A situação em Brumadinho (MG) poderia ser ainda pior se não fosse a atuação das operadoras de telefonia celular. Após o rompimento da barragem, na última sexta-feira (25), foi montado um gabinete de crise para alocar recursos tecnológicos que permitissem uma rápida resposta de socorro às vítimas. Neste quesito, as teles tiveram papel fundamental. O TechTudo apurou que a crise na cidade mineira levou a uma situação inédita no Brasil: as empresas telefônicas retiraram as travas e abriram suas redes para uso de qualquer um.
Num setor com forte concorrência, normalmente as operadoras restringem suas antenas para que conversem somente com os próprios clientes. Em Brumadinho, porém, o procedimento é diferente desde o a semana passada: qualquer celular nas proximidades da tragédia pode se conectar a qualquer antena que esteja por perto, seja ela da Claro, Oi, TIM ou Vivo.
A decisão foi tomada logo nos primeiros momentos em que se teve notícia do rompimento da barragem. Como cada operadora oferece uma rede distinta, com os respectivos pontos altos e baixos, a medida possibilitou que indivíduos em regiões sem cobertura entrassem em contato com amigos, familiares e forças de segurança.
Aliás, houve um período de gratuidade. Possíveis vítimas em busca de amparo, porém sem crédito no celular, puderam fazer ligações ou mandar SMS. Hoje em dia, porém, a iniciativa não vigora mais.
Também houve reforço na rede de telecomunicações entre a cidade de Brumadinho e a capital Belo Horizonte. Geradores foram levados à região da tragédia para alimentar as antenas de telefonia, uma vez que a instabilidade de energia elétrica é o principal motivo para uma operadora sair do ar.
Localização das vítimas
As maiores operadoras e outros agentes do mercado também se uniram numa força-tarefa para rastrear os celulares na área do desastre. Faz parte do fluxo normal de um smartphone ou tablet ter a sua posição geográfica registrada pela empresa telefônica ao fazer a comunicação com a antena mais próxima.
A partir daí, inicialmente foi traçado um raio de 20 quilômetros para detectar os aparelhos em uso. O governo reduziu o raio para 10 quilômetros e, por fim, a Defesa Civil desenhou uma área de interesse mais precisa. O relatório final entregue ao poder público mostra o posicionamento de todos os telefones em uso no fatídico dia.
O Gabinete de Segurança Institucional recebe diariamente, ao meio-dia, um relatório com o status da região. Apesar da esperança de encontrar pessoas com vida diminua a cada hora, o setor de telecom sustenta que é importante manter tudo funcionando para que os socorristas se comuniquem entre si com eficiência. São bombeiros, médicos, psicológicos, jornalistas e lideranças políticas.
4G exclusivo para Vale
Pouca gente sabe, mas a Vale conta com uma rede de telefonia própria – posta em funcionamento às pressas, em resposta ao acidente. Funcionários da mineradora e resgatistas contam co
Drones também podem operar na rede. Há informações de que o Exército de Israel trouxe equipamentos capazes de registrar imagens em alta definição para auxiliar na busca por corpos e outros elementos em meio à densa lama.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conhe?a o OneBoard PRO+, um teclado sem fio que funciona como PC Android
- Falso e-mail promete viagem para a Copa do Mundo e engana brasileiros
- Apple atualiza planos do iCloud; nuvem do iPhone e do Mac com 2TB
- Moto G7 vaza no site da própria Motorola Brasil; saiba ficha técnica
- Confira a lista de apps para criar GIFs personalizados no Android
- Review A Way Out
- Como baixar drivers para notebooks LG
- E3 2021: evento físico é cancelado novamente, afirma cidade de LA
- Impressora Epson L396 é boa? Veja a análise de preço e características
- Fortnite Pro Settings: confira setups de pro players como Ninja e Tfue
- Neverwinter, MMORPG gratuito, chega ao PS4 com todas as expansões
- LBFF 2020: Team Liquid é campeã do 1º split e RED Canids fica na elite
- Guarde e compartilhe fotos de forma segura e ‘secreta’ com app CameraV
- Epic Seven: veja tier list com os melhores personagens do jogo mobile
- Dropbox inclui preview de arquivos .psd, .ai, .svg e .eps na nuvem
- The Evil Within: saiba tudo sobre The Consequence, a segunda DLC do game
- Como visualizar as informações EXIF de fotos no Windows e MacOS
- Como descobrir quando você vai ganhar baú raro em Clash Royale
- Tamagotchi e Naruto são destaques mobile desta semana
- Como emitir extrato bancário Nubank