A AMD acabou de revelar alguns detalhes super interessantes em relação à nova arquitetura Zen 3 que deverá chegar já no próximo ano para tentar dar continuação ao sucesso da empresa em 2019.
Pois bem, graças a Forrest Norrod (Vice-Presidente da AMD), ficámos a conhecer alguns detalhes bastante sumarentos acerca da nova arquitetura Zen 3. Afinal, não vai ser uma mudança leve como foi a passagem da arquitetura Zen para a Zen+! Os processadores Zen 3 vão trazer grandes melhorias na eficiência e performance pura e dura.
Cuidado Intel! A arquitetura AMD Zen 3 vai trazer muitas melhorias
Portanto, vamos poder dizer olá a novas melhorias no IPC, bem como frequências mais altas… E mais núcleos de processamento!
Como já deve saber, a arquitetura AMD Zen 3 irá ser baseada no processo de produção 7nm+, sendo a sucessora à atual super popular arquitetura Zen 2. Aliás, a AMD já confirmou que a fase de design está completa, e que um lançamento em 2020 é mais do que certo.
Pois bem, no ano passado, Mark Papermaster revelou que os 7nm+ iriam ajudar principalmente na eficiência dos novos processadores, com algumas melhorias mínimas de performance. Contudo, parece que as coisas não vão ser bem assim!
Ao fim ao cabo, de acordo com a própria TSMC, o novo processo de produção 7nm+ irá aumentar a densidade em mais de 20%, enquanto a eficiência deverá aumentar 10%. Ou seja, o aumento de performance deverá ser bem real nos Ryzen 4000.
A arquitetura AMD Zen 3 foi desenhada de raiz!
Na entrevista, Forrest mencionou que ao contrário da Zen 2 que foi basicamente uma evolução das arquiteturas passadas. O novo design foi feito de raiz! Em suma, vamos ver muitas diferenças na arquitetura Zen 3 em relação aos produtos já no mercado…
Caso não saiba, a AMD conseguiu um aumento de 15% no IPC na arquitetura Zen 2. Por isso, quem sabe o que poderá conseguir com um design completamente novo? A própria empresa afirma que os consumidores deverão estar à espera de um aumento de performance condizente com uma arquitetura completamente nova. Será que vamos ter um outro aumento de 10/15%? A Intel até já treme!
Mais e renovados núcleos/threads de processamento!
Quanto ao número de ‘cores’, a AMD quer continuar a inovar e a levar a indústria para a frente. Por isso, da mesma maneira que a arquitetura Zen 2 duplicou o número de núcleos do design original… É bem provável que os produtos Zen 3 tragam novidades neste campo. Ainda é cedo para arriscar um número, mas se ficaram boquiabertos com o Ryzen 9 3950X, se calhar vamos ficar ainda mais surpreendidos em 2020.
Cuidado Intel! A arquitetura AMD Zen 3 vai trazer muitas melhorias – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- GTA 6? Bully 2? A Rockstar Games fez algo bastante curioso!
- (Promoções) Os smartphones Xiaomi que mais valem a pena!
- Google Stadia está a deixar os Chromecasts a ferver!
- Snapdragon 865 bate tudo no primeiro teste no Geekbench!
- GF vs TSMC – Chips utilizados pela Apple e NVIDIA podem...
- Só tem um GPU? Pode usar a segunda entrada PCIe da...
- Update para o Poco X2 já disponível e chega com muitas...
- O preço dos smartphones não pára de aumentar… Porquê!?
- Nokia 9.1 PureView: Snapdragon 855, melhores câmeras e 5G!
- Utiliza PS Now no PC? Pode jogar os jogos exclusivos da...
- Análise Logitech MX Keys: Um teclado que é realmente profissional
- OnePlus 8 Pro – 120Hz + SD865 + Carregamento de 50W…...
- UE quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho?
- Huawei já fabrica smartphones sem peças americanas
- Novo update do Galaxy Note 10 melhora a qualidade de imagem
- A nova AMD Radeon RX 5500 é quase tão rápida quanto...
- Utiliza o Xbox Game Pass? Então vai ter direito a muitas...
- Android: aplicação de câmara da Google prepara muitas novidades!
- Smartphone misterioso certificado! Será este o Redmi K30?
- Google Maps vs Google Maps Go: qual o melhor para si?