Editores de texto online são úteis pois criam documentos sem depender de baixar programas no computador. Muitos sites oferecem esse serviço de graça, incluindo a Microsoft, que disponibiliza uma versão completa do Word no navegador, muito parecida com o programa original do Pacote Office. Google Docs, Graphite, entre outras opções menos famosas, completam a lista de cinco editores grátis para usar online.
Essas plataformas permitem salvar os documentos em formato compatível com o Word, em PDF ou enviá-los por e-mail. Alguns deles oferecem ainda o compartilhamento online com os amigos para criar um arquivo colaborativo ou contam com formatação ABNT para trabalhos acadêmicos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Google Docs
O Google Docs é grátis e conta com muitas ferramentas para a edição de texto. Para customizar um documento, o Docs permite adicionar fotos, links, gráficos e tabelas, sincronizar notas do Google Keep. É possível também compartilhar o arquivo com amigos, que podem visualizar as edições em tempo real e adicionar comentários, criando um texto colaborativo. Entre as ferramentas disponíveis, estão um contador de palavras e um sistema de digitação por voz.
Ao final das edições, é possível salvar arquivos em formato PDF ou “.doc”, utilizado pelo Word, e ainda sincronizá-los com o Google Drive. Para utilizar o Google Docs, é
2. Word Online
O editor de textos da Microsoft tem uma versão Web completa que permite sincronização direta com o OneDrive à medida que o documento é editado. O Word Online tem layout muito parecido com o programa para PC, e oferece basicamente as mesmas ferramentas de edição do software, como estilos de textos, inserção de fotos e links, além de serviço de revisão e comentários.
O Word Online também dispõe de modelos prontos de materiais gráficos, como currículos, cartões, folhetos e relatórios, para uma edição rápida. É possível salvar os arquivos em PDF e em “.doc”, e compartilhar com os amigos através de links ou convites via e-mail.
3. Graphite
Com uma interface simples e fácil de usar, o Graphite é um editor de textos básico e online. Apesar de poucas opções de ferramentas de edição (são apenas três tipos de fonte, por exemplo), ele permite criar arquivos completos de forma rápida através de um layout limpo e agradável. É possível adicionar listas, alterar a disposição do texto e incluir links, citações, fotos e vídeos. Ao final, o usuário pode baixar o arquivo em formato “.doc”, do Word. Um ponto negativo do Graphite é o idioma: ele não tem versão em português. Além disso, para acessá-lo, é preciso ter uma conta no Blockstack.
4. FastFormat
O FastFormat é um editor online voltado para criação de trabalhos acadêmicos, como TCCs, artigos científicos e projetos de pesquisa, que formata o texto automaticamente de acordo com as regras vigentes da ABNT. A plataforma tem modelos prontos de toda a estrutura dos trabalhos, como capa, resumo, dedicatória e capítulos, deixando para o usuário apenas a tarefa de inserir os textos. É possível acessar o site utilizando os dados do Google ou do Facebook, além de informar seu grau de instrução, como “Ensino Médio”, “Graduação” e “Pós-graduação”. Ao final, o arquivo pode ser compartilhado por e-mail ou baixado em PDF ou em formato “.doc”.
5. OnlyOffice
O OnlyOffice (onlyoffice.com/pt) é um editor online que tem muitas ferramentas de personalização dos documentos. O site permite formatar os textos, inserir fotos, gráficos e formas geográficas, além de vídeos do YouTube e plugins do WordPress, ideais para documentos que serão reproduzidos apenas no computador, e não impressos. É possível inserir equações matemáticas complexas, comentários e um chat online para criação colaborativa. Apesar de o site ser em inglês, ele reconhece o idioma português do texto digitado.
Por que Outlook pede senha o tempo todo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PS4 ou Xbox One? Saiba qual console tem os melhores acessórios
- Como conectar o computador a uma caixa de som Bluetooth
- Aparelho da DJI controla lente e foco de câmeras de forma remota
- Aplicativo para acompanhar menstruação: veja como usar o Clue
- FIFA 21 vs FIFA 20: saiba o que muda nos jogos de futebol da EA Sports
- Como gravar e compartilhar vídeos no modo ‘câmera lenta’ do iPhone?
- Como reiniciar o Chromecast pelo PC e celular sem precisar resetar
- Melhores jogos para VR Box: veja lista de games de realidade virtual
- Sete passos para acelerar um iPhone mais antigo
- UE Megablast ou UE Megaboom: veja se vale esperar a nova caixinha
- CS:GO: MIBR perde para Astralis no FACEIT Major London 2018
- Tinder fora do ar? Usuários relatam erro 5000 e outros problemas no app
- Smartwatch com ‘cara de relógio’ promete ficar seis meses sem carregar
- Conheça os melhores Legends presentes em Fifa 17
- Fortnite: como achar código de criador no Battle Royale e apoiar canais
- Novo leitor digital por ultrassom promete diminuir falhas de identificação
- Desktop ou notebook? Veja qual a melhor opção para você
- Como configurar o launcher padrão do Android?
- Fifa 17 terá o alemão Marco Reus como nova capa do game
- Killer Xinok vence campeonato de Mortal Kombat XL no Combo Breaker