Hoje em dia, o mercado de smartphones é completamente dominado pelo Sistema Operativo Android desenvolvido pela gigante Google. Ao fim ao cabo, temos centenas de fabricantes a utilizar a base deste sistema operativo em milhares de produtos diferentes, desde smartphones e relógios a televisões inteligentes.
Aliás, no mundo dos smartphones que é onde este software domina mesmo a sério, o Android possui cerca de 80% da quota de mercado, ficando o resto para o iOS da Apple.
Contudo… O Android não é uma invenção da Google! Sabe como nasceu este Sistema Operativo?
Portanto, o Android foi originalmente criado por Andy Rubin em 2003, sob a criação da empresa Android, Inc. (É também o fundador da empresa que deu origem ao Essential Phone.)
Estamos a falar de uma pessoa super inteligente que tem cargos na Microsoft e Apple no seu currículo. No entanto, se acha que Andy ‘roubou’ algumas ideias ao iOS da Apple, temos de dizer que este abandonou a empresa 15 anos antes do lançamento do primeiro iPhone.
Pois bem, após a criação da firma Android, Inc. a Google decidiu meter as mãos no projeto, absorvendo a totalidade da empresa em 2005. Posteriormente, em 2007, foi criada a Open Handset Alliance que reuniu várias fabricantes de smartphones como a Samsung, Sony, Lenovo, etc… A ideia era fazer com que o Android fosse de todos e não apenas da Google.
O núcleo do Sistema Operativo Android é Open Source. Aliás, é devido a isto que o Huawei Mate 30 Pro continua a ser baseado no Android da Google, apesar de não contar com os tão desejados serviços e aplicações da empresa. É que o SO em si, está aberto para todos! Afinal de contas, se você quiser, pode desenvolver a sua própria versão do Android em casa.
É também por isto que temos outras empresas fora da Aliança previamente mencionada a desenvolver as suas próprias ROMs. Como é o caso da Amazon que produz os aparelhos Amazon Fire baseados neste sistema operativo, apesar de não utilizar a Google Play Store.
Em suma, o Android não foi originalmente criado pela Google. E na verdade, não é bem da Google, é de todos nós. No fundo, é um pouco por isto que os entusiastas ficaram de pé atrás com as proibições feitas à Huawei, especialmente sem provas concretas.
Mais Artigos...
- Xiaomi Mi Mix 4: não há cá buracos nem monocelhas!
- Experimente já o Android 10 no ASUS ROG Phone 2 (versão...
- Sega: The House Of Dead 1 e 2 vão receber um...
- PlayStation Store: chegaram as mega-promoções de Verão!
- ASUS atacou MSI e Gigabyte! Afinal quem tem as melhoras boards?
- A NVIDIA RTX 2080 Ti Super existe, pode usar, mas não...
- A Samsung já está a testar o Android 10 no Galaxy...
- Imagem ao vivo da parte frontal do Honor V30 cai na Internet!
- Samsung Galaxy A81: um super gama-média com um S-Pen
- Promoções da semana: Rainbow Six e The Elder Scrolls estão grátis!
- Oops!? As novas motherboards Intel não vão suportar PCIe 4.0
- A NVIDIA está mesmo a preparar o lançamento da RTX 2080...
- Analistas afirmam que a memória RAM vai descer 42% ainda este ano!
- (Leak) Novas renderizações da PlayStation e DualShock 5!
- Google integra modo de baixa luz na app Duo para Android e iOS
- Intel promete aumentar a performance por dólar/euro ainda este ano
- ASUS Zenfone 6: já pode colocar o ecrã com 75Hz! Veja...
- (Ryzen 4000) O sucessor do chipset X570 não vai ser feito...
- Pokemon Sword and Shield: o que será revelado na Livestream de...
- Smartphones com câmeras de 108MP e Zoom ótico até 10x! Já em 2020