Smartphones do ano passado, iPhones 8, 8 Plus e iPhone X agora também contam com o polêmico controle de desempenho da Apple, mecanismo que reduz a velocidade do processador quando a bateria começa a envelhecer. A novidade está presente na atualização do iOS 12.1, liberada nesta terça-feira (30), e vai de encontro a declarações anteriores, quando a companhia alegou que os celulares do ano passado usariam componentes mais avançados modernos, em que o desgaste natural da bateria seria menor. Usuários podem desativar o mecanismo.
Quem notou a mudança de posição da Apple sobre o assunto foi o site The Verge. A publicação observou que no texto original, antes da versão 12.1 do sistema operacional desembarcar, a Apple dizia que “o iPhone 8 e posteriores usam um design mais avançado de hardware e software para estimar consumo de energia e a capacidade da bateria e otimizar a performance geral do sistema”.
Depois da introdução da redução de performance nos iPhones 8, o texto mudou para “iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X incluem esse recurso, mas o gerenciamento de performance pode ser menos perceptível em virtude do design de hardware e software mais avançado”.
Na prática, a Apple passa a admitir o uso da ferramenta nos telefones mais novos, mas sustenta que seu impacto no desempenho – ou seja, a intensidade da perda de velocidade de processamento – será menos perceptível nos celulares mais recentes.
Entenda o caso
O recurso criado pela Apple foi alvo de uma série de polêmicas devido à falta de transparência, o que motivou processos judiciais em diversos países, sob acusação de obsolescência programada. A Apple se defende dizendo que a medida previne problemas com a bateria e isso ajuda a preservar outros componentes que poderiam acabar danificados por conta de baterias com desgaste pronunciado depois de alguns anos de uso.
Toda a confusão nasceu quando usuários do Reddit perceberam que iPhones passavam por uma limitação no software, como se o processador ficasse mais lento. A polêmica se instalou em virtude da natureza do mecanismo, implementado sem que o usuário soubesse, e a suspeita de que a limitação de velocidade de iPhones mais antigos via sistema operacional fosse uma forma da Apple forçar o consumidor a comprar modelos novos todos os anos.
Alvo de pesadas críticas, a Apple admitiu a presença da funcionalidade, mas defendeu a suposta forma de preservação do hardware para diminuir o desgaste da bateria com o tempo.
Além di
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Vírus se passa por Pokémon GO para acessar dados de usuários no Android
- GoPro anuncia Hero9 Black com bateria mais potente; veja preço
- Como usar o app Storm Clean para limpar o Android e deixá-lo mais leve
- Swappy Color, ZigZag e mais: veja os jogos para Windows Phone da semana
- Como customizar ícone do Instagram Highlights
- Tudo sobre RTX 3090: conheça a placa da Nvidia que roda jogos em até 8K
- Review HP ProBook 445 G7: notebook com Ryzen é funcional e até roda jogos
- Castlevania Anniversary Collection: Konami revela jogos da coleção
- Vale a pena comprar o Galaxy S3 em 2016? Reveja a ficha técnica do telefone
- Caixa Postal, áudio e ligação: veja formas de mensagem de voz pelo WhatsApp
- Como ouvir música de graça com o serviço online TuneIn
- Como criar um link direto para um arquivo ou pasta no Dropbox
- Red Dead Redemption 2 é anunciado para PC; veja detalhes do lançamento
- Overwatch: atualização pode nerfar personagens e composição GOATS
- F1 2015: trailer mostra gráficos impressionantes de carros e pilotos
- WhatsApp anuncia fim de suporte para iPhone 4S
- Como evitar spoilers de séries em redes sociais com o app Spoiler Shield?
- Lenovo B330 ainda vale? Saiba tudo sobre o notebook com Core i5 e 8 GB
- Moto G7 vs Galaxy A6 Plus: compare preço e ficha técnica dos celulares
- The Evil Within 2 ganha novo modo FPS em primeira pessoa