A Google Brasil anunciou nesta quinta-feira (7) que o cabo submarino Monet, que liga o país à Flórida, nos Estados Unidos, já está em operação. A conexão oferece capacidade de transferência de 64 terabytes de dados por segundo. Implementado por uma parceria de gigantes das telecomunicações, o cabo tem seis pares de fibra óptica e cobre uma distância de 10.556 quilômetros, conectando diretamente a cidades de Boca Raton, nos EUA, a Fortaleza (CE) e Praia Grande (SP).
A confirmação do início das operações da nova linha foi informada por Fábio Coelho, presidente da empresa no país, durante o evento Google for Brasil em São Paulo.
As conexões por fibra óptica visam fortalecer a infraestrutura de rede no país. A novidade deve refletir na qualidade dos serviços de Internet, além de aumentar a velocidade de conexão para o mercado brasileiro.
Além do Monet, o Brasil deverá ter sua base reforçada por outros cabos a serem instalados, conectando os próprios territórios do país e até a regiões vizinhas. O Júnior, por exemplo, faz parte de um investimento exclusivo da Google e, com 390 quilômetros de extensão, ligará Praia Grande, na extremidade do cabo principal, ao Rio de Janeiro.
Composto por oito pares de fibra óptica, o cabo será operado unicamente pela empresa. Sua implementação visa desafogar o tráfego de dados entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, os dois mais populosos do país.
Além do diferencial de pertencer exclusivamente à Google, o Júnior se destaca por conta do uso de tecnologia nacional. Em intervalos regulares ao longo do cabo, há um conjunto de repetidores de sinal responsáveis por garantir a intensidade das informações propagadas pela estrutura. Esses componentes foram desenvolvidos pela PadTec, companhia brasileira localizada em Campinas (SP).
Por fim, o Tannat também deve começar a operar até o fim do ano, desdobrando-se por 2.000 quilômetros. O cabo vai ligar Praia Grande à cidade de Maldonado, no Uruguai. Com capacidade para transmitir 90 terabytes por segundo, essa estrutura será a “perna” f
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Diferente do Snapchat, WhatsApp Status dispensa anúncios entre snaps
- Android: como ver e definir tempo de uso de apps com o Bem-estar digital
- Far Cry 4: vídeo coloca vários mitos do jogo à prova
- Deezer: receba notificação com nome da música que está tocando
- Confira sete extensões para melhorar o uso da Netflix
- Galaxy S21 e S21 Plus devem perder suporte a cartão microSD
- Como publicar uma foto no Twitter usando seu celular?
- Aprenda como atualizar o sistema operacional na Android TV
- CS:GO: conheça 8 práticas que podem banir jogadores
- FIFA 19: veja os melhores jogadores brasileiros no Xbox da temporada
- Apple confirma: iOS e MacOS são afetados por falha no processador; evite
- Facebook testa novo feed, janela flutuante e monetização de vídeos
- Como remover e desativar links no Excel
- Apple Watch tem problemas de funcionamento com tatuagens, dizem usuários
- Street Fighter 5 confirma Rainbow Mika como nova personagem do jogo
- LG G6 é lançado na MWC 2017 com 'tela grande que cabe na mão'
- Como usar o recurso 'Estou a fim de' para paquerar no Happn
- Evernote: como criar lembretes e receber alertas no celular
- Como fazer download e instalar DLC em Rise of the Tomb Raider no Xbox
- CS:GO: substituto de fer na MIBR, swag recebeu ban eterno da Valve