A Gigabyte GA-945GCM-S2C é uma placa-mãe lançada em 2007 e que oferece compatibilidade com processadores Core 2 Duo, Core 2 Extreme e outros Pentium da Intel. O componente já saiu de linha, por isso, não é possível comprá-lo novo no mercado nacional. O usuário consegue apenas encontrar o modelo usado em alguns sites com preço na faixa dos R$ 200. Se você tem na mão a placa, ou pensa em comprar uma para montar um PC baratinho, é importante conhecer suas restrições e o que é compatível ou não com a Gigabyte.
Abaixo, confira quais são os componentes compatíveis – como, por exemplo, os tipos de processadores, placas gráficas e periféricos que podem ser ligados à placa Gigabyte GA-945GCM-S2C .
Processadores
A Gigabyte GA-945GCM-S2C é uma placa-mãe antiga, que é compatível com processadores Core 2 Duo, Core 2 Extreme e uma série de Pentiums do final da década passada. Usando como base o chipset Intel 945GC, a placa lançada em 2007 não é funciona com os processadores Core i3, i5 e i7 que a Intel lançaria nos anos seguintes. Resumidamente, isso significa que você não poderá instalar nenhum processador dos últimos dez anos na placa.
Em todo caso, o componente é compatível com muitos processadores diferentes da Intel. A única questão é que, em geral, o mais recente deles terá 10 anos de vida.
Se você considera a pesquisa de processadores
Placas de vídeo
Assim como no suporte aos processadores, o modelo entrega a idade quando o assunto são as interfaces de expansão – os slots em que você pode instalar outras placas e periféricos, como uma placa gráfica.
A GA-945GCM-S2C tem um slot PCIe x16 de segunda geração. Isso significa que você pode instalar uma placa de vídeo atual – o encaixe continuou o mesmo durante todos esses anos. Porém, a velocidade oferecida pela placa-mãe é de segunda geração, enquanto que qualquer placa de vídeo de AMD ou Nvidia dos últimos sete ou oito anos funciona em PCIe 3.0, ou de terceira geração.
O resultado é que a placa de vídeo acaba tendo uma capacidade de trabalho maior do que aquela que pode ser atendida pela placa-mãe, criando um gargalo. A Gigabyte GA-945GCM-S2C simplesmente não é capaz de receber as informações processadas pela GPU de forma rápida o suficiente.
Além dessa interface, a placa tem um slot PCIe x1 – aqueles pequeninos – e outras duas interfaces PCI. A interface desse tipo, sem o “e” como em PCIe, denota um padrão que já caiu em desuso e que oferece velocidades ainda inferiores para placas e periféricos de menores demandas.
Memória RAM e armazenamento
Outro sinal evidente da idade do produto fica por conta da compatibilidade com memória RAM. A placa da Gigabyte foi desenvolvida para receber pentes de memória do tipo DDR2 – atualmente, eles foram bastante superados pelas memórias RAM DDR4. A memória DDR2 será mais lenta e pode tornar a tarefa de rodar o Windows 10 ou o Windows 7 algo muito difícil. Isso, somado ao fim do suporte das versões antigas do Windows, acaba tornando interessante a ideia de rodar um Linux leve no computador.
As interfaces de armazenamento – em que você pode ligar HDs e SSDs – são do tipo SATA 2, de 3 Gb/s. A placa soma quatro portas do tipo – por isso, você pode ligar quatro HDs SATA nela ao mesmo tempo. Em ainda outra evidência da idade, a placa-mãe tem saída para drive de disquete.
Outra possibilidade é usar o IDE, tipo de conector ainda mais antigo (e lento) que o SATA, e que marca presença na placa.
Periféricos
A placa tem suporte ao USB 2.0 e pode controlar um total de até oito portas USB 2.0. Além disso, há saída de som P2, entrada para microfone, porta RJ-45 para conexão de rede via cabo, porta paralela e serial (para impressoras mais antigas, por exemplo) e saída de vídeo D-Sub.
Esse conector D-Sub se destina ao uso sem placa de vídeo dedicada, já que a placa tem gráficos onboard.
Placa-mãe Asus ou Gigabyte: qual a melhor? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aprenda como redefinir a memória PRAM do Mac e evitar problemas
- Twitch ou Nimo TV? Compare as plataformas de streaming de jogos
- Sonic Forces e PES 2018 foram destaques da semana em jogos
- Como fazer instalação manual do DirectX no Windows 7, Windows 8 e 8.1
- Como ajustar o volume do Google Maps sem afetar outros apps
- Radeon RX 6900 XT é boa? Veja ficha técnica e preço da placa de vídeo AMD
- Instagram fora do ar? Usuários reclamam de erro de rede na plataforma
- Aniversário de 3 anos do Free Fire: como ganhar personagem e códigos
- Uber: como acessar histórico de corridas e ver quanto você gastou no app?
- Como criar e usar marcadores no Gmail
- RTX 2060 ainda vale? Veja prós e contras da placa de vídeo da Nvidia
- iPhone 6S, Galaxy S6, Lumia 950: quais são os pontos fortes de cada top?
- Como descobrir o endereço MAC de um computador com Windows 8
- Testamos o LG K7 e K10, celulares que prometem fazer sucesso em 2016
- Cloudflare lança DNS 1.1.1.1 e promete mais velocidade e privacidade
- Confira roteadores baratinhos da TP-Link para quem quer economizar
- Como puxar assunto no Tinder: apps ajudam com ideias e frases prontas
- Bitcoin se divide em dois; entenda o que aconteceu e como vai funcionar
- Apple HomePod ou Google Home: veja qual assistente pessoal é pra você
- Como usar o Google Tradutor no Facebook Messenger