A Avast comunicou nesta quinta-feira (5) que bloqueou mais de 7 mil tentativas de ataques a roteadores no Brasil durante o mês de novembro. De acordo com a marca, o objetivo dos hackers seria modificar as configurações de DNS dos dispositivos e, assim, redirecionar os usuários para páginas falsas. Entre os exemplos citados pela Avast nesse caso de phishing estão sites de bancos, servidores de e-mail e até serviços de streaming.
Vale ressaltar que o problema de segurança afeta os roteadores, e não os serviços em si. Dessa forma, é necessário ressaltar a importância de manter as senhas de acesso ao Wi-Fi e às páginas de interface dos dispositivos wireless atualizadas. Outra dica é atentar aos links acessados, evitando endereços desconhecidos ou suspeitos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como os ataques funcionam
Segundo a Avast, o ataque, conhecido como CSRF (sigla em inglês para falsificação de solicitações entre sites), tem início no acesso a sites contendo anúncios maliciosos. Essas publicidades, que são geradas por redes de terceiros, redirecionam o usuário a um site que executa o kit de exploração do roteador, e, a partir daí, o processo acontece em segundo plano, sem que o usuário perceba.
Em caso de sucesso, o kit consegue infiltrar o sistema interno do dispositivo e realiza o processo de ataque que dá aos invasores o controle sobre o DNS. A empresa de segurança identificou até mesmo um link bit.ly que aponta para essas páginas de infecção, registrando 222 mil acessos na segunda quinzena de novembro.
A partir daí, com acesso ao aparelho, os criminosos podem redirecionar o tráfego de rede para versões falsas dos sites mais visitados pelo usuário, simulando os endereços reais e muitas vezes passando despercebidas. Dessa forma, o usuário é induzido ao erro e insere suas informações de login e senha, e os hackers têm acesso a dados a respeito de contas bancárias, pagamentos, entre outros.
Uma vez que as informações são cedidas, o site apresenta uma mensagem de erro, ou em outros casos, pede mais informações para que o usuário prossiga para acessar o serviço. Entre exemplos de sites que ganharam versões falsas, a Avast cita os bancos Bradesco (bradesco.com.br) e Santander (santandernetibe.com.br), o serviço de pagamentos PagSeguro (pagseguro.com.br), os servidores de e-mail Terra (terra.com.br) e UOL (uol.com.br), além da plataforma de streaming Netflix (netflix.com).
O TechTudo entrou em contato com as empresas citadas no comunicado, e vai atualizar a matéria com os posicionamentos oficiais em breve. A Vivo, em nome do portal Terra, alegou que já está apurando o caso internamente.
Vale ressaltar: o problema afeta diretamente os roteadores dos usuários e os serviços em si não sofrem alterações.
Como se proteger
A Avast observa que 43% dos usuários brasileiros nunca acessaram as interfaces de controle do roteador. Portanto, é uma tendência no país que os aparelhos continuem com as senhas padrão das fabricantes, o que aumenta o nível de risco e torna a vida dos criminosos mais fácil. Além de trocar as senhas e o login de acesso à rede, outra medida importante é manter o firmware atualizado.
Outra dica é desconfiar de sites com anúncios invasivos, além de evitar clicar em links suspeitos distribuídos por e-mail e conferir o endereço URL de sites que você acessa, principalmente aqueles que precisam de
Ativar os serviços de autenticação em duas etapas em sites, serviços e plataformas que oferecem esse tipo de proteção também é uma boa forma de se prevenir. Com a autenticação em duas etapas, as chances de que o invasor consiga acessar sua conta diminuem bastante, mesmo que ele tenha interceptado suas senhas.
Via Avast
Como evitar Conflito de IP em roteadores? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar Google Maps no celular Android e iPhone
- Mapa mental online: veja os melhores sites para fazer de graça
- Como mudar a miniatura do seu vídeo publicado no Facebook
- Conheça o Pulse 3D, headset do PS5 que chega com cancelamento de ruído
- The Last of Us: Naughty Dog pode lançar remake para PlayStation 5 (PS5)
- Conheça o Apple Trade In, programa de troca que dá desconto no iPhone
- Jogamos Dragon Ball Xenoverse 2, versão melhorada do primeiro sucesso
- É muito distraído? Seis aplicativos para se concentrar no trabalho
- Como usar o app ArtistA para transformar sua foto em desenho no Android
- Melhores laterais-direitos de FIFA 20
- Notebook Lento? Veja o que fazer para melhorar o desempenho do seu laptop
- Review Thronebreaker: The Witcher Tales
- Como criar e apagar uma partição no Windows 10
- Counter-Strike 1.6: como instalar novos mapas no jogo
- Nove dicas para aproveitar melhor a Netflix na sua smart TV
- Como evoluir seu personagem e destravar habilidades em Vampyr
- Quer um notebook Full HD? Veja oito modelos por até R$ 5 mil em 2020
- Insta360 Pro: câmera captura imagens em 360º para o Google Street View
- Ataque hacker em hospital na Alemanha pode ter causado morte de paciente
- Como baixar e usar o app Desrotulando para escanear códigos de produtos