Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Vivemos num mundo em que todas as fabricantes de smartphones e de PC afirmam que o futuro é a conectividade, especialmente quando falamos da chegada das redes de nova geração 5G!
No entanto, a Intel decidiu vender o seu departamento de produção e desenvolvimento de modems à Apple… Porquê!?
Portanto, como deve saber, no passado mês de Julho, a Apple comprou o departamento de modems e todas as licenças tecnológicas da Intel por cerca de mil milhões de dólares. O que claro está, acaba por remover a gigante azul dos micro-processadores deste mercado.
Contudo, parece que este negócio foi horrível para a Intel!
Segundo a própria empresa, foram perdidos muitos mil milhões de dólares na construção e desenvolvimento deste departamento. Tudo graças à Qualcomm, que basicamente criou um ambiente em que não é possível competir, obrigando a Intel a abandonar o mercado com uma mão à frente e outra atrás.
Curiosamente, na altura do anúncio, a Intel admitiu que ia sair do mercado por não existir uma caminho claro para fazer dinheiro. Contudo, pelos vistos este caminho existia… Foi é bloqueado pela Qualcomm e suas medidas anti-concorrência.
Afinal de contas, a Qualcomm criou as suas licenças intelectuais para a tecnologia CDMA e LTE, de forma a não permitir concorrência no mercado. Caso não saiba, a Qualcomm implementou uma política “no license, no chips” que previne todos os OEMs de comprar componentes a não ser que exista um acordo assinado. O que claro está, faz com que a compra de componentes a rivais seja mais cara, e por isso menos aliciante para as fabricantes. Ora leia:
“A Intel sofreu muito com o comportamento anti-concorrência da Qualcomm. Vendo toda e qualquer oportunidade de negócio no mercado de modems a ser negada. Devido aos preços artificialmente inflacionados pela Qualcomm.”
Assim, a Intel investiu muitos milhões de euros, contratou milhares de pessoas, e até adquiriu duas empresas de forma a apostar forte e feio no mercado… Um esforço que acabou nas mãos da Apple por um preço de ‘Black Friday’.
Em suma, apesar da Intel continuar a vender modems 4G para PCs, a gigante dos micro-processadores vai mesmo abandonar o mercado no futuro. Aliás, basta olhar para o acordo entre a empresa e a MediaTek, para a integração de modems 5G em novos portáteis Intel Core.
Mais Artigos...
- Mate 30 Pro – A Huawei está cada vez mais perto da Google!
- O Apple Watc… Oops!… O Xiaomi Mi Watch não chega à Europa em 2019
- Google Maps recebeu novidade que já está na Play Store!
- Age of Empires 4 vai ser finalmente revelado na próxima semana!
- Mercado de smartphones a ferver e Samsung está a liderar!
- Redmi 5 e Redmi Note 5 recebem versão estável do MIUI 11!
- Instagram esconde gostos e deixa influenciadores nervosos!
- Facebook Lite para Android já tem o novo dark mode!
- Disney+ está a chegar! Saiba tudo sobre a plataforma de streaming
- Leak das funcionalidades do Galaxy Note 10 chega à Internet!
- Mercado dos wearables está a ferver. Quem domina é a Xiaomi!
- Galaxy Z Flip: agora já faz sentido termos um dobrável!
- Xiaomi Redmi 7/ Note 7/ Note 7 Pro a preços bomba!
- Huawei Mate 30 Pro saiu agora e já tem direito a...
- (Rumor) Sony PlayStation 5 vai impressionar (e bem) nos gráficos
- MIUI 11 para o POCO F1 já está disponível. Descarregue agora!
- Gostava de ver um regresso de Harry Potter? O ator não!
- Análise Razer Kiyo: Quer fazer streaming? Tem aqui uma excelente opção
- Dark mode chega finalmente ao WhatsApp para Android e iOS
- As especificações das Motherboards AMD B550 chegaram à Internet