O banimento permanente é uma medida disciplinar adotada pela maioria dos jogos competitivos, como Free Fire Battlegrounds, League of Legends (LoL) e Overwatch. A punição é usada em casos graves ou recorrentes de trapaça ou má conduta do jogador, seja ele casual ou profissional. Como a própria expressão indica, o jogador que recebe a punição perde sua conta para sempre. Um caso recente ocorreu com o escocês Jack “Doki” Robertson, pro player de Rainbow Six: Siege. Doki foi banido permanentemente durante uma live por comportamento tóxico.
Atualmente, a maior parte dos jogos segue um conjunto de regras de conduta muito similar, portanto, basta conhecer e respeitar esses limites para não sofrer punições. Confira, a seguir, cinco práticas que podem levar ao ban eterno da conta em jogos.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Utilizar hacks ou cheats para obter vantagens
Utilizar qualquer tipo de hack para trapacear ou obter vantagens no jogo é considerado uma conduta imprópria e ilegal. Regras de jogos como Free Fire, League of Legends (LoL) e PUBG explicam que o objetivo é preservar um ambiente justo para todos os players, portanto, se detectado o uso de trapaças, a punição será permanente e irreversível. Rainbow Six: Siege também tem um sistema rigoroso contra qualquer programa que edite ou interfira nos códigos do jogo.
Para não ser banido, evite utilizar aplicativos que não foram autorizados pelo game. Caso queira utilizar algum app utilitário, mas tem receio de ser banido, faça uma pesquisa antes. Normalmente os sites oficiais dos jogos informam quais programas são liberados para o uso ou estão em conformidade com as políticas da empresa.
Abandonar partidas ou ficar AFK
Em muitos jogos, a presença de todos os players online é decisiva para a vitória. Quando um dos integrantes abandona a partida ou fica ocioso, o desempenho do resto da equipe é comprometido. No LoL há um sistema chamado Leave Buster, que controla e pune esse comportamento em diferentes níveis. Primeiro, o jogador que deixou uma partida é colocado em uma fila de baixa prioridade, e terá um tempo maior de espera para conseguir entrar no jogo.
Se a ação continuar se repetindo, novas punições mais graves serão aplicadas, e podem levar ao banimento permanente do jogador. Em Overwatch, a regra é parecida. Se um player acumular três suspensões de temporada por abandono de partidas, sofrerá o banimento permanente da modalidade competitiva.
Utilizar o jogo para fins comerciais
A maioria das empresas é contra a utilização do perfil de jogo para fins comerciais, como venda de conta, e a utilização da conta por terceiros para conquistar níveis mais altos, como o elojob. No LoL, se for identificado que o jogador realizou a prática ou pagou pelo boost, o player será penalizado com banimento temporário.
Porém, a recorrência da ação pode levar ao banimento permanente da conta. A justificativa para a punição é que o sistema dos jogos foi feito para ranquear os players com base em seu nível de habilidade. Portanto, mesmo que não haja transação financeira, se uma outra pessoa jogar uma partida por você, estará conquistando pontos de forma injusta. A empresa ainda alerta para o risco de repassar informações de login a desconhecidos e ter sua conta roubada ou vendida.
Overwatch, o FPS da Blizzard, também é contra a postura comercial dentro do jogo, e já baniu eternamente o jogador profissional chinês Tudouxi por elojob.
Como montar um PC gamer que rode jogos em 4K ou ultra acima de 60 fps? Confira no Fórum TechTudo
Explorar
Um dos bans mais comuns é por uso de exploits para benefício próprio. Jogadores que encontram falhas no jogo e utilizam-se delas para adquirir vantagens são punidos temporariamente ou permanentemente. Em Apex Legends, essa é uma prática de punição. A desenvolvedora do game cita que explorar brechas como bugs ou erros dentro do jogo é uma forma de vantagens, e por não serem uma forma justa de jogar, não devem ser utilizados. Um jogador de Apex Legends foi banido ao vivo por utilizar um bug que o impedia de perder pontos antes do término da partida.
Comportamento tóxico
Muito se discute sobre o banimento permanente por comportamento tóxico nos jogos. De acordo com as normas dos jogos de mais sucesso no mundo, se comportar de forma abusiva, agressiva ou preconceituosa, é uma atitude inaceitável que traz impactos negativos para toda a comunidade de players. Jogadores que são reportados repetidamente por toxicidade são encaminhados para a equipe de análise da empresa, que aplica punições que variam de restrição de chat até o banimento permanente, em caso de conduta negativa de forma reiterada.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é Ano do Boi no Instagram? Saiba como usar nova figurinha nos Stories
- Fifa 17: Cristiano Ronaldo lidera lista dos 10 jogadores com melhor chute
- Nearby Share: como compartilhar arquivos entre celulares Android
- Audio Habits Spotify: site mostra os artistas mais ouvidos por você
- Nos 30 anos do Nintendinho, relembre 10 curiosidades do console
- 'Vai Brasil': Facebook libera funções especiais para a Copa do Mundo
- League of Legends anuncia rework completo do campeão Yorick
- Como fazer sua Retrospectiva 2016 do Instagram com o site Best9
- Motorola anuncia Moto G8 e Moto G8 Power; saiba preço no Brasil
- Apple libera iOS 12.2 com novos Animojis para iPhone e mais novidades
- Radeon Pro Duo é a nova placa de vídeo poderosa da AMD; veja preço
- Resident Evil 2 e Uncharted estão mais baratos; veja ofertas da semana
- Moto X ter? novos movimentos para ativar fun??es r?pidas no Android 5.1
- Como colocar chip no Moto E5 Play
- Valorant Mobile: veja rumores sobre o lançamento do game em celulares
- Google anuncia processador quântico Bristlecon, com 72 qubit
- Seis coisas que os robôs sexuais vão poder fazer no futuro
- WhatsApp no iPhone: como fazer o celular ler as mensagens em voz alta?
- Galaxy Tab S2 supera iPad Air 2 em comparativo de ficha técnica
- Fortnite vence como 'jogo inovador' no Esports Awards 2018; veja destaques