O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo mais popular do Brasil. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes. Para expandir ainda mais seu uso no país, o WhatsApp promoveu um encontro com empreendedores em São Paulo, nesta quarta-feira (13), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No evento, a entidade e o mensageiro anunciaram uma parceria com o objetivo de popularizar a edição Business e torná-la o principal canal de comunicação entre estabelecimentos e consumidores.
O projeto, que inicia no estado de São Paulo, oferece treinamentos de recursos do aplicativo para pequenos empresários, para que eles aprendam a usar as ferramentas de forma mais eficiente. O TechTudo reúne, na lista a seguir, os principais pontos abordados durante a apresentação. Vale lembrar que o WhatsApp comercial está disponível para download gratuito no Android e iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Treinamento do Sebrae
A parceria entre o Sebrae-SP e o WhatsApp tem como objetivo treinar e educar pequenos empresário e empreendedores brasileiros. As ferramentas do aplicativo podem ajudá-los a manter uma conexão otimizada com clientes e a expandir seus negócios. Os treinamentos, que começam em São Paulo, vão mostrar o modo de funcionamento de recursos e as melhores práticas do aplicativo. Além do curso, os materiais também ficam disponíveis no site do Sebrae, redes sociais e canais digitais. Segundo a entidade, o conteúdo estará pronto a partir de janeiro de 2020.
2. Catálogo de produtos ou serviços
No começo de novembro, o mensageiro liberou o recurso de Catálogo em perfis comerciais no Android e iPhone (iOS). A novidade, que também foi abordada no evento, é útil para empresas exibirem seus serviços ou produtos na plataforma, como uma espécie de cardápio. Dessa forma, é possível usar o perfil empresarial para mostrar imagens e preços de bolos, se você for dono de uma padaria, por exemplo. Além da foto, o empreendedor pode inserir outras informações e detalhes, como descrição, link e código. Vale lembrar que os itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e do Instagram: animais, drogas, armas e objetos ilícitos são proibidos.
3. Usar respostas rápidas
Os empreendedores também falaram sobre a importância de ser rápido ao responder dúvidas de usuários. Para passar uma boa impressão e ajudar a conquistar novos consumidores, o WhatsApp Business permite criar textos prontos para agilizar o atendimento ao cliente. O recurso de respostas prontas evita que seja preciso digitar manualmente mensagens longas, como cardápios e tabela de preços, a cada solicitação. Por meio de comandos que você mesmo cadastra no app, as frases são escritas automaticamente, a fim de agilizar o atendimento e evitar demora nas respostas.
4. Criar mensagens automáticas
Durante a apresentação, o WhatsApp frisou que é importante usar o recurso de mensagens automáticas para evitar que os clientes esperem por uma resposta por muito tempo. O app permite enviar textos automáticos, inclusive em horários fora do expediente, para avisar sobre a ausência e a previsão de próximo atendimento. Na mensagem, é possível indicar o dia ou hora em que a conversa será retomada, ou uma frase de saudação, para informar que o negócio está disponível e que o cliente será atendido em breve. Assim, o empreendedor tem a chance de começar a conversa de forma amigável.
5. Etiquetas para organizar conversas
O profissional pode usar o recurso de Etiquetas
Números e casos de sucesso
Segundo uma pesquisa do Sebrae, existem nove milhões de pequenas e médias empresas no Brasil, e 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizam a versão Business do mensageiro. Outro dado interessante é que 73% de pequenas e médias corporações que usam o WhatsApp no Brasil afirmam ter ampliado o volume de venda graças às ferramentas da plataforma, ainda de acordo com o estudo.
Na apresentação, o WhatsApp reuniu profissionais de diferentes ramos para que eles contassem suas experiências de uso do aplicativo em atividades dos negócios. Destacaram-se as histórias das empresas Cupcakes By Isa, em que a empresária contou que 70% das vendas vêm do WhatsApp; e Boutique de Krioula, em que 80% dos negócios ocorrem via app.
*A jornalista viajou para São Paulo a convite do WhatsApp
Como transferir o WhatsApp de um aparelho para outro? Usuários respondem no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AirPods Max ou Sony WH-1000XM4? Compare os fones Bluetooth premium
- Rainbow Six Siege: veja como reportar hacks e cheats no jogo da Ubisoft
- Como reduzir o brilho do iPhone além do que o iOS permite
- Apps para pedir táxi; lista inclui cinco boas opções
- Google Feud: autocompletar vira jogo curioso
- Internet mais rápida: veja possíveis avanços de rede nos próximos anos
- Confira os eletrônicos mais buscados do Brasil antes da Black Friday 2019
- Robôs assustadores: conheça cinco modelos com aparências bizarras
- Fone de ouvido esportivo barato: veja modelos para comprar até R$ 300
- YouTube no celular: como ocultar playlists, inscrições e vídeos que você curtiu
- Usar a localização em fotos no celular pode ser um risco; saiba desativar
- Como baixar e instalar o Office 2016 Preview no Mac OS X
- Atualização do Xbox One traz nova dashboard, confira o que mudou
- Lumia 950 e Lumia 950 XL devem ter novo padrão de USB, diz site
- Apple libera iOS 13.1 com novas funções para iPhone e correção de falhas
- Como usar o Blur e borrar pessoas e objetos em vídeos no Adobe Premiere
- O que mudou do Xperia XA para o Xperia XA Ultra
- Smart TV Samsung lenta? Veja como apagar apps e ganhar espaço
- Conheça os melhores jogadores de cada posição do jogo Fifa 17
- Como baixar o novo Windows 10 — Fall Creators Update Preview