Algumas plataformas gratuitas permitem criar portfólios online para expor seus textos, fotografias, vídeos e itens multimídia com o objetivo de criar um acervo virtual que pode ser acessado por empresas ou clientes. Serviços como Behance, Medium e WordPress são muito utilizados com esta finalidade, especialmente por profissionais das áreas de comunicação, criatividade e audiovisual, possibilitando mostrar seus trabalhos de forma organizada e agradável.
Confira na lista a seguir cinco sites para fazer portfólio pela Internet de forma fácil, por meio de templates prontos e customização de layouts, resultando em páginas personalizadas com aspecto profissional.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Behance
O Behance é uma ferramenta da Adobe voltada para a criação de sites muito utilizada para a confecção de portfólios, especialmente por profissionais das áreas de design, publicidade, fotografia, arquitetura e artes visuais. Após a criação do perfil, o usuário pode criar pastas separadas para expor trabalhos de diferentes estilos, como textos e imagens. Por ser de propriedade da Adobe, é possível sincronizar fotos do Lightroom e arquivos do Creative Cloud.
Para deixar as pastas do portfólio organizadas, o Behance permite que o profissional crie um título, adicione uma foto de capa criativa e categorize cada projeto com tags. Para facilitar o acesso de pessoas externas ao portfólio, os usuários podem criar uma URL personalizada, no formato “https://www.behance.net/SeuNome”. É possível criar uma conta no Behance com dados do perfil do Facebook ou do Google.
2. Medium
O Medium é uma plataforma de publicação que aceita textos, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo, reunindo trabalhos em um único espaço. Por possuir formato de rede social, ou seja, permite que você siga perfis e seja “seguido”, o site possibilita ter uma maior distribuição dos trabalhos postados entre a comunidade, dando maior visibilidade à sua página. A plataforma é muito utilizada por jornalistas, escritores e autores de artigos científicos.
O layout dos portfólios pode seguir o estilo de blogs, com textos corridos, ou agrupar arquivos em pastas separadas por tema, destacando um título e criando uma descrição para explicar o projeto. O Medium permite, ainda, criar portfólios colaborativos, em que outras pessoas poderão adicionar trabalhos ao conjunto de obras.
3. WordPress
Famosa plataforma de criação de sites, o WordPress permite criar um portfólio em formato de página pessoal, com menus interativos que levam a diferentes projetos e seções específicas. É possível subir fotos, vídeos, links para páginas externas e redes sociais a partir de um painel de publicação fácil de usar, sem precisar conhecer ou manipular códigos de programação.
Para customizar o portfólio, é possível instalar diferentes temas no WordPress por meio de um vasto catálogo de customização. Alguns deles possuem temáticas específicas que focam na grande exposição de imagens na tela, que podem ser úteis para divulgar projetos de moda, tecnologia e design. Para os criadores de textos também é permitido usar o site em formato de blog, com cores e layout particular.
4. Wix
O Wix é uma plataforma de criação de sites que possui templates prontos para fazer portfólios e currículos online, sem precisar de conhecimentos de programação. Através de um publicador de fácil utilização, o usuário pode criar seus sites rapidamente, apenas manipulando os itens pela tela e mudando cores, tamanhos e fontes. Por se tratar de um site, é possível criar várias subpáginas que levarão o visitante a diferentes trabalhos.
Focado na divulgação de imagens, Wix permite inserir fotos do computador ou sincroniza
5. Tumblr
O Tumblr possui um formato paralelo de blog e rede social e é bastante utilizado para divulgar fotos e vídeos. Desta forma, a ferramenta pode ser uma boa alternativa para criar portfólios de fotografia, artistas plásticos e videomakers. O serviço possibilita criar álbuns para organizar arquivos com temáticas diferentes, adicionar legendas aos itens e também permite categorizar as imagens com hashtags, o que pode ajudar a disseminar os trabalhos para mais pessoas dentro da comunidade. O Tumblr permite que o profissional trabalhe o layout da sua página, alterando temas, cores e fontes, deixando o estilo da página de acordo com sua identidade.
Arquivo 'portfolio' no WhatsApp é vírus? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Loteria do Speed Drifters, da Garena, garante skin grátis no Free Fire
- No Man’s Sky ganha data de lançamento e edição de colecionador
- Office Online agora salva arquivos no iCloud, Google Drive, Box e mais
- Como pagar boleto com o PicPay
- Hotline Miami, Diablo 3 e Call of Duty estão entre as ofertas da semana
- Como criar uma segunda conta no Instagram
- Como fazer um post colorido no Facebook pelo celular
- Nokia 7.1 chega aos EUA com Android One, tela HDR e lentes Zeiss
- Como transferir dinheiro para o PayPal
- Galaxy Tab S7 deve estrear câmera tripla e tela maior; imagens vazam na web
- Netflix de graça: como testar o serviço por um mês sem pagar nada
- Pinterest ganha aplicativo para Windows 10; veja como baixar e usar
- Galaxy J7 Duo vs Galaxy J7 Neo (2017): conheça os celulares intermediários
- Confira como jogar o multiplayer de Forza Motorsport 6
- Galaxy Note 4: como saber se celular é original ou falso
- Office Lens no Windows 10: como escanear documentos com a webcam
- Como mudar os aplicativos padrão do Windows 10
- League of Legends: Intz é Campeão Brasileiro e leva prêmio de R$ 60 mil
- Como desativar as animações do iOS 9 para melhorar desempenho
- League of Legends anuncia rework completo do campeão Yorick