A Google decidiu fazer grandes mudanças à nomenclatura das novas versões do seu Sistema Operativo Android. Mas porquê? Qual é a importância do nome do Android? Em boa verdade, o Android chamar-se Q, Quiabos, Quinoa ou apenas versão 10, é pouco importante para o utilizador comum.

Afinal de contas, as funcionalidades do Android 10 (Q) vão ser exatamente as mesmas! O que nos faz pensar… Porquê mudar agora?

Portanto, o Android Q não mudou nada em relação à semana passada. Foi apenas uma mudança de nome. Contudo, existe toda uma equipa e estratégia por detrás desta pequena mudança… Que pelos vistos, já andava a ser pensava há muito tempo.



Ainda se lembra do Android Marshmallow? Ou Android KitKat? Tem sido tradição para a Google, dar o nome de um doce engraçado às versões do SO. A ideia sempre foi fazer com que o Android fosse diferente, fosse no fundo mais divertido.

O ser diferente de todos os outros, fazia parte da mensagem do Android! Mas as coisas parecem ter mudado nos últimos anos.

As razões que levaram a Google a mudar o nome do Android

Algo é apenas algo… Seja um cão, um smartphone ou um até um Sistema Operativo. Contudo, dar o nome a algo, eleva-o a um patamar diferente. Ou seja, a Google sempre deu um nome especial às versões do Android, para o tornar especial.

Em suma, dar o nome a um produto, dá-lhe algum significado! No caso do Android, individualiza cada versão, para que todo o software seja para o utilizador algo completamente diferente. (O Android 7 parece ser mais diferente que o Android 6, etc…)

Se o objetivo da Google era tornar o Android mais especial, porquê esta mudança repentina?

Os tempos mudam, por vezes de forma bastante rápida, especialmente no mundo da tecnologia. Por isso, enquanto deu jeito à Google dar um sentimento mais especial ao Android, a coisa foi-se mantendo… Mas parece que agora se tornou algo um pouco incómodo.

O Sistema Operativo Android já está no mercado há mais de 10 anos. É na verdade, o SO móvel mais utilizado no mundo. É no fundo, algo super importante para o mercado, e por isso, tem muitos olhares em cima.

Portanto, não é grande novidade, que a Google é uma das empresas com mais críticos à perna. O que parece ser notório no mais recente anúncio, em que foi dito:

“Como um sistema operativo global (Android), é importante que estes nomes sejam claros, e que façam sentido para todos no mundo.”

Ou seja, a Google não quer ‘personalizar’ o Android, para não dar a sensação que está a dar primazia a certos mercados. No fundo, que não está a ser mais simpática para uns, do que para outros. Afinal… Os nomes são muitas vezes regionais. E por isso, a gigante da pesquisa não correr novamente o risco de ser mal interpretada.

Uma mudança que está a ser planeada há muito tempo!

A Google começou a preparar esta mudança há muito tempo… Mas era importante acertar no timing correto. Visto que para muitos dos fãs do SO Android, o nome de sobremesas era algo engraçado, que deveria continuar.

Aliás, como deve saber, cada vez que existe um lançamento de um novo Android. Os utilizadores passam meses a especular que nome de sobremesa irá ser utilizado.

Dito tudo isto, é possível ver que até nos lançamentos mais longínquos, a Google começou a dar alguma primazia ao número, em vez do nome.

Primeiramente, as versões Jelly Bean e KitKat vinham com o nome na mesma frase. Contudo, a partir da versão 5.0, é possível ver que a Google optou por meter “Android 5.0, Lillipop”. Na versão 6.0, já podemos ler “Android 6.0 Marshmallow” sem a ‘vírgula’. Uma tendência que continuou até ao Android 8.0.

O Android Pie foi assim, o início do fim!

No ano passado, presenciámos a chegada do Android 9 Pie! Ou seja, já nem existiu ‘.0’. O que para muitos, significou uma prontidão por parte da Google, para uma mudança grande.

O que acabou por acontecer agora, com o anúncio do Android 10.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.