Como referimos na Leak, a última versão do Chrome, o Chrome 79 começou a ser disponibilizado há alguns dias para diversas plataformas, incluindo computadores, smartphones e tablets. No entanto, há um grande problema relacionado com este lançamento. É que um bug tem vindo a dar origem a perda de dados em algumas aplicações que utilizam a funcionalidade do Android WebView.
Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!
Eventualmente deve estar a pensar como é que é possível o Chrome apagar dados de outras apps. Bem, a resposta é simples. É que nas versões mais recentes do Android, o Chrome é o próprio WebView do sistema operativo. Ou seja, um componente que permite renderizar páginas web dentro das apps. Na prática, quando acede a uma página web dentro de um app ou utiliza um browser como o DuckDuckGo que não tem o seu próprio motor de renderização, o Chrome é responsável por carregar esses conteúdos. De facto, algumas aplicações Android funciona totalmente por cima do WebView. O Twitter Lite é um desses exemplos.
Mas como é que existe perda de dados?
Bem, uma das mudanças no Chrome 79 diz respeito ao local onde os dados são guardados. Ora, segundo um comentário que foi colocado na página de bugs do Chrome, os dados do armazenamento local e o WebSQL – duas formas de armazenamento utilizadas por apps web – não foram devidamente migrados.
Ou seja, quando os dispositivos recebem o Chrome 79, as aplicações web e que utilizam o webview ficam com os dados apagados. Embora os dados, possam estar tecnicamente intactos, uma vez que o Chrome não apaga os dados antigos, não existe forma de se aceder a eles.
Este problema está a afetar aplicações que não estão relacionadas com o Chrome. De facto, estas apps que ficam com os dados apagados estão a receber uma estrela na Google Play Store e muitos comentários negativos.
Ora para tentar colocar um travão neste problema, a Google colocou a distribuição automática do Chrome 79 para Android em pausa. Entretanto, será necessário avaliar-se qual a estratégia a seguir agora. Ou continuar a migração e mover os ficheiros perdidos para novas localizações, o reverter as alterações movendo os ficheiros migrados para as localizações anteriores.
Resta agora esperar pelo que a Google vai fazer. Uma coisa é certa. Se perdeu dados de alguma app, não remova essas aplicações, pois mais tarde deverá voltar a ter acesso.
Mais Artigos...
- Galaxy S8 e Note 8 não têm mesmo direito ao Android...
- Que nome é que a Microsoft irá escolher para Xbox Scarlet?
- Google Fotos recebe uma grande surpresa no final do ano!
- Huawei vai apresentar uns óculos inovadores na IFA! Curioso?
- Samsung Galaxy W20 5G. Dêem as boas vindas ao Fold 2!
- Redmibook: o portátil que é uma bomba por cerca de 423...
- Qualcomm Snapdragon 865 chega no Natal. Um grande upgrade?
- (Leak) Um ‘Insider’ PlayStation está com medo do lançamento da PS5!?
- O processo de 14nm da Intel é um problema bem interessante…
- (Review) Energy Sistem Party 6: Tudo o que precisa para uma festa!
- Oppo tem um novo smartphone deslizante na manga!
- Galaxy S11 aparece no Geekbench e revela chipset e memória!
- EA afirma que tanto a PS5 como a Xbox Series X...
- Xiaomi Mi 10T: já há várias fotos e um vídeo do...
- As primeiras AMD Radeon RX 5700 ‘Custom’ já estão a chegar!
- Smartphones: afinal o filtro de luz azul pode ajudar a tirar...
- Samsung está a prometer SSDs que nunca morrem!
- Chrome recebe muitos jogos clássicos e até já conhecemos dois
- (Especial) Tem o computador lento? Perceba o porquê!
- Samsung Galaxy Note 10 Lite? Afinal ainda vamos ter mais um...