Hoje eu vou responder a dúvida da Maria Lúcia, sobre segurança na internet! Ela quer saber como descobrir quando um site é seguro. Essa é uma pergunta bem legal, porque muita gente acaba se confundindo e caindo em golpes. Então vem cá que eu vou te mostrar como reconhecer esses golpes e proteger os seus dados pessoais!
Hoje em dia, é bem comum os cibercriminosos usarem links de promoções falsas pra espalhar golpes por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp. Por isso, antes de passar as suas informações pra conseguir supostas vantagens, produtos de graça ou instalar uma nova função no WhatsApp, veja no site da empresa que está sendo citada se a promoção está realmente acontecendo. Uma dica bem legal é entrar em contato com a empresa através das contas oficiais no Facebook e Twitter.
Além disso, desconfie de questionários que pedem dados muito pessoais, como número de documentos ou informações bancárias, tá? Tem muito golpe por aí que se passa por órgãos do Governo, como a Receita Federal ou INSS, ou até bancos, falando que você tem dinheiro para sacar e pedem os seus dados pra conferir o valor que você tem direito. Gente, os órgãos do governo e bancos NUNCA pedem informações pessoais por e-mail ou mensagens, viu? Qualquer serviço que eles oferecem tem que ser feito no site ou aplicativo oficial!
Outra coisa em que você precisa prestar atenção são os erros gramaticais. Na maioria das vezes, os golpes são cheios de erros de português. Por isso, leia tudo mais de uma vez e com muita atenção! Aproveite e veja se o site não é falso, clique em todos os botões e abas pra ver se tudo funciona e dê uma olhadinha no link. Geralmente, o nome da empresa é copiado mudando só uma letra ou duas no endereço do site, pras pessoas não perceberem.
Ah, também desconfie se a mensagem que você receber pedir pra você compartilhar com outras pessoas ou grupos no WhatsApp. Essa é uma forma que quem está aplicando o golpe usa pra ele espalhar mais rápido. Se você não tiver certeza que é seguro, não divulgue pra outras pessoas.
De resto gente, as dicas já são algumas conhecidas: checar se o site tem o HTTPS ou o cadeado verdinho do lado do esquerdo do endereço e manter um antivírus instalado e atualizado sempre!
Tomando esses cuidados, você pode navegar tranquilo e não vai correr o risco de ter nenhuma informação roubada! E sempre que você tiver qualquer dúvida sobre tecnologia, é só me enviar usando o formulário que fica lá no site do Ol
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Amazon Go: veja como é fazer compras no mercado do futuro
- Whatsapp, Messenger ou Telegram? Um raio-x dos apps de mensagens
- Como recuperar mensagens no WhatsApp que foram 'apagadas para todos'
- Aprenda a desfocar o fundo das fotos
- O melhor notebook que você pode comprar com R$2600
- Experiência do varejo do futuro já pode ser vivida no Brasil; conheça
- Entenda por que o Brasil está atrasado na criação de data centers
- Conheça os Criadores de Indie Games no Brasil
- 5 apps de edição de fotos para usar no seu celular
- Testamos: veja o novo Moto G6 em ação
- Uber mostra cabine de táxi voador na CES 2018
- Perigo no ar: conheça as novas tecnologias que te protegem contra drones
- 'Identificador de urina' avisa paciente quando é hora de ir ao banheiro
- Conhecemos o drone que faz entregas no Japão
- Testamos os Xperia XA2 e XA 2 Ultra; conheça os novos intermediários da Sony
- Pesquisa revela quais apps coletam dados no Android para personalizar anúncios
- Veja truques para digitar mais rápido no celular
- Tecnologia sobre duas rodas: conectividade, segurança e personalização
- Nomes tradicionais do esporte analógico estão de olho nos e-Sports
- Red Magic Mars: testamos o smartphone mais rápido do mundo. Confira o vídeo