros migrados para as localizações anteriores.
Resta agora esperar pelo que a Google vai fazer. Uma coisa é certa. Se perdeu dados de alguma app, não remova essas aplicações, pois mais tarde deverá voltar a ter acesso.
Mais Artigos...
- Google Pixel 5 XL está na Internet com uma câmara super...
- Surpresa! Não vamos ter mais nenhum Xiaomi Mi Mix este ano
- Cuidado PS5! Microsoft confirmou uma nova funcionalidade ‘Espacial’!
- A PS5 e Xbox Scarlett não vão dificultar a vida dos...
- Cuidado PS5! A Microsoft tem duas consolas Xbox de nova geração
- Huawei Kirin 820 5G chega a 24 de Fevereiro com uma...
- Gosta do Zoom do P30 Pro? Está prestes a ser ultrapassado!
- Galaxy Note 20 tem uma novidade no ecrã que não está...
- As consolas de bolso dos anos 80 estão de volta!
- Mi Watch – A Xiaomi explicou o porquê de imitar o design do Apple Watch
- Vídeo oficial do Pixel 4 revela pormenores fantásticos! Saiba tudo!
- MIUI 11 da Xiaomi recebe uma grande novidade no som!
- As novas placas AMD RDNA2 vão trazer um aumento de 50%...
- State Of Play de Dezembro: A Sony vai revelar os jogos...
- Deadpool 3 foi confirmado! Sabe quando chega aos cinemas?
- O Android 10 chegou finalmente ao Asus ROG Phone II! O...
- Xiaomi vendeu 20 milhões de Redmi Note 7 em sete meses!
- Uplay+: Ubisoft revela todos os jogos que farão parte do seu serviço!
- Todos os smartphones Huawei podem ficar sem atualizações
- DJI vai lançar o smartwatch para drones mais inovador de sempre!