O Google anunciou novidades no Google Maps e Assistente que prometem ajudar os foliões no Carnaval 2019. Os lançamentos para Android e iPhone (iOS) incluem um recurso capaz de monitorar os blocos de rua da cidade, para que os interessados não percam a passagem do trio por um imprevisto do trânsito. O aplicativo envia notificações das vias fechadas durante a folia, além de exibir as tradicionais condições do tráfego em tempo real, conforme a localidade. Além disso, a Assistente informa o contato de serviços de utilidade pública como Polícia Militar, pronto-socorro, Bombeiros e Delegacia da Mulher.
Outro investimento do Google é dedicado à proteção da mulher e permite que vítimas de assédio sexual denunciem os agressores. Para isso, o comando "Ok Google, como reportar assédio sexual" foi incorporado à plataforma e o resultado são contatos dos órgãos de proteção para agilizar o processo. A medida vem no esforço de combater os casos de violação à integridade física da mulher – que aumentam neste período – e é fruto da parceria com a ONG Think Olga, voltada para a conscientização e o empoderamento feminino.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Sem imprevistos na Folia
O Google Maps já está no clima da folia do Carnaval. Ao utilizar o modo navegação no celular, você poderá substituir o ícone que indica o trajeto no mapa por um colorido trio elétrico, bem comum nesta época do ano. O Maps oferece três tipos de personalização e, dessa forma, os interessados podem escolher o símbolo que mais represente a sua energia carnavalesca. O recurso é inédito no Brasil e só está disponível para a navegação no modo carro.
O serviço de localização também vai enviar notificações sobre as principais alterações de itinerários do transporte público. A plataforma vai informar sobre as interdições e outras mudanças que podem haver no fluxo de tráfego das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Dessa forma, mesmo quem não curte a maior festa popular do Brasil pode se programar para fugir do estresse dos engarrafamentos, por exemplo.
Para qual bloco eu vou?
Com os novos recursos do Google para este Carnaval, é possível descobrir blocos ou demais eventos que ocorram em próximos a você com a ajuda de uma força-tarefa: Google Maps, Google Assistente ou da Busca, aprimorada para indicar esse tipo de serviço. Dessa forma, o usuário ganha mais opções de se programar para a folia de acordo com as suas preferências.
No Maps, é possível encontrar os principais blocos de rua das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um destaque da ferramenta está no trajeto dos blocos, que ficam em destaque no mapa em tempo real. Ou seja, você não corre risco de chegar em uma rua onde o bloco já tenha passado e poderá ir direto ao encontro do evento.
Por meio da Busca é possível conversar com o Google Assistente em seu smartphone para achar os blocos de várias cidades do país. O Google desenvolveu essa funcionalidade em parceria com o Grupo Mexerica – para ativar o recurso, basta dizer: "Ok Google, falar com blocos de rua" e escolher onde você quer curtir o carnaval.
Carnaval sem assédio
Apesar da animação que contagia as ruas do Brasil, este também é um período sensível devido ao aumento no número de casos de assédio sexual contra as mulheres. Por isso, o Google fez uma parceria com a ONG Think Olga para lançar um novo recurso na Google Assistente dedicado ao auxílio de mulheres nessas situações. A ferramenta serve para denúncias e aciona imediatamente órgãos de proteção.
Para ativar a função, basta falar próximo ao smartphone: "Ok Google, como reportar assédio sexual". O sistema do aplicativo exibirá os contatos da Central de
Comandos da Assistente
A Google Assistente também pode ser usada para comandos divertidos, desenvolvidos exclusivamente para o período de festas. Os interessados podem ir de curiosidades a ideias para fantasias. Para iniciar o contato, diga "Ok Google" e tente algumas sugestões como: "’Me dá uma dica de fantasia pro Carnaval?", "Onde você vai passar o Carnaval?", "E se chover no Carnaval?" ou "O que você sabe sobre o Carnaval?". Além desses, veja uma lista a seguir com sugestões de perguntas e comandos para fazer com a Assistente:
- Você gosta de Carnaval?
- Você vai pular Carnaval?
- Quais são seus planos pro Carnaval?
- Onde você vai passar o Carnaval?
- Qual é a sua escola de samba favorita?
- E se o crush não me quiser no Carnaval?
- Qual é o melhor lugar para passar o Carnaval?
- Você vai se fantasiar no Carnaval?
- Crie um enredo de escola de samba
- Crie um nome de bloco de Carnaval
- O que você sabe sobre o Carnaval?
O Google Assistente vai superar a Siri no iPhone? Usuários respondem no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Câmeras da Sony e GoPro fazem imagens incríveis a 27 km de altura
- Asus Zenfone 5 em análise: tela igual à do iPhone X choca o público
- Fifa 17 e Rainbow Six Siege são destaques nos trailers da semana
- Monitor ultrawide: veja modelos e preços disponíveis no Brasil
- Dream League Soccer 2018 ou Real Football: veja qual o melhor jogo
- Novo LEGO Star Wars ganha edição Deluxe com boneco do Finn e mais
- Sistema Linux é bom? Nove coisas que você precisa saber antes de instalar
- Projeto da Samsung investe em ‘tênis inteligentes’; entenda
- Twitch: streamer é banida para sempre após fazer live de pintura corporal
- Lançamentos do Globoplay em janeiro: veja as séries e novelas deste mês
- Android: como desativar a busca automática por conteúdo de apps
- Nokia pode lançar smart TV 4K com som potente da JBL, diz site
- Soundbar: cinco opções por até R$ 700 para comprar no Brasil em 2021
- Galaxy Note 8 ou Moto Z2 Force: celulares têm dual camera e 6 GB de RAM
- Impressora HP DeskJet 2676 é boa? Veja avaliação de recursos e preço
- Como juntar e baixar vários vídeos do YouTube juntos
- GoPro Hero8 Black: veja erros e acertos da câmera de ação
- Como usar o menu do lado esquerdo da minha página inicial do Facebook
- Conheça o Redmi Note 6 Pro, celular que marca retorno da Xiaomi ao Brasil
- Fim da PS Store para PS3 e PS Vita: Sony anuncia desligamento do serviço