Os fãs brasileiros da Asus têm um motivo para estar contentes. É que a Anatel já aprovou o Zenfone Max Pro M2 neste país. Este é um dispositivo muito interessante. Conhecia por alto o design, sabia qual era o processador e que Max indicava uma grande aposta na bateria. No entanto, não tinha uma noção clara do equipamento. Depois vi que tinha uma uma enorme bateria de 5000 mAh e muitos outros aperitivos. Será esta uma boa aposta para o mercado brasileiro? Vamos ao hands-on.
Anatel já aprovou o Zenfone Max Pro M2 no Brasil. Veja o hands-on!
Em primeiro lugar quando abrimos a caixa salta logo à vista a referência à fotografia. Assim, ficamos logo com a ideia que devemos estar perante um equipamento com boas capacidades de captura de imagem.
Ao tirarmos a parte superior que inclui uma capa protetora transparente, chegamos ao equipamento, propriamente dito.
Zenfone Max Pro M2: na película que o envolve, a ASUS deixa mais alguns aperitivos!
Estamos perante um equipamento com um chipset que aposta na inteligência artificial, uma excelente bateria de 5000 mAh e uma elevada resistência na parte frontal.
A título comparativo lembramos que topos de gama como o Huawei P20 Pro ou o Samsung Galaxy S9+ têm uma bateria de 4000 mAh e 3500 mAh, respetivamente.
Dentro da caixa, para além do smartphone, encontramos um carregador, os auscultadores e ainda os auriculares.
Mas foi quando lhe despi a película que tive a maior surpresa…
A nova aposta da ASUS tem um design muito interessante. Nota-se que a ASUS procurou criar um design premium e para mim é um dos mais bem conseguidos até agora.
A parte da frente é espetacular mas foi a traseira que realmente me conquistou.
Na parte frontal temos um ecrã de 6.3 polegadas com resolução Full HD+. A resistência é assegurada por vidro Corning Gorilla Glass 6. Este ecrã tem uma monocelha na parte superior que acomoda a câmara para selfies e ainda o sensor.
O altifalante do Zenfone Max Pro M2 está muito bem colocado entre a monocelha e a moldura superior.
Na parte de cima temos apenas um orifício para o microfone. Já na parte inferior temos a porta micro-USB, outro microfone, a saída para auscultadores e um altifalante.
Entretanto duas notas. É muito bom a ASUS ter mantido a saída para auscultadores. Queira-se, ou não, dá jeito. Por vezes queremos usar os nossos auscultadores com fios ao mesmo tempo que carregamos o smartphone. A presença da porta de 3,5mm resolve este problema. No entanto, gostava de ter visto uma porta USB-Tipo C. Seria a cereja no topo do bolo. Assim é uma espécie de pastel de nata sem canela.
Do lado esquerdo temos o slot que permite acomodar os cartões SIM e um microSD. Suporta cartões até 2TB. Também é bom que a ASUS tenha optado por manter este slot. Considerando que este equipamento tem 64GB de capacidade de armazenamento, faz falta esta expansão.
Já do lado direito está o botão que permite ligar e desligar o dispositivo e ainda os controlos de volume.
Centrando-nos nas especificações deste equipamento, o ASUS Zenfone Max Pro M2 vem com um chipset Snapdragon 660 Octa-Core que aposta na inteligência artificial. A ele juntam-se 6GB de memória.
O Snapdragon 660 aposta num processo de fabrico de 14nm e integra uma placa gráfica Adreno 512.
Dentro do Snapdragon 660 encontramos também um modem X12 LTE melhorado, compatibilidade com Quick Charge 4, Bluetooth 5, USB Tipo C, entre outras. É exatamente por causa desta compatibilidade com o USB Tipo-C que gostávamos de o ver neste equipamento.
As câmaras do Zenfone Max Pro M2
Ao nível das câmaras ainda não tive tempo para o experimentar como deve ser. Ainda assim, tirei umas fotos aqui e ali, mas quero tirar mais algumas para amanhã, eventualmente, vos mostrar o resultado final. Ainda assim importa que saibam com o que podem contar.
