Os jogos de fliperamas fizeram sucesso nos anos 80 e 90 e estimularam a competitividade entre os players. Além de incentivar as competições, os arcades também fazem parte da história de franquias como Street Fighter e Donkey Kong, títulos que marcaram gerações e fazem sucesso até hoje. As máquinas operadas por moedas são responsáveis por feitos importantes que impactaram a indústria de games atual e os esports. Relembre, a seguir, a história dos fliperamas.
Origens
Os fliperamas, também conhecidos como arcade, são máquinas operadas por moedas programadas para rodar diversos jogos. No final de 1930, as primeiras máquinas de Pinball surgiram e deram início ao cenário arcade, que chegou ao auge de sua popularidade nas décadas de 80 e 90. Na sua origem, as máquinas com games podiam ser encontradas em restaurantes, lanchonetes, cinemas e outros estabelecimentos.
A Baffle Ball, primeira máquina operada por moedas, foi criada em Chicago em 1931. Dois anos depois as primeiras versões das máquinas de Pinball foram consideradas jogos de azar em alguns locais e o jogo chegou a ser banido. Na época, o game não tinha as suas palhetas, ou seja, o usuário apenas apertava um botão e a bola do jogo ia para qualquer direção. Os aparelhos com palhetas começaram a ser fabricados em 1947 para que eles fossem liberados em qualquer estabelecimento.
Skee-Ball também foi um dos primeiros jogos de arcade. Criado por J.D. Estes na Filadélfia, nos Estados Unidos, o game tem como objetivo jogar bolas em alvos com pontuações diferentes. O título faz sucesso até hoje e se tornou um aplicativo para celulares em 2016.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Décadas de 60 a 90
Durante as décadas de 1960 e 1970, jogos como Duck Hunt, game que o jogador aponta uma arma de plástico para o monitor, e Grand Prix, game de corrida em primeira pessoa, foram responsáveis por popularizarem os gêneros de tiro e carros.
Nos anos 80, o mercado dos fliperamas sofreu uma queda devido ao desinteresse do público nos jogos arcade. O lançamento do Nintendo Entertainment System, em 1985, e do Sega Master System, em 1986, fizeram a indústria focar na criação de games que pudessem ser jogados em casa.
Com o lançamento de Street Fighter 2, em 1991, os fliperamas voltaram com um novo aspecto de competitividade. Além disso, o título popularizou os jogos de luta, um dos pais dos esports, e inspirou outros games do gênero, como Mortal Kombat.
Dias atuais
Os arcades foram responsáveis pelo nascimento de diversas franquias famosas. Jogos como Donkey Kong, Street Fighter, King of Fighters, Pac-Man e Mortal Kombat começaram nos arcades e atualmente são populares em consoles e aplicativos para celulares. Por fa
Algumas lojas também entraram no comércio de fliperamas portáteis para agradar fãs nostálgicos das máquinas. Os consoles, que possuem tamanhos e modelos variados, possuem de 8 a 19 mil jogos.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Asus apresenta novas placas-mãe compatíveis com o AMD Ryzen Threadripper
- Veja como usar o Google Tradutor para traduzir textos pela câmera
- Review: Jump Force traz elenco dos animes, mas decepciona na qualidade
- Pro League do Rainbow Six: veja 10 operadores mais usados na Season 7
- Como cancelar uma compra no Wish
- Sete sites que oferecem simulados grátis para o Enem 2020
- Como jogar Free Fire no PC com o emulador MSI App Player
- Primeiro celular da Siemens em uma década deve ter 3 GB de RAM
- Confira como enviar GIFs no Facebook Messenger com o Giphy
- GCM Games é confiável? Site dá descontos em diamante no Free Fire e mais
- The Sims 4 Vida na Cidade incentiva os personagens a saírem de casa
- Comprar um notebook Dell ou Samsung para funções básicas?
- Cloud9, Na'Vi, NiP e Astralis avançam no DreamHack Masters: Marseille
- Oito apps para fazer slideshow com fotos 'de dar inveja'
- Nave Cassini viaja entre os anéis de Saturno e ganha doodle do Google
- Call of Duty Black Ops 4: veja novidades da temporada Grande Assalto
- Adobe libera Photoshop Fix de graça para celular com Android
- FIFA 18 muda pouco, mas traz jogo divertido e bem construído; veja nosso teste
- Galaxy S7 ou LG G5: saiba qual Android tem a melhor ficha técnica
- Como usar a busca por GIFs e imagens no Telegram