Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Vivemos num mundo em que todas as fabricantes de smartphones e de PC afirmam que o futuro é a conectividade, especialmente quando falamos da chegada das redes de nova geração 5G!
No entanto, a Intel decidiu vender o seu departamento de produção e desenvolvimento de modems à Apple… Porquê!?
Portanto, como deve saber, no passado mês de Julho, a Apple comprou o departamento de modems e todas as licenças tecnológicas da Intel por cerca de mil milhões de dólares. O que claro está, acaba por remover a gigante azul dos micro-processadores deste mercado.
Contudo, parece que este negócio foi horrível para a Intel!
Segundo a própria empresa, foram perdidos muitos mil milhões de dólares na construção e desenvolvimento deste departamento. Tudo graças à Qualcomm, que basicamente criou um ambiente em que não é possível competir, obrigando a Intel a abandonar o mercado com uma mão à frente e outra atrás.
Curiosamente, na altura do anúncio, a Intel admitiu que ia sair do mercado por não existir uma caminho claro para fazer dinheiro. Contudo, pelos vistos este caminho existia… Foi é bloqueado pela Qualcomm e suas medidas anti-concorrência.
Afinal de contas, a Qualcomm criou as suas licenças intelectuais para a tecnologia CDMA e LTE, de forma a não permitir concorrência no mercado. Caso não saiba, a Qualcomm implementou uma política “no license, no chips” que previne todos os OEMs de comprar componentes a não ser que exista um acordo assinado. O que claro está, faz com que a compra de componentes a rivais seja mais cara, e por isso menos aliciante para as fabricantes. Ora leia:
“A Intel sofreu muito com o comportamento anti-concorrência da Qualcomm. Vendo toda e qualquer oportunidade de negócio no mercado de modems a ser negada. Devido aos preços artificialmente inflacionados pela Qualcomm.”
Assim, a Intel investiu muitos milhões de euros, contratou milhares de pessoas, e até adquiriu duas empresas de forma a apostar forte e feio no mercado… Um esforço que acabou nas mãos da Apple por um preço de ‘Black Friday’.
Em suma, apesar da Intel continuar a vender modems 4G para PCs, a gigante dos micro-processadores vai mesmo abandonar o mercado no futuro. Aliás, basta olhar para o acordo entre a empresa e a MediaTek, para a integração de modems 5G em novos portáteis Intel Core.
Mais Artigos...
- Galaxy Note 20 tem uma novidade no ecrã que não está...
- Confirmado! NVIDIA GTX 1660 Super vai mesmo ter memória GDDR6
- The Last of Us Part 2 foi adiado para Maio! Porquê?
- Apple está a pensar abandonar a Intel para abrir os braços...
- O Black Friday da Globaldata só termina no dia 6 de...
- A Qualcomm quer espaço para duas impressões digitais nos smartphones!
- Primeiros benchmarks do Intel Core i9-10900X chegaram à Internet!
- Smartphone topo de gama antigo ou smartphone ‘budget’ novo!?
- Estados Unidos fecham definitivamente a porta à Huawei e ZTE
- Xiaomi Mi 10 Pro é oficial: o smartphone que bate todos...
- Xiaomi Mi 9T Pro está na Europa mas com preços muito estranhos
- Sony quer Metal Gear e Silent Hill do seu lado (com...
- Riot Games: Criadores de League of Legends anunciaram novo jogo!
- ZTE Blade 20: câmeras em rectângulo e uma grande bateria
- Teste: Memup SlidePad NG 9716DC
- O Samsung Galaxy S10 tem uma falha de segurança assustadora
- (Hands-On) Xiaomi Mi Band 4: A rainha dos wearables mantém o trono!
- Huawei P Smart 2020: nova versão chega com uma grande novidade!
- Galaxy S11e: imagens estão na Internet e revelam uma novidade!
- Engenheiro da Samsung falou do porquê da falta de atualizações