Processador ou placa gráfica? O que é mais importante num PC? – Quando decidimos finalmente montar um novo PC ou pelo menos atualizar a máquina que tão fielmente nos serve todos os dias , existe uma série de decisões bastante fáceis, como a atualização do armazenamento (troca de um HDD por um SSD por exemplo), troca da caixa, iluminação, etc…

No entanto, existe uma decisão terrível. Que em boa verdade, é uma grande dor de cabeça para muitos dos fãs deste mundo entusiasta. Por vezes, até os especialistas ficam na dúvida, porque cada caso é um caso.

Atualizar o processador ou a placa gráfica? E se vou montar um PC novo, apostar mais num componente, ou noutro?

Antes de mais nada, é preciso perceber o que é o processador (CPU) e o que é a placa gráfica (GPU).

O que é um Processador (CPU)?

A unidade central de processamento (CPU), um componente também muito conhecido como simplesmente ‘processador’, controla as instruções dos programas, ao efetuar operações I/O (input/output), aritmética básica e lógica. É uma parte essencial de qualquer computador, que tem como missão principal receber e redirecionar os dados do PC.

Aliás, é muitas vezes tratado como o cérebro ou coração de qualquer computador. E claro está, é também uma das peças mais importantes se quiser jogar.

Dito tudo isto, os processadores evoluíram bastante nos últimos 10 anos, por isso, enquanto no passado um processador tinha apenas um núcleo de processamento… Hoje em dia temos processadores com 2, 4, 8 ou até 12 núcleos. Portanto, é preciso ter em conta, que normalmente, um processador com mais núcleos irá ser mais eficiente nas suas tarefas, em relação a um processador com menos núcleos.

O que é uma placa gráfica?

A unidade de processamento gráfico (GPU), mais conhecida como placa gráfica, é um circuito eletrónico pensado apenas e só para a aceleração de criação ou renderização de imagens/vídeo. Desta maneira, é um componente super rápido e eficiente em cálculos matemáticos, tendo como missão principal retirar estas funções ao processador, para que este se possa concentrar noutras tarefas.

Como deve imaginar, a placa gráfica é um dos componentes mais importantes de um computador Gaming. Aliás, é em muitos casos, bem mais importante que o processador. O que nos leva à questão…

O que é mais importante para jogar? O processador ou a placa gráfica?

Para a grande maioria dos utilizadores, a placa gráfica é quase sempre mais importante que o processador. Afinal de contas, é aqui que as imagens, cenários e animações vão ser processados.

Em boa verdade, a grande maioria dos jogos do mercado, são incrivelmente exigentes no tipo de processamento em que a placa gráfica se especializa. Similarmente, os jogos mais recentes, também já são feitos a pensar nos vários núcleos de processamento que os processadores mais recentes oferecem.

Portanto, é fácil chegar à conclusão, que ambos os componentes são super importantes. Mas que podemos ser um pouco menos exigentes no lado do processador. No entanto, é preciso ter em conta que qualquer jogo exigente, irá precisar de um processador inteligente, mas também de uma placa gráfica poderosa.

Agora se deve ou não apostar mais num componente, em detrimento do outro… Depende dos jogos que quer jogar!

Num mundo perfeito, irá comprar o melhor do mercado. Contudo, isto nem sempre é possível, e é aqui que temos de tomar a melhor decisão possível.

Na minha opinião, a melhor ideia é sempre ter um sistema equilibrado! Com um bom processador e uma boa placa gráfica. Ou seja, não faz sentido comprar uma RTX 2080 Ti, e metê-la lado a lado com um Intel Core i3-8100. Da mesma maneira que também não faz sentido comprar um Ryzen 9 3900X com 12 núcleos e 24 threads, para depois utilizar uma GTX 1050.

Então, e se tiver um PC que não é assim tão antigo, com um processador quad-core? Será que faz sentido trocar só a placa?

Se por acaso está a pensar atualizar apenas a placa gráfica, de forma a aproveitar um sistema que não é assim tão mau nem assim tão velho, pode estar a ter uma excelente ideia.

Vamos imaginar que tem um PC de 2014 com 16GB de RAM DDR3 e um processador competente como um Intel Core i7-4970 (quad-core). Faz todo o sentido apostar numa boa placa gráfica, para mais tarde atualizar o resto do computador, re-aproveitando este componente. (Cuidado com a capacidade da fonte de alimentação!)

É aqui que podemos pensar no efeito gargalo (bottleneck) que já tive a oportunidade de explicar (Link). O processador tem como missão primária, fornecer os dados à placa gráfica. Por isso, se por acaso não for rápido o suficiente, a placa vai ficar à espera do seu parceiro… O que claro está, irá resultar numa queda de performance.

Dito isto, em 2019, um processador dual-core já poderá causar um ‘bottleneck’ sério à sua placa gráfica, causando uma queda massiva de performance em jogo. Assim, se por acaso ainda tem um processador quad-core como o que mencionei em cima, pode ser que ainda se consiga safar sem comprar uma máquina completamente nova.

Em suma, não são muitos os jogos que puxam mais pelo processador, por isso, é sempre boa ideia apostar mais na placa gráfica! Isto, a não ser que seja um fã de jogos como GTA V, Total War, ou Civ, onde a Inteligência Artificial é rainha e senhora, com dezenas ou centenas de NPCs no ecrã a qualquer momento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.