Roblox é uma plataforma grátis de jogos disponível para download no PC, Xbox One e celulares Android e iOS (iPhone). A ferramenta permite a criação de diversos cenários, sendo que atualmente estão disponíveis mais de 15 milhões de jogos online. De acordo com a Roblox Corporation, desenvolvedora do jogo, a produção alcança mais de 100 milhões de jogadores por mês, sendo que parte considerável deste público é formado por crianças e adolescentes.
Para manter a convivência harmônica entre os jogadores e, principalmente, proteger as crianças que acessam o jogo, a Roblox Corporation possui uma lista extensa de regras de conduta. Além da proibição de ofensas e comportamentos tóxicos, a empresa também aplica punições em jogadores trapaceiros que usam hacks. Veja, abaixo, as práticas que são proibidas na plataforma de games.
É permitido usar hacks e cheats em Roblox?
Uma das dúvidas mais comuns sobre Roblox é sobre a possibilidade de se usar hacks e cheats para alterar aspectos do jogo, já que a plataforma permite modificações. De acordo com a produtora do game, não é permitido usar hacks o cheats no Roblox. A empresa considera como ilegais as alterações que não sejam feitas a partir do Roblox Studio, programa oficial de criações do game.
“A exploração ou trapaça é injusta para todos os jogadores do Roblox e cria uma experiência ruim para todos. Essas ações são uma violação dos Termos de Uso da Roblox e levarão à exclusão de uma conta”, explica a empresa em sua página de suporte.
Sobre hacks, especificamente, a Roblox Corporation pontua também que “qualquer conta que for pega hackeando jogos ou acessando contas que não possui será moderada, incluindo possível exclusão da conta”.
Comportamentos tóxicos
A Roblox Corporation se coloca como uma empresa plural, que respeita diferenças, repudia comportamentos tóxicos e violentos e estimula a gentileza e cordialidade entre as pessoas. E para verificar a adequação dentro de sua comunidade, a desenvolvedora monitora ativamente os textos e conteúdos dos games, sendo que algumas violações são bloqueadas automaticamente por sistemas de detecção virtuais. A lista de ações que a empresa não tolera contém itens como:
- Assédio virtual, importunação sexual, bullying, perseguição, intimidação, humilhação e uso de palavras de baixo calão contra outros jogadores;
- Discursos discriminatórios contra raças, etnias, nacionalidades, religiões, doenças, gênero, identidade de gênero, orientação sexual e idade;
- Revelar os dados pessoais de outros jogadores;
- Chamar a atenção de comportamentos inadequados em público. Sobre isso, a plataforma explica que o correto a se fazer é realizar uma denúncia formal.
Limites para a personalização
Roblox é um game parecido com Minecraft no sentido de permitir que a imaginação da comunidade flua. São milhares as possibilidades de personalização de personagens dentro do jogo. O game possui, ainda, os próprios criadores que podem inventar novos cenários, jogos e itens. Contudo, a plataforma impõe limites para essas modificações.
De acordo com as regras de comunidade, entre os visuais de personagens que são proibidos estão roupas com faixas vermelhas no braço (referência ao nazismo) e bandeiras dos confederados dos Estados Unidos (referência à supremacia branca). Esses conteúdos estão sujeitos a sanções como bloqueios e banimentos.
Além disso, a plataforma também pune quem constrói personagens imitando pessoas reais. Neste caso, é proibido usar nomes de pessoas, cargos em empresas, representação e dados oficiais.
Especificamente para os criadores, não é perm
- Sexualizam personagens ou aspectos do game;
- Sejam violentos ou façam referência a eventos trágicos do mundo real;
- Mostrem personagens somente de roupas íntimas ou que pareçam estar nus.
Compra e venda de robux
Como parte considerável dos games online atualmente, Roblox possui as chamadas “microtransações”. Ou seja, o jogo possui uma moeda própria que pode ser trocada por itens e roupas exclusivas. Essas moedas, que são chamadas de “robux”, podem ser compradas, inclusive, com dinheiro de verdade. Os robux só podem ser vendidos, comercializados, dados ou trocados por meio dos canais oficiais do game.
No caso de quem quiser comprar ou ganhar a moeda virtual, existem quatro maneiras:
- Comprar através dos aplicativo, site oficial ou jogo no Xbox One;
- O game possui assinaturas que dão robux mensalmente;
- Criadores podem trocar suas peças de roupas exclusivas por robux;
- Criadores podem cobrar robux como método de entrada em seus jogos exclusivos.
Como denunciar
Roblox tem diversos métodos de denúncia de jogadores abusivos ou jogos que não estão em conformidade com as regras. É possível fazer a denúncia dentro do próprio cenário do jogo, por exemplo. Neste caso é possível apontar o jogador que cometeu a infração e explicar um pouco sobre o que ocorrido. Além disso, também é permitido falar sobre violações a partir do site oficial e game rodando no Xbox One. A página do suporte do Roblox ensina passo a passo como reportar um comportamento inadequado.
A empresa responsável pelo game categoriza as infrações em leves, médias e graves. As penas para o mau comportamento são de advertência, suspensão temporária e, em último caso, suspensão permanente. As ações são julgadas caso a caso, sendo que entre os critérios para estipular uma punição estão fatores como gravidade do ato e reincidência.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp libera ajuste de privacidade em grupos para todos; saiba usar
- Telegram: como desativar as notificações sobre novos contatos
- Microsoft quer que Cortana controle frigideiras, tostadeiras e geladeiras
- Zenbuds é o fone de ouvido da Amazfit que promete melhorar o sono; conheça
- Fortnite tem bug 'fatal' que mata jogadores em mapa do Battle Royale
- PES 2018: como disputar copas especiais e concorrer a atletas lendários
- Snapdrop: como passar foto do Android para iPhone (iOS)
- Dragon Ball Xenoverse: testamos o novo game baseado no famoso anime
- Pokémon Sword & Shield traz Battle Stadium com batalha online rankeada
- Emojipedia revela top 40 emojis mais pedidos nos últimos 12 meses
- MIBR volta ao CS:GO com FalleN, colzdera e ex-jogadores da SK Gaming
- Tudo sobre Moto G8 Power Lite: preço, ficha técnica, prós e contras
- Dragon Ball FighterZ ganha trailer impressionante com Trunks do Futuro
- Localização do Instagram não funciona: veja dicas para corrigir
- Relembre projetos do Kickstarter e Indiegogo que fizeram sucesso em 2017
- Conhe?a caixas de som mais port?teis e potentes para curtir o carnaval
- Overwatch: conheça os mapas competitivos do jogo da Blizzard
- Como compartilhar tela no Discord
- Dicas para jogar Arms, novo game de luta do Nintendo Switch
- Saiba como jogar Flight Pilot, simulador de avião ‘real’ para smarts