Hoje em dia, o mercado de smartphones é completamente dominado pelo Sistema Operativo Android desenvolvido pela gigante Google. Ao fim ao cabo, temos centenas de fabricantes a utilizar a base deste sistema operativo em milhares de produtos diferentes, desde smartphones e relógios a televisões inteligentes.
Aliás, no mundo dos smartphones que é onde este software domina mesmo a sério, o Android possui cerca de 80% da quota de mercado, ficando o resto para o iOS da Apple.
Contudo… O Android não é uma invenção da Google! Sabe como nasceu este Sistema Operativo?
Portanto, o Android foi originalmente criado por Andy Rubin em 2003, sob a criação da empresa Android, Inc. (É também o fundador da empresa que deu origem ao Essential Phone.)
Estamos a falar de uma pessoa super inteligente que tem cargos na Microsoft e Apple no seu currículo. No entanto, se acha que Andy ‘roubou’ algumas ideias ao iOS da Apple, temos de dizer que este abandonou a empresa 15 anos antes do lançamento do primeiro iPhone.
Pois bem, após a criação da firma Android, Inc. a Google decidiu meter as mãos no projeto, absorvendo a totalidade da empresa em 2005. Posteriormente, em 2007, foi criada a Open Handset Alliance que reuniu várias fabricantes de smartphones como a Samsung, Sony, Lenovo, etc… A ideia era fazer com que o Android fosse de todos e não apenas da Google.
O núcleo do Sistema Operativo Android é Open Source. Aliás, é devido a isto que o Huawei Mate 30 Pro continua a ser baseado no Android da Google, apesar de não contar com os tão desejados serviços e aplicações da empresa. É que o SO em si, está aberto para todos! Afinal de contas, se você quiser, pode desenvolver a sua própria versão do Android em casa.
É também por isto que temos outras empresas fora da Aliança previamente mencionada a desenvolver as suas próprias ROMs. Como é o caso da Amazon que produz os aparelhos Amazon Fire baseados neste sistema operativo, apesar de não utilizar a Google Play Store.
Em suma, o Android não foi originalmente criado pela Google. E na verdade, não é bem da Google, é de todos nós. No fundo, é um pouco por isto que os entusiastas ficaram de pé atrás com as proibições feitas à Huawei, especialmente sem provas concretas.
Mais Artigos...
- (IPTV) Saiba quais são as melhores aplicações para ver TV no telemóvel!
- À espera do Android 10 para o Galaxy S9/S9+? Boas notícias!
- Após 8 anos os jogos da EA podem estar e volta...
- Modern Warfare: Novo modo Multiplayer será lançado já em Agosto!
- Windows 10 lento nos jogos e a arrancar? Resolva agora!
- GTA V esteve nos tops de vendas durante 74 meses!
- Days Gone: Atualização 1.6 celebra o lançamento de Death Stranding!
- EMUI 10 – Huawei aposta no Dark Mode total e muito mais!
- Conversas no WhatsApp podem ser descobertas com a Google
- Samsung faz dobradinha! Galaxy S20 Ultra é o novo rei dos...
- Design oficial do Redmi K30 Pro/Mi 10T está confirmado!
- O Google Assistant está a falhar? Experimente já esta solução!
- Intel vai reagir aos AMD Ryzen 3000 com um desconto de...
- Xbox Series X vai conseguir ter 5 jogos abertos ao mesmo...
- A OnePlus tem uma surpresa para os fãs! Será revelada amanhã!
- (Leak) Data de lançamento de GTA 6 acabou de ser revelada!?
- AMD Zen 3: Cada núcleo desta arquitetura poderá oferecer 4 threads!
- A AMD continua a dominar a Intel no mercado de processadores!
- Grand Theft Auto 5: DLCs cancelados incluíam Apocalipse Zombie!
- Android 10 acabou silenciosamente com uma funcionalidade!