Usuários do Slack podem aproveitar funções nativas do programa para deixar as conversas de trabalho mais funcionais. A ferramenta permite agendar o envio de mensagens, enviar mensagens automáticas com o Slackbot, ativar um modo “Não Perturbe”, para não ser incomodado pelos chats enquanto realiza as tarefas, e ainda enviar GIFs nas conversas.
A ferramenta possui integração com outros serviços de diferentes finalidades, como o Google Drive e o Trello, e também permite mudar a estética dos chats, alterando as fontes dos textos enviados, as cores da plataforma e até ativando um Modo Noturno. Confira, na lista a seguir, dez funções úteis para o dia a dia no Slack no computador.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Modo Noturno
O Slack liberou recentemente o Modo Noturno à plataforma no computador. O recurso funciona tanto na versão para desktop quanto na Web. Até então, só era possível mudar o esquema de cores dos detalhes gráficos da tela para, mas mantinha-se o padrão branco. Agora, toda a página recebe o cinza escuro como cor predominante, sendo possível também mudar as cores dos detalhes.
Para ativar o Modo Noturno, acesse o menu, tocando nome do canal localizado no canto esquerdo da tela, e selecione Preferências. Depois, vá em “Temas” e escolha a opção “Escuro”.
2. Usar o Slackbot
O Slackbot é o robô de respostas automáticas do Slack. A ferramenta permite que os usuários dos canais personalizem as respostas que serão dadas pelo bot quando questões específicas forem perguntadas nas conversas. A ação ajuda a economizar tempo, já que o próprio programa responderá às perguntas por você. Para customizar as respostas, acesse o menu de configurações e vá em “Personalizar o Slack”. Depois, selecione a aba “Slackbot”.
3. Usar GIFs
Uma integração nativa com o Giphy permite adicionar GIFs de forma fácil às conversas. Para usar as animações, basta digitar o comando /giphy, seguido do tema do GIF desejado, como por exemplo /giphy gatos. Uma sugestão de figura aleatória surgirá para que você avalie se gosta — é possível confirmar o envio, sortear outro GIF ou cancelar a ação.
4. Integração com outros serviços
O Slack possui um Diretório de Apps que possibilita a integração com diversos aplicativos externos. É possível sincronizar dados com o Google Drive, com o Trello, Gmail, Outlook, Google Agenda, One Drive, entre diversas outras ferramentas úteis para o gerenciamento de dados do dia a dia. O Diretório pode ser acessado no menu lateral, na opção “Adicionar apps”.
5. Atalhos de teclado
Alguns comandos básicos de conversação podem ser acionados pelo teclado. É possível falar diretamente com um colega usando o “@” seguido de seu nome. O Slack também permite acionar comandos para realizar ações de forma fácil. Para isso, basta digitar “/” seguida do comando desejado. Para convidar um usuário para o canal, por exemplo, basta digitar /convidar + @ nome do usuário.
Também é possível navegar de forma fácil entre os canais usando os comandos do teclado. Digite “#” e visualize todas as salas que você participa. Depois, basta escolher o canal desejado e pular direto para ele.
6. Silenciar canais
É possível silenciar um canal específico para deixar de receber notificações. O recurso é útil durante a execução de uma tarefa importante em que você não deseja ser incomodado. Para isso, acione o comando /silenciar e digite o nome do canal desejado.
7. Agendar mensagens
É possível agendar o envio de lembretes para
8. Marcar mensagens como não-lidas
Uma forma fácil de sinalizar uma mensagem é marcando como “não lida”. Desta forma, você sempre visualizará a notificação de que há uma novidade na conversa, evitando esquecer algo importante. Para isso, toque nos três pontinhos ao lado da mensagem e selecione “Marcar como não lida”.
9. Formatar o texto
O Slack permite formatar o texto em negrito, itálico e tachado. Para escrever em negrito, coloque o texto entre asteriscos: *exemplo*. Para itálico, use underlines: _exemplo_. Já para deixar o texto tachado, utilize o til: ~exemplo~.
10. Fazer videochamadas
Os planos pagos do Slack permitem fazer chamadas de voz e vídeo com os membros da sala (inclusive com compartilhamento de tela), o que permite fazer videoconferências e reuniões pelo computador. As assinaturas custam a partir de US$ 4 mensais por pessoa (R$ 16,68 em conversão direta pela cotação atual).
Download grátis: quais são os cuidados na hora de baixar? Confira no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy J2 ou Galaxy Gran Prime: qual smartphone tem a melhor ficha técnica?
- Patch de Star Wars Battlefront 2 traz modo e skins para heróis
- Como fazer backup e restaurar dados perdidos no Outlook Express
- Age of Empires II: Definitive Edition ganha torneio mundial Red Bull Wololo IV
- Windows 10 Mobile: como mover apps para o cartão de memória
- Xiaomi anuncia Mi Band 4 com tela colorida e assistente virtual
- Prodigy Esports: conheça a escalação do time no CBLoL 2020
- Just Dance 2019: turco tricampeão dá dicas para competir no jogo de dança
- iexplore -k: como usar o modo de quiosque no Internet Explorer
- Como remover as telas inicias padrão do Android no Moto G?
- Como anunciar no Mercado Livre pelo celular
- CBLoL 2020: calendário com datas dos jogos e final do primeiro split
- Confira dicas para jogar Digimon Cyber Sleuth no PS4 e PS Vita
- MIBR: time de CS:GO anuncia YNk como coach do elenco
- Saiba como jogar Undertale e como chegar aos três finais diferentes
- Testamos o Windows 10 em telas sensíveis ao toque; veja o que vai mudar
- Lista traz os dez melhores jogos multiplayer para Android e iOS
- Como jogar Free Fire pela Google Play Store
- Apps falsos com propagandas foram baixados por oito milhões de usuários
- Lançamento do iPhone 6S é tão aguardado que tem até robô na fila