Os torneios de jogos como Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e League of Legends (LoL) distribuem prêmios milionários. DotA 2, por exemplo, é o game competitivo mais rentável até hoje e já premiou mais de US$ 170 milhões (cerca de R$ 600 milhões) em suas competições. Em 2019, a receita gerada pelos games competitivos também deve impressionar e superar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões), de acordo com uma pesquisa do site Newzoo. Confira, a seguir, cinco curiosidades e números dos esports em 2019.

DotA 2

O The International, principal campeonato de DotA 2, faz com que o game seja o esport mais rentável da história. Em 2018 a premiação total do torneio foi de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 96 milhões). Os valores altos são resultado do investimento da Valve e do suporte dos fãs que, ao comprarem itens na Steam, colaboram para o aumento da quantia. Somente todas as competições realizadas até janeiro de 2019, o MOBA já distribuiu mais de US$ 170 milhões (cerca de R$ 630 milhões) em prêmios.

Copa do Mundo de Fortnite

Em maio de 2018 a Epic Games anunciou que investiria U$ 100 milhões (cerca de R$ 375 milhões na cotação atual) nos campeonatos de Fortnite, valor alto que surpreendeu a comunidade. Neste ano, a desenvolvedora voltou a chamar atenção ao revelar a Copa do Mundo do Battle Royale, que vai distribuir US$ 30 milhões (cerca de R$ 112 milhões) entre os 100 melhores jogadores e as 50 melhores duplas que irão disputar a competição. Fortnite é um fenômeno entre os players casuais, entrou na cena competitiva em 2018 e já é o quinto game que mais premiou na história dos esports.

Hearthstone

O card game da Blizzard é considerado o jogo mobile que mais premiou na história dos esports. O jogo é gratuito e está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), além de contar com uma versão para computador. Até fevereiro de 2019, Hearthstone somou US$ 15 milhões dados em premiações (cerca de R$ 56 milhões). O título supera nomes como Overwatch e PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), que também são relevantes no cenário competitivo. No ranking geral, Hearthstone aparece em sétimo lugar na lista que inclui games para consoles e PCs no quesito premiação.

Receita de US$ 1 bilhão

De acordo com a pesquisa divulgada pela Newzoo, o mercado de esportes eletrônicos deve movimentar mais de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 4 bilhões) em 2019. Essa quantia leva em consideração valores de patrocínios, publicidade, produtos, ingressos e taxas das desenvolvedoras dos jogos. As duas maiores regiões que devem contribuir para a receita são a América do Norte e a China. É previsto que, em 2022, os esports gerem US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 6,7 bilhões) ao ano.

450 milhões de espectadores

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A pesquisa também divulgou que, em 2019, a audiência deve aumentar 15% em relação ao ano passado e somar mais de 450 milhões de pessoas. Além disso, 57% desse número vem da Ásia e da região do Pacífico. O estudo também segmentou o público e concluiu que 200 milhões consomem esports com frequência, enquanto os outros 250 milhões são consumidores eventuais.

Via e-Sports Earnings, Epic Games e Newzoo



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