Uma placa gráfica é um componente computacional que é no fundo uma maravilha da engenharia. Afinal de contas, um GPU NVIDIA Pascal tem cerca de 16 mil milhões de transístores! Para ter um termo de comparação, um processador Intel de 18 núcleos (Xeon) tem cerca de 5 mil milhões de transistores.
Mas será que isto justifica o preço que as fabricantes pedem? Especialmente a NVIDIA que está no topo de mercado há alguns anos?
Em boa verdade, apesar do mercado de placas gráficas ser extremamente exigente para as fabricantes, pedindo quantidades enormes de investimento… É também verdade que os preços têm subido a pique, especialmente depois da loucura das placas gráficas de 2017, derivado ao aumento do valor da moeda virtual Bitcoin.
Então, se a loucura do mining de criptomoedas já terminou, porquê é que as placas gráficas continuam absurdamente caras?
Em suma… Porque as marcas podem!
A AMD está agora a voltar em força ao mercado, especialmente no mundo dos processadores. Contudo, as suas placas gráficas ainda não são nada de especial na gama mais alta, especialmente quando olhamos para a RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti que reinam à vontade.
Em suma, esquecendo a gama média onde a AMD até lançou muito recentemente as RX 5700 a um preço interessante… A NVIDIA pode pedir o dinheiro que quiser! porque os consumidores que realmente querem estas placas, não têm problemas em pagar o que é pedido.
O que levanta outra questão… Porquê é que as placas gráficas Workstation são tão mais caras que as placas lançadas no mercado de consumo tradicional?
Portanto, no mercado de modelação gráfica e edição de vídeo, encontramos máquinas super poderosas equipadas com os CPUs Ryzen Threadripper, e placas gráficas como as AMD FirePro ou NVIDIA Quadro, onde claro está, os FPS não são uma preocupação para os consumidores.
Placas gráficas que podem chegar aos 2000/3000€ de forma bastante fácil! Mas porquê?
Caso não saiba, as placas gráficas ‘Gaming’ são lançadas com especificações bem similares a estas Quadro ou FirePro. Então, qual é a diferença para termos preços tão diferentes? Apesar de existirem algumas diferenças nestas gamas ‘gaming’ e ‘business’, a verdade é que a grande diferença são as drivers utilizadas.
Então, posso comprar uma RTX 2080 e utilizar as drivers das placas Quadro? Nop!
As fabricantes já pensaram nisso, e por isso, estas placas estão limitadas a nível de software, de forma a prevenir a compatibilidade com as drivers indicadas para workstations.
Mais Artigos...
- Huawei MatePad Pro chega amanhã, mas já sabemos tudo hoje!
- Jogos de borla? A Epic Games Store está a oferecer 2...
- ASUS Zenfone 6: afinal este smartphone está cheio de truques!
- Grand Theft Auto 6? A Rockstar pode estar prestes a lançar algo!
- Moto G8 Plus: a nova aposta da Motorola por 300 Euros
- H96 Max: Box de TV Android 9.0 com 4GB de RAM a 32€!
- Redmi Watch: uma espécie de Xiaomi Mi Watch mais baratinho
- Imagem ao vivo da parte frontal do Honor V30 cai na Internet!
- League of Legends faz 10 anos! Mas as surpresas continuam
- GTA VI na PlayStation 5 e nova Xbox vai ter gráficos super realistas!
- Tem um Oneplus 5 e 5T? Então temos boas noticias para si!
- Android 10 para o S10 deixou os utilizadores bloqueados. Resolva já!
- Xiaomi Redmi Note 8 Pro parte à conquista do mercado alemão
- Huh!? A Rockstar Games está a desenvolver um jogo Medieval?
- Motorola Razr 2 pode chegar com uma grande novidade nas laterais!
- Battlefield V: Nova atualização 4.2.1 trás novo mapa e novos elites!
- Quer fazer retoma para comprar o Note 10? Já só tem alguns dias!
- Sony PS5 – Novo DevKit? Design final revelado?
- Samsung Galaxy Fold: a repetição faz mesmo a perfeição!
- (Guia) Medo do COVID-19 (Coronavírus)? Limpe o seu smartphone!