Há muitos rumores a emergir acerca do novo Huawei Mate 30. Um deles é que não haverão aplicações Google, nem tão pouco serviços. No entanto, a Huawei já arranjou forma de contornar este problema. Agora um leak de última hora revelou uma imagem ao vivo do Mate 30 a correr o Android de base. O Android Open Source Project (AOSP) é uma versão open-source do Android sem serviços Google e que pode ser obtida por qualquer empresa sem licenciamento.
Última hora: imagem ao vivo do Mate 30 revela sistema operativo!
Esta versão é facilmente reconhecida pelo aspeto da sua interface e também pelo Google Widget que parece bastante antigo mas na realidade não o é. No entanto, este equipamento que foi visto parece não ter o EMUI por cima. Só assim se explica o ecrã principal. Na versão que nos vai chegar às mãos teremos a interface da Huawei por cima do Android e como tal não vamos notar qualquer diferença.
Este é um bom truque por parte da Huawei. Na prática os Estados Unidos não permitem que a Google colabore com a empresa chinesa. Assim, eles recorreram a esta forma. A versão é open-source e como tal pode ser utilizada por qualquer pessoa.
Claro que isto dará origem a algumas diferenças e algumas delas são boas.
Logo à partida teremos um smartphone mais rápido, pelo facto de existir muito menos tralha a configurar e a correr em segundo plano.
Não havendo Google, quando ligarmos o equipamento pela primeira vez só teremos eventualmente de configurar a conta Huawei para podermos aceder à loja de Apps. Depois será tudo normal.
O responsável pela unidade de consumo da Huawei, Richard Yu referiu que a sua empresa procurou possibilidades para permitir que os utilizadores instalem aplicações da Google na versão open-source do Android que vem no Mate 30. Ele também afirmou que o processo de instalação destas aplicações será “bastante fácil” devido à natureza de código aberto deste sistema operativo. O responsável da Huawei referiu ainda que há diversos programadores a trabalharem nisto. Por estranho que pareça isto não é algo de novo.
A Meizu, uma marca conhecida de smartphones na China, permite que os utilizadores instalem os serviços da Google através da sua própria loja de aplicações. Assim, a Huawei pode estar a trabalhar numa solução semelhante para a gama Mate 30 e para os próximos dispositivos móveis.
Dito isto, é bem provável que após a configuração, instalemos as apps da Google através da loja de aplicações da Huawei, a App Gallery,
Quer saber mais sobre a nova gama Mate 30?
Mais Artigos...
- (Especial) Quando é que pedir 1000€ por um telemóvel se tornou...
- 3900X vs 9900K: AMD contra o melhor que a Intel tem para oferecer
- Trump quer proibir parceria Huawei+TSMC!! Mas pode correr mal
- Android Pie para o ASUS ZenFone 4 já não será uma...
- DXOMARK mudou pontuação de câmera do OnePlus 7 Pro
- Há um novo smartwatch Moto 360 mas não é da Motorola!
- Honor Band 5i é a smartband mais inovadora. Descubra porquê!
- Preço do ecrã e câmaras do Xiaomi Mi 10 são uma...
- (Preços Galaxy S20) Começa nos 999$ e vai até aos 1349$
- Aleluia! Samsung vai apostar nos 120Hz com o novo Galaxy S11!
- Medal of Honor está de volta após 7 anos! O que...
- (Guia) Os melhores processadores de 2019: Qual comprar?
- Opinião: afinal o que torna a Xiaomi tão interessante?
- AMD lançou um Ryzen 3500! Mas não o poderá comprar normalmente
- (Especial) Sabe que tipo de câmeras tem no seu smartphone?
- O Samsung Galaxy Fold 2 pode chegar com uma ‘notch’ vertical!
- Gallery Go: Gosto do Google Fotos? Já existe uma versão Lite!
- Preço do Redmi Note8 Pro na Europa acaba de ser revelado!
- AMD não vai permitir PCIe 4.0 nas motherboards antigas!
- Acha o Note 10 demasiado caro? E que tal um Galaxy S10+ a 700€?