O Instagram lançou sua própria funcionalidade para fazer perguntas e respostas aos amigos nas publicações dos Stories na última terça-feira (9). Até então, a rede social era vitrine de prints e links para outros aplicativos voltados exclusivamente para esses questionamentos, como o Curious Cat, Sarahah e Secret. Apesar do intuito de entreter e matar a curiosidade dos amigos, muitos serviços do gênero despertaram polêmicas relacionadas ao anonimato das perguntas, que influenciou bullying e violência virtual — alguns chegaram a ser retirados das lojas de aplicativos.
Esses aplicativos são utilizados, em sua maioria, por jovens e adolescentes para descobrir segredos e detalhes da vida social e amorosa dos amigos. A lista a seguir reúne oito aplicativos de perguntas e respostas que fizeram sucesso entre o público. Entre eles, estão opções ainda disponíveis para baixar e usar.
1. Instagram
Recentemente os Stories do Instagram receberam um adesivo que permite fazer perguntas aos amigos e respondê-las em novas histórias. Os questionamentos podem ser respondidos com vídeos, fotos ou textos, deixando a brincadeira mais interativa. O usuário sabe quem lhe fez a pergunta, mas ela é exibida anonimamente para seus seguidores quando é respondida. Veja como usar o 'Faça uma Pergunta'.
2. Ask.fm
O Ask.fm alcançou grande popularidade em 2013 por contar com versões para celular, além da versão Web, o que facilitava a interatividade entre os jovens. A proposta era fazer perguntas e escrever respostas para os amigos. As questões podiam ser anônimas e as respostas eram compartilhadas nas redes sociais do usuário, dando maior visibilidade aos textos. O Ask.fm ainda está disponível para acesso pelo PC e para iPhone (iOS) e Android.
3. Sarahah
O mote do aplicativo vinha da palavra árabe “Sarahah”, que significa “franqueza". O aplicativo chegou ao Brasil em 2017 e causou polêmica. Não era preciso ter conta no serviço para fazer perguntas anônimas aos amigos, o que abria margem para qualquer tipo de mensagem, incluindo cyberbullying e insultos. Após polêmicas envolvendo esse tipo de crime virtual, o Sarahah foi removido da App Store e do Google Play, mas o site ainda está disponível para uso.
4. Curious Cat
Muito compartilhado no Twitter, o Curious Cat também é voltado para perguntas e confissões online. Ciente das polêmicas envolvendo esse tipo de aplicativo, o serviço surgiu em 2016 com propostas como ativação filtros de palavras censuradas e bloqueio de perguntas de anônimos. Um feed organiza as questões no perfil em forma de mural, facilitando que curiosos vejam todas as suas respostas, além de disponibilizar um chat para conversar com os amigos. O Curious Cat também funciona na Web e em smartphones.
5. Secret
No Secret, o usuário não respondia a perguntas, mas publicava anonimamente segredos sobre sua vida ou a de qualquer pessoa — os textos podiam receber comentários. Como não havia controle sobre o que era escrito, muitos casos de bullying e invasão de privacidade fizeram com que o aplicativo fosse removido da App Store brasileira, e posteriormente fosse descontinuado.
6. Formspring
O Formspring.me foi um dos primeiros aplicativos de perguntas e respostas a ficar famoso no Brasil. Ele se popularizou através de redes sociais como o Orkut e o Fotolog. Era possível conectar os amigos de outras redes sociais para fazer as perguntas, que também podiam ser anônimas. O formato de perguntas e respostas do app foi descontinuado em 2013, mas a empresa permaneceu como rede social com o nome de Spring.me, e, em seguida, foi incorporada ao Twoo.
7. F3
O que diferencia o F3 dos demais aplicativos é o formato das perguntas e respostas, que são exibidas no mesmo layout do Snapchat e dos Stories do Instagram, deslizando o dedo para o lado. Os posts, que podem ser anônimos ou não, também desaparecem após 24 horas. Para responder aos amigos, o usuário pode utilizar textos, tirar fotos ou gravar vídeos de até 15 segundos. Em maio, o aplicativo permaneceu entre os 15 aplicativos mais baixados das lojas brasileiras.
8. Tellonym
No Tellonym não existe opção: as perguntas são obrigatoriamente anônimas e o usuário não tem como descobrir quem as enviou. Os posts são exibidos em um feed parecido com o do Instagram, com fácil navegação. É possível sincronizar o perfil com as redes sociais como Facebook, WhatsApp e Snapchat. O programa tem versões para iOS e Android, além de uma versão Web básica.
Sarahah, Curious Cat e Secret: qual é o melhor aplicativo? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Uber limita uso de aplicativo por motoristas para 12 horas
- CS:GO recebe atualização com skins novas que custam mais de R$ 7 mil
- Wish ou AliExpress: compare os aplicativos de compras online
- Como melhorar contraste de fotos no Photoshop com função Preto e Branco
- iPhone te ajuda a contar quantos passos você deu no dia; descubra
- Como comprar roupas e personalizar seu personagem em Watch Dogs 2
- Android Marshmallow exige que informações sobre a bateria sejam acessíveis
- Nintendo revela o Switch Lite, versão simples do console com preço baixo
- Veja 10 dicas tops para quem usa o iMessage no Macbook e no iPhone
- WhatsApp revela que anúncios nos Status chegam em 2020
- Update Lumia Denim traz pastas e melhorias na câmera ao Windows Phone
- Windows 10 virá com Candy Crush Saga pré-instalado
- CS:GO: veja os bugs mais bizarros e engraçados do jogo
- Como usar o sticker de bate-papo do Instagram Stories
- CS:GO: veja times, datas e regras da ESL Pro League Season 10 Américas
- SK Gaming e jogadores brasileiros de CS:GO podem estar em conflito
- O futuro é delas: mulheres ganham mais espaço no mundo da tecnologia
- Bugs no PUBG Mobile: veja as falhas mais bizarras do jogo
- Motorola lista quais celulares vão receber Android Marshmallow
- Feira de games em SP terá consoles clássicos, campeonatos e lançamentos