Hoje em dia, o mercado de smartphones é completamente dominado pelo Sistema Operativo Android desenvolvido pela gigante Google. Ao fim ao cabo, temos centenas de fabricantes a utilizar a base deste sistema operativo em milhares de produtos diferentes, desde smartphones e relógios a televisões inteligentes.
Aliás, no mundo dos smartphones que é onde este software domina mesmo a sério, o Android possui cerca de 80% da quota de mercado, ficando o resto para o iOS da Apple.
Contudo… O Android não é uma invenção da Google! Sabe como nasceu este Sistema Operativo?
Portanto, o Android foi originalmente criado por Andy Rubin em 2003, sob a criação da empresa Android, Inc. (É também o fundador da empresa que deu origem ao Essential Phone.)
Estamos a falar de uma pessoa super inteligente que tem cargos na Microsoft e Apple no seu currículo. No entanto, se acha que Andy ‘roubou’ algumas ideias ao iOS da Apple, temos de dizer que este abandonou a empresa 15 anos antes do lançamento do primeiro iPhone.
Pois bem, após a criação da firma Android, Inc. a Google decidiu meter as mãos no projeto, absorvendo a totalidade da empresa em 2005. Posteriormente, em 2007, foi criada a Open Handset Alliance que reuniu várias fabricantes de smartphones como a Samsung, Sony, Lenovo, etc… A ideia era fazer com que o Android fosse de todos e não apenas da Google.
O núcleo do Sistema Operativo Android é Open Source. Aliás, é devido a isto que o Huawei Mate 30 Pro continua a ser baseado no Android da Google, apesar de não contar com os tão desejados serviços e aplicações da empresa. É que o SO em si, está aberto para todos! Afinal de contas, se você quiser, pode desenvolver a sua própria versão do Android em casa.
É também por isto que temos outras empresas fora da Aliança previamente mencionada a desenvolver as suas próprias ROMs. Como é o caso da Amazon que produz os aparelhos Amazon Fire baseados neste sistema operativo, apesar de não utilizar a Google Play Store.
Em suma, o Android não foi originalmente criado pela Google. E na verdade, não é bem da Google, é de todos nós. No fundo, é um pouco por isto que os entusiastas ficaram de pé atrás com as proibições feitas à Huawei, especialmente sem provas concretas.
Mais Artigos...
- Razer Huntsman TE: Mais pequeno mas ainda mais rápido!
- OnePlus 7T ainda não saiu. Mas já sabemos como vai ser...
- Huawei Watch GT2 oficializado: o que há de novo neste smartwatch?
- YouTube para Android tem mais uma novidade a caminho!
- O próximo Samsung Galaxy Fold vai ter vidro que dobra!
- Huawei Mate 30 Pro: Será que vamos ter aqui o melhor Android de 2019?
- RTX 3080: Preço, especificações e data de lançamento!
- Gmail para Android tem uma grande novidade. Já a encontrou?
- A MWC foi cancelada, mas os lançamentos vão acontecer na mesma!
- AMD Radeon RX 5600 XT vai ter a mesma performance da...
- Google Maps tem novidades para quem anda na estrada!
- Notícias acerca da PlayStation 5 parecem dar a vantagem à nova...
- PS5 com dificuldades na retro-compatibilidade?.. A Xbox vai suportar tudo!
- Descontos – Smartwatches Xiaomi (GTR, GTS, Stratos 3, Bip e Mi Band 4)
- Honor MagicWatch 2 já está a chegar a Inglaterra por 187...
- AMD Ryzen 3000 – Atualização traz ainda mais performance!
- Sabia que pode jogar Diablo de borla, no browser do seu PC?
- (Opinião) PS5 e Xbox Scarlett deviam olhar para a Nintendo Switch
- Deadpool pode chegar à Marvel mais depressa do que o previsto
- Guerra de smartphones: vem aí um Redmi com 64 megapixéis!