Adware é um tipo de programa criado para distribuir publicidade no celular e no computador. Mistura das palavras advertising (“publicidade”, em inglês) e software, o termo se refere a uma prática que varia bastante de comportamento. Alguns exibem pop-ups e notificações na tela do PC, outros adicionam barras suspeitas de pesquisa no navegador, e há ainda variantes que sequestram o browser e forçam acesso a sites suspeitos.
O nível de gravidade da infecção por adware é variada. Há desde versões menos nocivas de adware, que apenas irritam os usuários com o bombardeio constante de anúncios indesejados, até versões mais agressivas, capazes de espionar a atividade do usuário no PC ou provocar brechas de segurança para infecção de malware. Saiba a seguir como remover e se proteger de um adware para navegar com segurança na Internet.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Os adwares mais agressivos podem sequestrar o computador e atuar sem consciência do usuário por meio de atividades suspeitas, como encaminhando buscas da Internet para serviços de pesquisa estranhos e desviando o tráfego para sites de anúncios e de conteúdo duvidoso.
Em casos mais graves — que são os mais recorrentes —, o adware pode fazer parte de um conjunto de ferramentas para invasão do PC. Então, ele se torna uma peça no processo de infecção do dispositivo por spywares e outros malwares graves. Esses ataques mais complexos são capazes de interferir nas configurações de segurança do aparelho e podem explorar alguma vulnerabilidade da máquina.
Como ele se instala?
Não há receita definida para sofrer infecção de um adware: ele pode ser instalado a partir de um software malicioso, de um ataque de invasor ou até mesmo de uma instalação acidental por parte do próprio usuário.
Nesse último caso, o adware costuma vir vinculado a algum programa gratuito baixado pela pessoa na máquina. A contrapartida do software grátis, em geral, pode envolver a instalação obrigatória de uma “barra de ferramentas” ou app suspeito que se revela um adware assim que entra em funcionamento.
Riscos de adware
- Pop-ups infinitos: tipo clássico de adware, ele inunda a interface gráfica com pop-ups de anúncios, convidando o usuário a clicar em links, visitar sites, e instalar outros aplicativos. Esse mecanismo pode ser aproveitado também em outros modelos de ataque.
- Espionagem: mais agressivo e com características parecidas com um spyware, esse tipo de adware não só propaga anúncios, como também é capaz de monitorar a atividade do usuário em sites para apresentar anúncios mais direcionados.
- Interceptação: o adware é usado em ataques de interceptação (ou “man-in-the-middle”) para redirecionar o tráfego de Internet a fim de que o usuário acesse sites indesejados, falsos e/ou inseguros.
- Segurança: edição perigosa de adware explora brechas de segurança do dispositivo e modifica configurações da máquina para dificultar sua remoção. Também é capaz de expor o sistema a outras infecções.
- Perda de performance: o adware roda constantemente em segundo plano no sistema e, dependendo do seu modelo de ação, é possível que ele provoque perda de velocidade e travamentos no computador.
Como evitar adwares?
Uma dica importante na hora de instalar programas gratuitos é verificar se a fonte de download é confiável. Dessa forma, é possível evitar uma cópia alterada do app que inclua algum adware. Manter sistema operacional e antivírus atualizados também é vital para se proteger, já que um bom software de segurança deve detectar a ameaça antes que seja tarde demais.
Outra precaução fundamental é prestar atenção ao ler os passos da instalação do program
Em celulares, a dica é confiar na loja oficial do Android e do iPhone (iOS). Em geral, apps oferecidos nas duas plataformas passam por um filtro técnico que previne a distribuição de adware. Nos celulares, a instalação de pragas virtuais está geralmente relacionada à instalação de apps obtidos fora das lojas oficiais do Google e da Apple.
Como remover adware do PC ou do celular?
A remoção de adware depende do tipo de software que infectou o PC. Versões menos agressivas podem ser facilmente removidas com os recursos de desinstalação do sistema operacional. Em outros casos, um bom antivírus será capaz de resolver o problema.
Quando se trata de adwares muito mais agressivos, eles se fundem ao sistema a ponto das medidas corretivas à mão do usuário comum serem insuficientes. Então, é inevitável recorrer a processos de restauração e reinstalação do sistema operacional para exterminar o software.
Via Lifewire, Malwarebytes, Kaspersky e AVG
Como remover adware? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quatro coisas que você ainda pode fazer no Orkut até setembro de 2016
- Uber lança serviço de entrega de compras de mercado online no Brasil
- Instagram Lite: versão mais leve do app chega ao Brasil
- Cinco programas para fazer fluxograma
- Do Galaxy Note 7 ao Note 8: veja o que mudou no supercelular da Samsung
- Como formatar texto no Tumblr
- Tecnologia promete transmissão Wi-Fi mais econômica; entenda
- Saiba contar calorias usando o Google; veja como buscador pode ajudar
- Cinco ferramentas para detectar se seu blog Wordpress foi invadido
- iCloud para Android: como acessar conta e arquivos pelo celular
- CS:GO: FURIA vence a 100 Thieves e é campeã da ESL Pro League
- Cinco funções do Google Earth na Web para conhecer o mundo em 3D
- Como entrar na Internet pelo pen drive no Windows 10?
- Saiba como evitar os bugs em aplicativos para Windows Phone e Android
- Como usar o planejador de viagens do TripAdvisor
- Skype web ou desktop? Confira diferenças entre as versões do mensageiro
- Free Fire: como sair de uma guilda no Battle Royale da Garena
- Novo Passe de Elite Free Fire: veja conteúdos e skins de maio de 2021
- Nintendo 3DS tem trava de região removida em modificação de usuário
- Battle Royale de Battlefield 5, Firestorm recebe primeiro gameplay