O WhatsApp Aero é um MOD, ou seja, uma versão modificada do software original que exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Ele foi criado por um desenvolvedor turco com a intenção de atrair usuários do WhatsApp que buscam por funções extras, como a personalização da interface.
Em janeiro de 2019, o WhatsApp tornou-se oficialmente o aplicativo mais utilizado no mundo todo, alcançando bilhões de usuários. Devido ao seu sucesso e poder de alcance, muitos programas alternativos começaram a surgir e ser baixados, como é o caso do WhatsApp Aero, GB WhatsApp, WhatsApp Plus, entre outros. Apesar dos atrativos, os aplicativos clones trazem riscos aos usuários e podem causar até a expulsão permanente da conta do WhatsApp original.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
WhatsApp Aero: o que é?
O WhatsApp Aero é um mensageiro que usa, sem permissão, o código-fonte do WhatsApp. Ele foi inspirado também no WhatsApp Fouad Mods. O app funciona apenas em celulares com o sistema Android a partir da versão 4.0. Seu grande diferencial está na possibilidade de customizar o visual do WhatsApp com diferentes temas e cores.
Entre as funções extras que o WhatsApp Aero oferece estão:
- Várias opções de interface que, inclusive, diferem bastante da original do WhatsApp. É possível customizar a aparência do mensageiro conforme o gosto pessoal do usuário;
- Identificação de quem visitou o perfil do usuário;
- Nenhuma mensagem recebida pode ser apagada pelo remetente;
- Integração de todos os emojis, como os do Facebook e do WhatsApp, além da criação de novos;
- Personalização de fontes;
- É possível ocultar da galeria do celular as imagens, vídeos e GIFs recebidos pelo mensageiro. O usuário pode configurar para todas as mídias serem visualizadas apenas no WhatsApp Aero;
- Maior flexibilidade no envio de arquivos, incluindo formatos que o WhatsApp original não suporta, como o PDF.
Como funciona?
Como o WhatsApp Aero não pode ser encontrado na loja oficial de aplicativos do Google, será necessário baixar, via ficheiro, um APK não-oficial, que é oferecido em alguns sites. Além disso, no celular, em Configurações > Aplicativos, é preciso autorizar o uso de "fontes desconhecidas", que são justamente os programas que não estão disponíveis no Google Play. Todos os smartphones com o sistema Android vêm com essa permissão desabilitada por padrão, como medida de segurança. A liberação expõe o software a riscos de invasão por programas maliciosos.
Assim que WhatsApp Aero é baixado no celular, ele acessa imediatamente a lista de contatos do aparelho e o usuário já pode trocar mensagens, da mesma maneira que ocorre no WhatsApp original. Não é necessário que os destinatários tenham a versão "clone" instalada no celular para receber qualquer conteúdo enviado.
Qual é a diferença entre ele e o GB WhatsApp?
O GB WhatsApp também é uma versão alternativa do WhatsApp, que funciona no mesmos moldes do WhatsApp Aero, incluindo inúmeras funções extras. Mas o grande diferencial do Aero em relação ao GB é a personalização da interface, que é bem mais flexível. Com o WhatsApp Aero é possível customizar, de inúmeras formas, imagens, textos, backgrounds e até emojis.
Quais são os riscos?
O WhatsApp Aero usa, sem autorização, o código aberto do WhatsApp, e por isso não está disponível no Google Play. Portanto, é preciso baixar um APK não-oficial para o aplicativo funcionar. Com isso, o Google não tem como supervisionar se o aplicativo é segur
Ao baixar um APK não-oficial, o usuário deve estar ciente que informações e dados pessoais podem estar sendo captados e até compartilhados por terceiros, além de aumentar o risco da instalação de algum tipo de vírus.
Banimento no WhatsApp
Apesar de o desenvolvedor do WhatsApp Aero garantir que não existe perigo de o usuário ser expulso do app original, o WhatsApp alerta que pode banir qualquer usuário que desrespeite seus termos de serviço. O uso de APKs não-oficiais viola as diretrizes da versão original e é expressamente proibido.
Em um comunicado oficial, a rede social afirmou que "não autoriza apps de terceiros", pois não pode garantir medidas de privacidade e proteção de dados. Inclusive, recentemente, o WhatsApp reforçou que iria bloquear todas as contas vinculadas a aplicativos alternativos, como o GB WhatsApp. Primeiramente, a punição é temporária, com duração de 72 horas, tempo que permite ao usuário desinstalar o programa clone e retornar à versão original. Depois desse prazo, caso a conta continue vinculada aos apps de APKs não-oficiais, pode ocorrer a expulsão permanente do WhatsApp.
WhatsApp: qual é a função que ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Prototype 1 e 2 ganham bundle com versões em HD no Xbox One
- Uber no Rock In Rio 2019: empresa tem espaço exclusivo no evento
- Devil May Cry e Assassin?s Creed: veja os lan?amentos da semana
- Golpe do delivery usa maquininha e causa prejuízo de R$ 600 mil
- Arena of Valor e Mobile Legends: cinco MOBAs grátis para jogar no celular
- Veja cinco TVs de LED da AOC com o melhor custo-benefício no Brasil
- Como baixar e instalar o Movie Maker no Windows 10 pelo Internet Archive
- Drive, Docs e outros sites do Google saem do ar
- Captain Tsubasa: Rise of New Champions é o novo jogo de Super Campeões
- Qual é a melhor operadora de telefonia na região? App mostra no mapa
- Tem um Galaxy Y? Conheça aplicativos utilitários que rodam no celular
- Apps com malware roubam dados bancários e controlam celular; entenda
- Veja como usar o Microsoft Xim para compartilhar fotos pelo celular
- Como colocar o Google Now em portugu?s para buscas e comandos de voz?
- Como usar o KeepVid para converter vídeos online grátis
- Como ficar invisível no Facebook sem precisar sair da rede social
- Apple faz recall de MacBooks Pro por conta de risco de incêndio na bateria
- Circuito Desafiante de LoL 2019: assista aos jogos ao vivo na Twitch
- Ar condicionado 12.000 BTUs Inverter: veja sete modelos por até R$ 2 mil
- Como criar, publicar e editar um mapa no Roblox