Novos processadores? Nova plataforma! Uma casamento feito no céu para Intel! – Como deve saber, a Intel foi apanhada à sombra da bananeira, quando a AMD lançou a segunda e terceira geração de processadores Ryzen.
Aliás, na opinião de muitos especialistas, é bem provável que a gigante azul não estivesse à espera de uma recuperação tão grande e tão rápida por parte da sua rival.
Dito isto, o desenvolvimento/atualização da arquitetura de processadores Intel, tem sido super lento. Com o aumento de núcleos e IPC a desiludir os muitos fãs, que começaram agora a olhar para a AMD, como a salvadora do mercado de PCs.
Portanto, enquanto a Intel não consegue passar para os 10nm, jogando com uma arquitetura completamente nova… Vai ter de lutar com a AMD, com a única coisa que pode fazer! Aumentando ao máximo a performance e número de núcleos físicos de processamento, utilizando o cada vez mais ‘velhinho’ processo de 14nm.
É aqui que damos as boas vindas à nova gama de processadores Intel Core ‘Comet Lake-S’!
Pois bem, nesta nova gama, vamos ver processadores com 10 núcleos físicos, chegando assim às 20 threads. Contudo, como seria de esperar… Estas núcleos adicionais, vêm com um aumento de consumo de energia. (Até 135W)
E assim, as atuais motherboards Z370 e Z390 (Socket LGA 1151), vão ter de ir para a gaveta, para dar espaço às novas Z470 (LGA 1200)
A Intel optou pela utilização de uma nova plataforma, para conseguir chegar aos requisitos de energia dos novos processadores. Afinal de contas, o socket LGA 1200 traz mais 9 pinos, em relação à atual plataforma LGA 1151.
Esta decisão faz com que a Intel consiga rivalizar a nível de desempenho, fazendo um novo refresh à sua gama de processadores…
Contudo, o paradigma de mercado é agora muito diferente! Por isso, é bem provável que os fãs da marca não fiquem muito felizes, quando descobrirem que vão ter de trocar de motherboard mais uma vez, enquanto a AMD contínua a dar suporte às plataformas lançadas em 2017 e 2018.
(E pelos vistos, nem vamos ter suporte a PCIe 4.0, nas novas boards)
Estes novos processadores Intel Core ‘Comet Lake-S’ deverão chegar ao mercado no início de 2020. Para rivalizar com os super Ryzen 3000.
Oops!? Os Intel Core 10000 vão obrigar à compra de novas motherboards! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- AMD tem uma placa gráfica 50% mais rápida que a RTX...
- Honor revela novidades antes do lançamento do Honor 9X
- Intel à rasca… Agora até a Samsung vai ter de ajudar...
- A PlayStation 5 pode ter uma vantagem gigante em relação à Xbox e PC
- Preço do ecrã e câmaras do Xiaomi Mi 10 são uma...
- Playstation UK revelou o verdadeiro nome do botão “X” do DualShock
- O preço dos smartphones não pára de aumentar… Porquê!?
- A resposta da AMD à NVIDIA pode ter alguns problemas escondidos…
- Mais um jogo grátis na Epic Games Store! Será que vale...
- Redmi K30: um excelente gama-média por cerca de 280 Euros
- Intel vai apostar na TSMC para a sua próxima gama de...
- Leak revela preço e especificações do Galaxy S10 Lite em Portugal
- AMD já está a preparar novas placas gráficas de 7nm+ (Navi...
- Motorola Razr já guincha e não é mesmo nada fácil de...
- Green Hell: Jogo já se encontra disponível na Steam!
- (Promoção) ASUS ZenFone 6 (64GB a 495€ e 128GB a 558€)
- Fãs de GTA 5 vão conduzir até que Grand Theft Auto...
- Problema no Wi-Fi deixa milhares de smartphones em risco
- Hands-on do Samsung Galaxy Z Flip já está na Internet!
- (Opinião) Lançamento Huawei Mate 30… Afinal, o que é que aconteceu!?!?