Jogos competitivos como League of Legends (LoL), Super Smash Bros. Melee, StarCraft II consagraram jogadores profissionais em todo mundo. No entanto, além de ganharem destaque por seus desempenhos, alguns pro players conseguiram fama após protagonizarem polêmicas. A maioria dos casos é de jogadores que gostam de provocar e ofender seus adversários em competições profissionais. Esse comportamento tóxico é criticado pelas ligas, desenvolvedoras e comunidade e pode levar até ao banimento do jogador. Relembre, a seguir, cinco atletas que acabaram com fama de "brigões".
Yiliang "Doublelift" Peng
Yiliang "Doublelift" Peng não é famoso apenas por ser um grande jogador da rota inferior do MOBA. Sem medo de falar o que pensa, Doublelift também já foi protagonista de entrevistas polêmicas, onde afirma que sua equipe venceria partidas sem dificuldades e não poupa palavras para rebaixar seus adversários.
Um dos casos mais famosos ocorreu em 2013 na Intel Extreme Masters (IEM) Cologne, quando Doublelift atuava na Counter Logic Gaming. Em entrevista, o pro player afirmou que a série contra a Fnatic nas semifinais seria um massacre, e que apenas o lado da CLG jogaria as partidas. Contrariando sua previsão, o resultado foi 2-1 para a Fnatic, e a CLG acabou eliminada. Doublelift não mudou sua personalidade até hoje, embora suas palavras já tenham se voltado contra ele em outras ocasiões.
Ryan "Filipino Champ" Ramirez
É bastante comum encontrar jogadores que provocam uns aos outros de forma saudável, sem ofensas, na comunidade de jogos de luta. Porém, o americano Ryan "Filipino Champ" Ramirez passa dos limites e se destaca no quesito toxicidade. Campeão da Evolution Championship Series (EVO) 2012 de Ultimate Marvel vs Capcom 3, ele é conhecido por desrespeitar outros pro players e não poupar palavras de baixo calão em entrevistas.
Um dos momentos polêmicos mais marcantes de Filipino ocorreu em 2016 em um torneio chamado Winter Brawl X. Na ocasião, ele enfrentou o chileno Nicolás "Kaneblueriver" González em um desafio First to 15, onde o primeiro jogador a vencer 15 partidas seria o campeão. Filipino, a cada vitória em cima de seu adversário, fazia questão de pegar o microfone e desrespeitar o oponente. As provocações só tiveram fim quando a série terminou em 15-10 para Filipino. Porém, no dia seguinte, em partida válida pelo torneio, Kaneblueriver levou o título do Winter Brawl em uma partida contra Filipino.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Willian "Leffen" Hjelte
Famoso jogador de Super Smash Bros. Melee, Super Smash Bros. Ultimate e Dragon Ball FighterZ, o sueco Willian "Leffen" Hjelte é o tipo de jogador que não costuma levar desaforo para casa. Com poucas palavras e provocações via Twitter, Leffen é conhecido por sua toxicidade.
A maior polêmica envolvendo Leffen foi sua série contra o jogador da Team Liquid Kashan "Chillin" Khan, em 2015. Depois de provocar a organização no Twitter, dizendo que patrocinavam jogadores ruins, Chillin respondeu Leffen. A confusão se instaurou até o desafio ser realizado, uma First to 5 ocorrida durante um evento chamado Apex 2015. O resultado, na frente de milhares de pessoas, foi 5-0 para Leffen.
Johan "NaNiwa" Lucchesi
Johan "NaNiwa" Lucchesi é outro jogador polêmico, dessa vez no StarCraft II. Logo no seu primeiro ano de carreira, em 2010, o sueco já ficou conhecido por ter sido banido de um torneio da Electronic Sports League (ESL) por comportamento tóxico.
O caso de toxicidade mais marcante de NaNiwa foi com o jogador sul-coreano chamado Lim "NesTea" Jae Duk. A riva
Matheus "Mylon" Borges
Matheus "Mylon" Borges, já aposentado, é considerado uma referência brasileira na Rota Superior do League of Legends. Sua habilidade, em especial na fase de rotas, chamava a atenção de todos, mas Mylon também ficou conhecido por se envolver em polêmicas durante a sua carreira.
Indo desde provocações em entrevistas até gestos obscenos, a partida entre Keyd Stars e paiN Gaming válida pelo CBLoL 2014 se destaca. Nessa época, havia uma certa rivalidade entre Mylon e o Topo da paiN Gaming, Han "Lactea" Gi-hyeon. Embora o metagame da rota superior nessa temporada fosse mais focado em apenas três campeões (Renekton, Shyvana e Jax) ambos protagonizaram grandes duelos. Infelizmente, em um dos combates vencido por Mylon, ele acabou passando dos limites, fazendo gestos obscenos para a câmera e deixando ofensas para Lactea. Mylon foi suspenso por dois jogos no CBLoL e foi multado em R$ 2 mil pela Riot Games.
Via ssbwiki, Liquipedia e LoL.Gamepedia
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: saiba como foi a estreia de Stewie2K pela SK Gaming
- Como ativar o filtro de busca segura do YouTube no celular
- Como parar a reprodução automática de vídeos no Chrome no celular
- Nexus 5X ou Moto X Play? Confira qual smartphone com Android ‘puro’ vence
- App Ctrl-F ajuda a encontrar palavras em documentos impressos; veja como
- Notebook Positivo Stilo XC7660 é bom? Veja avaliação de especificações
- Celular que espanta mosquitos ou feito de meteorito: relembre bizarrices
- Capa para Kindle: lista reúne seis opções para proteger e-reader
- Google revela bastidores do funcionamento da rede Jupiter
- Bombshell: novo game troca Duke Nukem e usa hero?na como protagonista
- Virtue e Dereguedere definem qualificatórias da LA League de CS:GO
- Street Fighter 5 tem Necalli como primeiro lutador inédito do game
- Veja como usar códigos e cheats para macetes em PixARK
- LoL: votação para o All-Star 2019 já está aberta
- Como abrir imagens WebP no Photoshop
- Nova liga de Street Fighter V vai criar trios com lendas como capitães
- Cadastro do Pix é isca de sites falsos para roubar dados
- Como construir e salvar layouts de bases no jogo Clash of Clans
- Forza Motorsport 5 e Battlefield 3 ficarão de graça em setembro no Xbox One e 360
- Monitor ultrawide curvo: conheça modelos e preços disponíveis no Brasil