O padrão USB 3.2 deve chegar ao mercado até o fim do ano em diversos tipos de dispositivos. A nova geração da tecnologia suporta taxas de transferência de até 20 Gbps (gigabits por segundo), o dobro da velocidade dos dispositivos atuais com USB 3.1 Gen 2 (10 Gbps). A novidade será compatível com conectores USB-C e outros formatos, e sua implementação depende de fabricantes agregarem novos controladores, que suportem as velocidades da interface em seus dispositivos.
A velocidade de 20 Gbps é equivalente a 2,5 GB/s (gigabytes por segundo), o que quer dizer que você poderia transferir um filme de alta resolução do computador para o pendrive em poucos instantes, desde que ambos os dispositivos sejam compatíveis. Assim como as outras gerações da tecnologia, aparelhos com USB 3.2 funcionarão normalmente com equipamentos com portas USB de padrões anteriores.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
No entanto, a chegada da nova geração do USB tem tudo para criar confusão e atrapalhar o consumidor desatento na hora da compra. Isso porque as regras usadas pelo USB-IF – consórcio global responsável pelas definições das especificações e implementação da tecnologia USB – seguem um processo de nomenclatura desordenado.
Em 2009, quando o USB 3.0 apareceu, com velocidades de 5 Gbps, ele recebeu a classificação comercial SuperSpeed USB. O USB 2.0, de 480 Mbps (megabits por segundo), ficou com o termo HighSpeed USB e o USB 1.1, de 12 Mbps, com a nomenclatura Full Speed. Entretanto, em 2017, com a chegada do USB 3.1 com velocidades de 10 Gbps, tudo mudou. A USB-IF passou a designar o USB 3.0 de 5 Gbps de 2009 como “USB 3.1 Gen1”, enquanto o USB 3.1 de 10 Gbps ficou com classificado de “USB 3.1 Gen2”, com nome comercial de “SuperSpeed USB 10 Gbps”.
Agora, com o USB 3.2, a confusão aumenta. O USB 3.0, de 2009 e com velocidades bem mais baixas, passa a ser o “USB 3.2 Gen1”. Já o USB 3.1 de 10 Gbps, de 2017, se torna o “USB 3.2 Gen2”. Por fim, o USB 3.2 “real”, cuja comercialização deve começar em 2019 e que atinge as velocidades de 20 Gbps, é o “USB 3.2 Gen2x2” ou “SuperSpeed USB 20 Gbps”.
Não há uma explicação sobre os critérios que norteiam essas decisões, mas é esperado é que tudo fique mais confuso para o consumidor. É importante ficar atento, pois as fabricantes podem aproveitar a situ
Como escolher um HUB com portas USB? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como transcrever mensagens de voz em áudio para texto no Telegram
- Processadores Zen e APUs da AMD usarão o mesmo soquete
- Google lança aplicativos para ajudar a passar menos tempo no celular
- Resident Evil Revelations 2: Encontre todos os desenhos de Kafka
- Como marcar amigos em fotos no Twitter pelo celular?
- Como regularizar o título de eleitor com o aplicativo e-Título
- Outlook não abre e-mail? Usuários dizem que serviço está fora do ar
- O que significa CrossFire? Veja cinco curiosidades sobre o jogo
- Impedância e frequência: entenda a importância delas para seu headphone
- Como fazer o download dos mods de Dota 2 Reborn para PC
- Como saber a memória RAM do celular
- Hearthstone: cinco jogadores que mais lucraram com o card game
- SK Gaming vence Gambit e está na final da ACL 2018
- Microsoft confirma Office 2019; programas vão funcionar offline
- Testamos o Google Maps com Realidade Aumentada
- Black Friday 2018: conheça golpes comuns do dia de descontos e proteja-se
- Samsung promete atualizar celulares Galaxy por quatro anos
- Hearthstone e Yu-Gi-Oh! Duel Links: cinco jogos de cartas mobile grátis
- Oito aplicativos para ouvir podcasts pelo celular
- Google faz testes para mudar visual do buscador com Material Design