O podcast é um programa de áudio sob demanda em que, diferentemente do rádio, o ouvinte não fica preso a horários e pode ouvir quando quiser. Os usuários podem escolher programas de notícias, saber a opinião de críticos de cinema, testemunhar debates sobre qualquer assunto ou, até mesmo, ouvir músicas.
Para isso, é preciso acessar um site de podcasts ou app no Android ou iPhone (iOS), como o Soundcloud, Spotify, Castbox, PodeBean e Stitcher Radio. A fim de ajudar a quem ainda não conhece direito os serviços — ou quer criar um podcast e publicar na Internet — selecionamos cinco dos melhores sites grátis.
1. SoundCloud
O SoundCloud é uma das plataformas mais populares de podcast, com um imenso catálogo em diversas línguas - inclusive o português. O ouvinte pode interagir com a transmissão comentando, curtindo, republicando no perfil do SoundCloud e compartilhando em outras redes sociais. Além disso, o serviço permite criar playlists, adicionar faixa para tocar mais tarde e, em alguns casos, baixar o áudio para o PC.
A plataforma tem planos gratuito e pagos. Em todos é possível não apenas ouvir, mas também fazer podcasting. Mesmo no plano básico, que é grátis, o usuário tem direito a 3 horas de upload por mês com publicação via RSS, acesso a estatísticas e controles básicos de personalização. Fora a versão web, o sistema está disponível em aplicativos móvel para Android e iOS (iPhone e iPad), além de uma versão Beta para Windows 10.
2. Spotify
O Spotify é mais conhecido como site de streaming de música, mas também pode ser usado para ouvir podcasts. No navegador web, a seção deve ser acessada por meio do menu "Início". Os podcasts mais populares aparecerão em destaque no topo da tela e, descendo, é possível encontrar a divisão por categorias.
Há nove gêneros de podcast no Spotify: histórias; educação; música; estilo de vida e saúde; jogos; negócios e tecnologia; arte e entretenimento; esportes e lazer; e notícias e política. Depois de encontrar um programa de seu interesse, a reprodução é idêntica a das faixas e álbuns musicais. As estações e transmissões avulsas podem ser salvas na sua biblioteca, que fica disponível em todas as versões da plataforma - web, Windows, Mac, Android e iOS.
3. Stitcher Radio
O Stitcher pode ser usado como plataforma de podcast para aprender inglês ou por quem domina o idioma. Isso porque a maior parte dos áudios está na língua estrangeira, embora existam podcasts brasileiros cadastrados no serviço. A despeito disso, a interface é muito bem organizada e pode ser usada por quem não tem conhecimento avançado de inglês.
A aplicação está disponível também para celulares Android e iPhone, além da versão web. De uso gratuito, o Stitcher Radio permite fazer login com as credenciais do Facebook e Google. Uma vez conectado, o usuário pode procurar podcasts por temas - como comédia, política e tecnologia - ou através da ferramenta de busca por texto. A plataforma permite salvar episódios para ver mais tarde e criar playlists com programas favoritos, entre outros recursos.
4. CastBox
O CastBox é uma plataforma de podcast com versões para web, iOS e Android. No navegador desktop, o serviço sequer precisa de login para ser usado por ouvintes; basta entrar no site e buscar os perfis preferidos. O site tem um vasto catálogo de podcasts nacionais e interface em português, ainda que algumas ferramentas não sejam traduzidas. Já para criar um canal e realizar upload, é preciso se cadastrar usando e-mail ou as conta
5. PodBean
Outro que dispensa login para ouvir seus mais de 150 mil podcasts é o PodBean. Com apps para iOS e Android, o serviço traz as transmissões organizadas por 16 categorias, como artes, comédia, saúde, notícias e política etc. Há alguns conteúdos em português, porém a maioria é de podcast em inglês. Assim como o concorrente anterior, o PodBean exige credenciais (Facebook ou Google) para realizar upoload e usufruir da plataforma como criador, oferecendo planos pagos e gratuito.
Música com tecnologia 8D, como funciona? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer currículo no celular com o app do Word
- Amanda 'AMD' Abreu fala sobre preconceito no CS:GO em entrevista
- Como rastrear WhatsApp: saiba consultar localização de amigos
- Fenômenos em 2020: veja os jogos de maior sucesso neste ano
- Nova versão do editor de fotos do Instagram que vazou ainda é teste
- Celular CAT S60 tem câmera térmica que ajuda você a ver no escuro
- Trashbot é um robô-lixeira que separa o lixo para ajudar na reciclagem
- Quais as diferenças entre o Zenfone 5 (2018) e o Zenfone 4
- Quatro truques para tirar fotos criativas sem gastar muito dinheiro
- Carnaval 2016: como assistir à apuração do Grupo Especial pelo celular
- Instagram e Facebook agora deixam controlar tempo que você passa no app
- Zelda, NieR e mais: veja os melhores jogos de mundo aberto de 2017
- Apex Legends: bug some com armas e jogadores se atacam com golpes físicos
- ZapZap Messenger: como enviar mensagens para vários contatos de uma vez
- Quais aplicativos ocupam mais espaço no Windows 10 Mobile? Aprenda a checar
- Teclados de membrana: como funcionam e melhores modelos no Brasil
- WhatsApp para Android: ‘dedo do meio’ chega em vários tons de pele
- Desligou o Windows 10 sem querer? Remova o botão da tela de login
- Como usar o aplicativo do YouTube no PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
- Clash of Clans: veja cinco motivos que explicam o sucesso do jogo