O Spotify anunciou um novo recurso para que artistas e selos independentes façam seus próprios uploads de música na plataforma. O recurso agiliza o processo de lançamento de músicas e acaba com a necessidade de contratar uma distribuidora ou de ter contrato com uma gravadora. Com isso, os artistas vão receber mais dinheiro vindo do lucro de seu trabalho.
A mudança, anunciada na última quinta-feira (20), está em fase de testes com usuários dos Estados Unidos. A ferramenta deve chegar em breve de forma gratuita para todos artistas e gerenciadores de carreiras com acesso à plataforma Spotify For Artists.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo post no blog oficial da empresa, o recurso era um dos mais solicitados por artistas que usam o serviço para divulgar suas músicas, mas que não são contratados por uma gravadora. Nos últimos meses, o Spotify manteve diálogo com produtoras e selos independentes que tiveram acesso ao recurso. O feedback de uso foi levado em consideração para definir a mudança no processo de distribuição de forma a atender a todas as necessidades de músicos e pequenas distribuidoras.
Além de permitir o upload da música e arte da capa, a plataforma oferecerá para o artista a possibilidade de programar uma data específica para lançamento de um single ou álbum. Além disso, um painel exibirá uma prévia de como as faixas serão apresentadas aos ouvintes. Anteriormente, apenas as distribuidoras possuíam permissão para upload e definição da data de lançamento no Spotify.
Em entrevista ao site The Verge, o gerente sênior de produto para criadores do Spotify, Kene Anoliefo, disse que empresa repassará 100% dos royalties para os artistas. Os valores relativos às reproduções das faixas também serão pagos diretamente aos artistas. Por meio de um cadastro de dados bancários, os royalties das canções serão enviados todo mês para os músicos e bandas. Assim como já acontece no aplicativo e no site Spotify for Artists, usuários podem conferir gráficos sobre o número de plays e de ouvintes mensais de cada faixa após o lançamento.
No momento, apenas alguns artistas independentes e selos dos Estados Unidos estão recebendo convites para testar a ferramenta. A promessa é de que nos próximos meses a funcionalidade seja lançada em definitivo em todos os países onde o Spotify atua. O Spotify for
Spotify ou Deezer? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Beats Studio3 Wireless vs AirPods Max: compare os fones premium da Apple
- Como desativar o Gatekeeper definitivamente no Mac OS
- Como trabalhar de policial no GTA 5
- Como limpar dados e histórico de navegação do Google Chrome no celular
- Como personalizar os aplicativos da tela de bloqueio do Galaxy S7
- Brasil no topo dos esports: relembre times campeões internacionais
- CBLoL 2018: kaBuM! vence CNB e é a nova líder da competição
- Bradesco fora do ar? Usuários relatam problemas no site
- Magic Leap lança headset de realidade aumentada One Creator Edition
- O que faz um site cair na Black Friday?
- Processador Ryzen ou APU da AMD: o que é melhor para um PC gamer barato?
- Franz reúne WhatsApp, Messenger, Skype, Hangouts, Telegram e Slack
- Google Chrome travando? Veja soluções para o problema
- Qual filme assistir hoje? Site ajuda casais a decidirem; veja como usar
- FIFA 18: confira a evolução de craques no modo Ultimate Team
- Uncharted e Call of Duty estão entre games que ‘ensinam’ História
- Robô aspirador promete limpar a casa toda e tem sensor de carro autônomo
- Novos Chromebooks da Acer prometem mais resistência nas salas de aula
- Estudo traça ranking da internet móvel no Brasil; saiba melhores operadoras
- Ranqueada, clássico e 4x4: conheça os modos do Free Fire Battlegrounds