Mega, megabit e megabyte são unidades de medida que contam quantidades de informação. O megabit (Mb) – e a sua abreviação, "mega" – é mais usado para contar velocidades e taxas de transferência em serviços de Internet e roteadores. Já o megabyte (MB), assim como gigabyte e terabyte, são mais relacionados a capacidades de armazenamento, como o espaço de um cartão de memória ou disco rígido, por exemplo.
A seguir, você vai entender qual é a relação entre as duas medidas e saber como transformar as unidades. Descubra a diferença que existe entre o bit e o byte, assim como entre seus múltiplos.
Kilo, mega, giga, tera, peta…
Todos esses termos acima são prefixos que substituem "zeros". É mais fácil dizer 1 megabyte (MB) do que “um milhão de bytes”, assim como 1 gigabit (Gb) é mais prático do que “um bilhão de bits”. Para profissionais e acadêmicos das ciências da computação, essa troca ajuda bastante na hora de realizar cálculos, por exemplo.
Por denotarem sempre uma quantidade fixa de alguma coisa – que pode ser bits, bytes ou mesmo outras unidades de medida, como watts em megawatts – esses prefixos são recorrentes não só na informática.
A tabela acima vai até o petabyte, mas existem também exabyte
E o “mega” da minha Internet?
Estamos acostumados a falar da velocidade de nossos planos de Internet em “megas”. O termo é, na verdade, uma abreviação de "megabits", referindo-se à taxa de transferência contratada junto à operadora do serviço. Portanto, ao dizer que se tem um plano de 25 megas, na verdade isso quer dizer que a taxa de transferência desse pacote é de 25 megabits.
Isso começou com os próprios provedores, que anunciam seus produtos usando apenas o termo "mega". É possível que a escolha tenha se dado para evitar confusão na cabeça do consumidor entre megabits e megabytes – o que ocorre da mesma forma. Vale ressaltar que um plano de 10 megas não significa que os downloads vão atingir velocidades de 10 MB/s (megabytes por segundo), por exemplo.
Bits e bytes
Bits e bytes são unidades de medida que contam a mesma coisa: informação. A questão é que elas fazem isso em proporções diferentes – mais ou menos como milímetros e metros fazem com distâncias físicas. Ambas medidas medem distância, mas existe uma proporção entre os dois que permite contar o espaço com qualquer uma das unidades.
A menor unidade possível de informação é 1 bit. Oito unidades de bit formam 1 byte, sendo a relação entre as duas representada na proporção de 1 para 8. Portanto, um disco rígido de 1 TB (terabyte) possui cerca de 8.000.000.000.000 bits.
Qual a diferença entre megabit e megabyte?
A única diferença é a proporção. Enquanto o megabit mede uma determinada quantidade de informações em milhões de bits, o megabyte faz a mesma coisa, mas em milhões de bytes. A situação é igual para os prefixos, como giga, tera, entre outros. Para fazer a relação entre as duas unidades de medida, é só utilizar a proporção citada anteriormente, de 1 para 8.
Suponhamos que um roteador tem taxa de transferência de 833 Mb/s (megabits por segundo): quanto isso vale em MB/s (megabytes por segundo)? Para descobrir, basta dividir o valor de Mb – 833 – por 8, chegando ao resultado de 104 MB/s.
Onde usa um ou o outro?
Não há uma regra que determine qual unidade usar em cada caso, mas existem alguns padrões. Serviços de Internet, por exemplo, contam suas taxas de transferência em bits, assim como roteadores, repetidores, entre outros dispositivos de rede.
Os bytes, por sua vez, são mais associados à contagem de espaços e quantidades absolutas de informação, como o armazenamento de um disco rígido, de um pente de memória RAM ou a memória interna de um celular ou cartão de memória. É raro que se use bytes para contar velocidades. Porém, com a proporção de 1 byte para 8 bits, fica mais fácil fazer a conversão e relacionar as duas medidas.
Qual é o melhor canal de roteador Wi-Fi? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo para fazer intro: como usar VLLO para criar vinheta no celular
- RTX 2080 Ti ou RTX 3080? Saiba qual placa da Nvidia vale mais a pena
- PES 2016 divulga jogadores lendários e Roberto Carlos está na lista
- Instagram libera foto antiga no Stories; novos filtros aparecem no app
- Como funciona o Agibank? Conheça o banco e saiba se o cartão é bom
- Dragon Ball Xenoverse revela personagens da saga Dragon Ball GT por DLC
- Sherlock Holmes e Star Wars são games grátis do Xbox One para novembro
- The Elder Scrolls: Blades libera acesso antecipado para todo o público
- Implante eletrônico pode ajudar pessoas com paralisia a recuperar movimentos
- Konami acerta licença, mas PES 2016 ficará sem Euro 2016
- Como trocar o papel de parede do LG Q6 e LG Q6 Plus
- Câmera com preço de carro de luxo faz fotos apenas em preto e branco
- Como desativar a reprodução automática do Periscope no Wi-Fi ou 3G/4G
- Como ver o mapa do Google Maps no modo satélite pelo celular
- Fabricantes poderão criar aparelhos com tecnologia do Microsoft HoloLens
- Como tirar print no LG G3
- Android 5.0: conhe?a os erros mais comuns e saiba como resolv?-los
- Google pode lançar brinquedos inteligentes para interagir com crianças
- Como jogar Valorant e dicas para mandar bem no novo game da Riot
- Avast investe em antivírus e desempenho para Macs em 2018