Assim, temos uma configuração de câmara traseira dupla na vertical. O primeiro sensor é um Sony IMX486 de 12 megapixéis. Já experimentei outros equipamentos com este sensor e gostei muito destes resultados. Normalmente funciona bem com condições de luz reduzida. A isto junta-se a uma câmara de 5 megapixéis.
Esta combinação é essencial para garantir um bom de modo retrato!
Entretanto e para conseguirmos uma imagem com boa qualidade temos a inteligência artificial para dar uma bela ajuda.
Destaca-se o reconhecimento de diferentes cenários como pessoas, comida, cão, gato, pôr-do-sol, céu, campo verde, oceano, flor, planta, neve, palco ou texto.
5MP
Na parte frontal está uma câmara de 13 megapixéis. Para além das selfies é utilizada para o desbloqueio facial.
Interface
Agora chegamos à Interface e ao próprio funcionamento. Este dispositivo vem com o sistema operativo Android Oreo 8.1.0. Entretanto hoje já recebi duas novas atualizações, tendo a última 351MB. Basicamente são correções e melhorias.
A interface está muito fluída. Aliás todo o funcionamento deste equipamento é muito rápido.
Por ter a sorte de poder testar vários equipamentos de topo, estou muito habituado a lidar com processadores e dispositivos acima da média.
Sendo totalmente sincero, não notei diferenças na fluidez entre esses topos de gama para esta aposta da ASUS.
É rápido e funciona muito bem.
A nível gráfico tudo está cuidado e intuitivo.
A bateria do Zenfone Max Pro M2
A bateria deste dispositivo é uma coisa do outro mundo. De facto, os 5000 mAh dão uma autonomia muito acima do que estamos habituados a encontrar num equipamento dentro desta gama de preço.
Desde as 7 da manhã que tirei este equipamento da carga. Fiz ao longo do dia uma utilização bastante intensiva. Falar ao telefone, navegar pelas redes sociais, verificar o email, etc.
Entretanto na altura em que escrevo isto ainda tenho 66% de bateria. Na prática significa mais 1 dia e 6 horas de autonomia.
Veredicto
A ASUS tem aqui uma grande arma para meter medo à concorrência. É que olhando para o fator preço é sem dúvida um dispositivo interessante e com características que normalmente estão presentes em smartphones mais caros.
Mais Artigos...
- Os próximos AMD Ryzen 4000 podem vir a desiludir um pouco!
- (Primeiras Impressões) Huawei Nova 5T: Kirin 980, 6GB de RAM e...
- O design mais desejado do mundo dos smartphones só chega em 2020
- Nova Nintendo Switch foi anunciada com melhorias brutais na autonomia
- (Especial) A AMD está a vender mais do que o dobro...
- Galaxy S11, Airpods e Fold 2: as novidades da Samsung para...
- Hands-on do Samsung Galaxy Z Flip já está na Internet!
- Tem Xbox Game Pass? Talvez venha a ter livre acesso à plataforma Mixer!
- (Em Análise) Dragon Ball Z: Kakarot – A mesma história de...
- (Especial) De quanta memória RAM preciso? 8GB, 16GB ou 32GB?
- Problemas na atualização para o Android 10 nos Xiaomi Mi A2...
- O ‘novo’ Huawei P30 Pro é uma maneira inteligente de fugir...
- Novo Galaxy Fold 2 terá ecrã mais fino que um fio...
- Sony vai re-inventar o comando das suas consolas com a chegada...
- Quer aumentar a performance do seu Ryzen 3000? Veja isto!
- MediaTek Helio G70: ainda não saiu mas já conhecemos as specs!
- Os Sony Xperia 1 e 5 vão ser compatíveis com o...
- O melhor telemóvel que pode comprar em 2019? OnePlus 7T a...
- iPhone 12: produção do novo chipset Apple A14 começa em Abril!
- Update do Windows 10 chega com bluescreen e mais problemas